+ Responder ao Tópico



  1. Olá, sou novo no ramo e gostaria de sugestões de quem realmente entende do assunto pois eu nao entendo nada.

    Peço encarecidamente para que me no que eu preciso estudar e entender pra fazer funcionar o projeto que tenho em mente
    quais hardwares necessários?
    algum SO em específico pra gerenciar a rede?

    minha preocupação maior é em relação as antenas, não sei qual deve atender minhas necessidades, se alguém puder me indicar alguma apostila para eu estudar e aprender ficaria muito grato.


    O que pretendo fazer é disponibilizar WIFI (Hotspot com acesso somente ao sistema da empresa)
    mas futuramente precisarei repetir esse sinal pra mais longe.

    tenho visto outros posts e acabei me inspirando a tirar esse projeto do papel, vi como os membros ajudam bastante os novatos por isto desde já agradeço o espaço aqui no fórum.




  2. Quer que envie por email? Aí não precisa fórum, a função de fórum é ter dados disponíveis pra qualquer um, não só pro autor do tópico.

    Conteúdo introdutório tem muito na web, a maioria defasado:
    https://www.google.com.br/search?q=apostila+provedor

    Você pode montar um provedor usando um roteador tipo Bullet M2 e uma antena Omni 12dBi, pode usar um equipto integrado tipo Mikrotik Omnitik, pode usar vários paineis setoriais (3 ou 4, um pra cada lado), depende da qualidade de rede que você quer, e de quebra depende do quanto quer investir.

    Opção ridícula usada no passado: Uma placa de roteador dentro de uma caixa que aguente sol/chuva tipo http://produto.mercadolivre.com.br/M...onte-e-poe-_JM, ligada numa antena porcaria/básica tipo http://produto.mercadolivre.com.br/M...ss-mm-2412-_JM , isso dá uma rede porcaria, mas pra dividir internet com vizinhos serve. Devido a antena enorme isso gera muita poluição na vizinhança por isso precisamos classificar isso como uma opção ridícula, seria como colocar um sistema de som de 5000W em cima de casa (Uns retardados põe no carro, só incomoda a vizinhança, mais nada, gera um som lixo, mas baladeiro é burro demais pra perceber).

    Ao invez dessa PCBA poderia usar isso ligado na antena omni:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-sem-fonte-_JM

    Mas olha o preço, não tem condições de algo nesse preço ter desempenho profissional.

    Pra conectar nisso se colocava antena de grade fora de casa, puxando o fio pra dentro, onde se plugaria num roteador de mesa. Ou se coloca uma CPE sobre a casa do cliente, uma CPE tipo essa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-nano-loco-_JM

    Assim como a PCBA, ou o Bullet, essa CPE é alimentada pelo cabo ethernet, você passa o cabo de dentro de casa até a CPE, liga numa fonte POE específica pra esse uso, e terá conexão num cabo ethernet. Se vai plugar esse cabo num Pc, ou num roteador wifi tanto faz.

    Mas isso é equipto do passado, a faixa dos 2,4GHz já está bem poluída em cidades maiores, a maioria dos novos provedores está usando apenas a faixa dos 5GHz, é outra frequencia então precisa outros radios e outras antenas.

    Uma opção moderna bem barata, que conjuga radio e antena:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ete-barato-_JM
    Isso aí atende um provedor de 30 clientes, usando nos clientes a até quase 2Km uma CPE dessa em cima de casa:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...imo-13-dbi-_JM

    (Quando falo em cima de casa entenda não qualquer casa, mas somente as com visada até a torre. Wifi passa parede de arvore mas só em distancia pequena, tipo 50m, acima disso a CPE tem que "enchergar" a torre, e não só enchergar a pontinha, tem que ter um tunel imaginário de 2 a 4m de diametro sem nenhum obstaculo, nem fio de eletricidade, nem arvore, é a chamada Zona de Fresnel: http://www.novanetwork.com.br/suport...os/fresnel.php Se não respeitar ela você terá uma rede péssima, seja lá qual equipto use)

    Se quer atender mais clientes precisará mais rádios. Não tem como colocar varios radios na mesma antena então a praxe é usar antenas que não tem 360° de emissão, mas sim setoriais, que emitem numa largura tipo 90° ou 120°, de modo que pra ter emissão pra todo lado precisaria 3 de 120°, ou 4 de 90°.
    Cada radio suporta 30-50 clientes, então com 4 radios (Em 4 antenas de 90°) o suporte total do provedor é de 120-200 clientes conectados (Que podem ser 300-500 clientes pagantes, nem todos que pagam se conectam o tempo todo).
    Tem radios mais parudos, que suportariam 60 clientes conectados.

