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  1. Bom dia a todos os amigos do fórum Under Linux......


    Bom aqui estou passando pelo seguinte problema, os clientes que estão na rede 2.4, estão conectando e desconectando da rede a todo instante,(coisa de 3 a 5 minutos);

    Começou o problema na sexta feria, dia 1 de maio;

    O cenário era o seguinte, uma RB 433 Ah com dois cartões xr2;

    Troquei de canal, mudei configurações seguindo, tutoriais que os amigos deixaram aqui mesmo no fórum, e nada o problema persisti;

    No desespero, tirei um dos cartões, e coloquei um Bullet no lugar de um dos cartões xr2... a principio estava normal, mais depois de alguns minutos o problema no bullet também apareceu.....

    O estranho é que funcionou tudo normal com os cartões xr2 até mês passado, desde de 2012 eles estavam em produção na rede, quando montei o provedor, o único trabalho era mudar de canal para tentar fugir um pouco da interferência.

    O que os amigos acham que pode está acontecendo?
    Segue a baixo as imagens do nível de sinal dos clientes, lembrando que tem uma media de 20 clientes por cartão!Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb 433 ah xr2.png
Visualizações:	118
Tamanho: 	171,8 KB
ID:      	58854Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         bullet.png
Visualizações:	95
Tamanho: 	124,7 KB
ID:      	58855...

    Desde já grato a todos...

    Até aqui o senhor me ajudou.....

    Fiquem todos com Deus....

  2. No Bullet apareceu cliente com sinal -23dBm, é isso mesmo?

    Credo, esses 2 clientes estão GRITANDO no ouvido do Bullet (Que já é bem incompetente pra ser AP, é hardware pra cliente).

    Tem que nivelar melhor esses sinais, no printo do Bullet aparecem 2 cliente GRITANDO em -23dBm e 1 sussurando em -69dBm, isso é uma diferença de 46dBm!!

    Reduz a potencia desses clientes que estão gritando, se usar 802.11b (Parece que usa) coloque todos os clientes com potencia baixa o suficiente (Ou antena de ganho pequeno o suficiente) pra que cheguem na torre com sinal abaixo de -60dBm (Algo entre -60 e -65dBm tá ótimo).

    Ter 1 cliente gritando e 1 sussurrando não é problema, mas quando enche isso e passa a ter 6 gritando e 6 sussurando aí a qualidade da rede cai demais. Cair a cada X minutos talvez não tenha relação com isso (Pode ser um hardware de cliente criando problemas), o normal quando tem toda essa diferença de sinal é ter CCQ bem baixo (Ou ping péssimo dá um ping -l 1400 rumo ao autenticador, a partir de um cliente (Não ping rumo a internet), verá algo tipo 4-10ms no ping normal (Digamos ping -t 192.168.1.1) mas 20-100ms no ping com 1400 bytes (Digamos ping -t 192.168.1.1 -l 1400). Ping de 100ms é sinal de rede péssima, e essa qualidade baixa não tem a ver com o equipamento usado, mas sim com configuração (Potencia adequada pra distancia, sem sinal muito alto nem muito baixo).



  3. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    No Bullet apareceu cliente com sinal -23dBm, é isso mesmo?

    Credo, esses 2 clientes estão GRITANDO no ouvido do Bullet (Que já é bem incompetente pra ser AP, é hardware pra cliente).

    Tem que nivelar melhor esses sinais, no printo do Bullet aparecem 2 cliente GRITANDO em -23dBm e 1 sussurando em -69dBm, isso é uma diferença de 46dBm!!

    Reduz a potencia desses clientes que estão gritando, se usar 802.11b (Parece que usa) coloque todos os clientes com potencia baixa o suficiente (Ou antena de ganho pequeno o suficiente) pra que cheguem na torre com sinal abaixo de -60dBm (Algo entre -60 e -65dBm tá ótimo).

    Ter 1 cliente gritando e 1 sussurrando não é problema, mas quando enche isso e passa a ter 6 gritando e 6 sussurando aí a qualidade da rede cai demais. Cair a cada X minutos talvez não tenha relação com isso (Pode ser um hardware de cliente criando problemas), o normal quando tem toda essa diferença de sinal é ter CCQ bem baixo (Ou ping péssimo dá um ping -l 1400 rumo ao autenticador, a partir de um cliente (Não ping rumo a internet), verá algo tipo 4-10ms no ping normal (Digamos ping -t 192.168.1.1) mas 20-100ms no ping com 1400 bytes (Digamos ping -t 192.168.1.1 -l 1400). Ping de 100ms é sinal de rede péssima, e essa qualidade baixa não tem a ver com o equipamento usado, mas sim com configuração (Potencia adequada pra distancia, sem sinal muito alto nem muito baixo).
    Bom dia rubem, quando eu abri o tópico aqui no fórum, a primeira pessoa que eu achei que iria me ajudar, seria você rsrsrs, o problema é que eu não sei marcar a pessoa no tópico ainda rsrsrsrs......

    Obrigado pela resposta, sou admirador do teu conhecimento.... Pra tudo que é lado tu sabe ajudar ao próximo , e tenho aprendido muito contigo.......

    Bom voltando a pergunta, então ao seu ver no paniel que está a RB com xr2 estaria normal ?

    Se o Bullet não é uma boa opção para se trabalhar em modo AP, qual seria um bom equipamento.....

    Estou migrando os clientes para 5.8, mais alguns ainda não tem condições de comprar a antena!

    DESDE JÁ GRATO A TODOS, QUE AJUDARAM.....

    FIQUEM TODOS COM DEUS....

  4. Só uma detalhe a mais: quando estava com os dois cartões, caia nos dois e ao mesmo tempo?



  5. Sobre o problema do Bullet, ele é um hardware básico de 2006, o sucessor dele é o Bullet M2, já é de 2010.

    Hoje o básico é NS LOCO M2, mas a uns 8 anos o que a UBNT produzia de mais barato/básico era os Bullet. A linha Bullet M2 melhorou muito porque agora o basicão é a linha LOCO.

    Pra saber se o XR2 está ruim teria que testar mais, mas XR2 com defeito é coisa rara hein, acho que pra cada XR2 no defeito no mundo deve ter 2000 NS Loco M2 ou 2000 TL-WA5210g com defeito, acho mais provável que algum cliente esteja criando o problema (CPE ou roteador com problema), teria que ver trafego, ver se algum cliente varia de sinal e cia.

    Também tem o seguinte: Com XR2 tinha cliente a no máximo -39dBm (Que é alto pra modo B), mas com o Bullet estão a -23dBm, isso não é diferença de sensibilidade, isso é porque mudou de cliente, modou de antena, mudou de cabo, ou mudou o mal-contato em cabo. São 16dBm de diferença entre um AP e outro, isso é muita coisa, acho que só problema em cabo, antena ou pigtail explica.
    (A sensibilidade do radio é uma coisa, mas exibir sinais com 16dBm de diferença é outra, diferença de 2 ou 3dbm é o maximo que devia ter trocando de radio)


    Alias, a RB onde estão os XR2 não está com capacitor estufado? A fonte que alimenta ela (E o Bullet hoje( não tem capacitor estufado? Depois de uns anos de calor é normal estufar capacitor, devia criar instabilidade mesmo, mas pelo que tenho visto cria é travamento na RB (Capacitor estufado, ou fonte com capacitor estufado) e não queda de cliente. Pra mim que queda de cliente é mais comum ser culpa de variação no sinal criada por cabo/pigtail ruim, e... com essa variação de sinal de -23 pra -39dBm eu só teria mais motivos pra desconfiar disso.






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