    Exemplo de setorial de 90°:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-90-58-ghz-_JM
    Você ligaria ela em um radio desse:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ota-fiscal-_JM

    Pra atender cliente pra todo lado seriam 4 "pares" desse. Usando no cliente CPE dessa você poderia atender cliente a até 10Km:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...rmax-25dbi-_JM

    Mas isso é a parte de WIFI. Pra gerenciar os clientes (Limitar banda, cortar internet, etc) se usa fora da torre um roteador ethernet (Sem wifi), tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...rantia-nfe-_JM )Até uns 20-30 clientes)
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...5casefonte-_JM (De 60-200 clientes pagantes)
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...nivel-4-l4-_JM (Também 60-150 clientes)
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...ta-entrega-_JM (Até uns 1500 clientes)

    Gerenciar conexões via ethernet é uma coisa, fazer conexão wifi é outra. Tem como usar o roteador pra limitar banda e etc mas o desempenho disso é ruim, não é uma solução escalável (Pra dividir internet com vizinho serve, pra provedor não)

    Essas setoriais também existem pra frequencia de 2,4GHz, mas comprar isso NOVO em pleno 2015 é algo a pensar bem, só no interior (Cidade com 100 mil hab. não é interior) essa faixa está limpa o suficiente.

    Existe uma variedade de equipamentos pra varios usos. O básico é omni ou setorial na torre, CPE nos clientes, e antenas direcionais pra interligar torres (Você não monta 1 torre de 90m com 20 equipamentos, pulveriza isso em 3 torres de 30m com 6 equiptos em cada que terá alcance maior).
    Te aconselho gastar um tempo nas lojas que vendem produtos pra provedores, vendo os tipos de equiptos, lojas tipo:
    http://www.wdcnet.com.br/telecom/tec...duto/wireless/
    http://www.computechloja.com.br/
    http://loja.conectwi.com.br/
    https://www.teledatanet.com.br/

    E cuida com tecnologias VELHAS. Comprar novo em pleno 2015 um equipto que usa tecnologia de 2003 é perder dinheiro, ninguém compra um Pentium 4 novo hoje então veja que as tecnologias recentes são 802.11n e 802.11ac, os equipamentos que não suportam um deles hoje deve ser classificado como velharia, fique longe deles (Exceto se custar mixaria, mas geralmente só usados são baratos).

    Seu caminho de PRIMEIRO fazer uma rede empresarial ou domestica e só DEPOIS tentar provedor acho que está correto, infelizmente o espectro de RF no braisl está poluído porque está cheio de orkuteiro sem conhecimento nenhum de rede ou wireless que compra kit ridículos no ML e acha que tem empresa (Falo de lixos tipo http://produto.mercadolivre.com.br/M...ete-gratis-_JM , antena de ganho mentiroso, pcba antiquada demais, tudo errado nesses kits, quase tudo que tem "kit" no nome do ML é um lixo ridículo que não vende separado porque é horrível).

    (Assim como o padeiro tem que saber direitinho como se faz pão ANTES de abrir padaria, provedor só pode começar a trabalhar na area depois de estudar muito e conhecer sofre redes (tcp/ip) e RF (Ganhos e angulos de antena, frequencia, zona de fresnel, níveis de sinais adequados, etc), essa parte de RF é comum a tudo que usa ondas de rádio (Parabolicas, tv via satelite, radio fm, etc) e não apenas a wifi, não é um assunto complexo pra quem lê)

  3. Como o @rubem falou você tem que ter um conhecimento você pode até contratar uma consultoria mais mesmo assim você tem que ter algum conhecimento
    você tem que estudar sobre redes etc, e principalmente qual vai ser sua área inicial de atendimento fazer uma pesquisa a onde você vai ter mais mercado pontos para colocar suas torres visando o melhor atendimento , e bom dar uma olhada também sobres as legalidades, pra evitar problemas com a Anatel



    Abraços






Tópicos Similares

  1. Projeto de Montagem de Provedor de Internet Via Radio
    Por Enaldo Leite no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 27-10-2015, 14:58
  2. Respostas: 19
    Último Post: 08-03-2013, 13:19
  3. To iniciando um provedor agora
    Por jrfreitasnet2002 no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 25-04-2012, 10:21
  4. To iniciando um provedor agora internet 500 clientes
    Por jrfreitasnet2002 no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 25-04-2012, 06:35
  5. iniciando um provedor
    Por leocanes no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 15
    Último Post: 07-05-2011, 12:15

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L