
Postado originalmente por
rubem
Dá uma olhada aqui nos datarates de cada MCS:
http://mcsindex.com/
MCS12 com canal de 20MHz e GI (guard interval, intervalo de guard) longo é o default, e ele é nominado como 78M, por isso "MCS12-78".
Em 40MHz com GI curto seria 180M, mas você está usando GI longo, por isso aparece RX/TX de 162M.
Eu não ví mais que uns 150Mbps nesses equiptos em testes, e não foi em MCS15 com GI curto e 40MHz, já dá pra conseguir esse trafego em MCS13 mesmo. Não adianta subir datarate ou aumentar largura de canal porque existe um limite de processamento de dados nos chipsets (Se não existisse você poderia usar um AR7240 pra PTP, mas o limite dele mal chega a 100Mbps. Os chipsets evoluem pra melhorar a capacidade prática).
Em 1Km com MCS12 devia ter CCQ lacrado em 100%, então suspeito que ou não tem a zona de fresnel tão perfeita, ou tem reflexo atrapalhando esse CCQ (Reflexo no chão,
efeito multipath ). Quando está tudo perfeito, e tem margem de sinal suficiente (Uns 20dBm acima da sensibilidade) dá CCQ de 100% o tempo todo.
Mas a medida definitiva é ver throughput, se o throughput não for pelo menos metade do datarate (80Mbps half-duplex, no caso de datarate de 162M) testa baixar o datarate, se o CCQ estiver em 100% é isso que terá, pelo menos metade do datarate nominal na forma de throughput. As vezes com CCQ de 95% em MCS12 a 78M você tem throughput de PC a PC de digamos 20Mbps, mas baixando pra MCS11 (52M de datarate nominal) a capacidade de trafego sobe pra 25Mbps! Situações onde o CCQ não é confiável, hora que tem tráfego ele cai (Culpa do efeito multipath, hora que não tem trafego não tem muita coisa pro radio analisar, mas hora que gerar trafego também vai gerar mais reflexos, aí o radio se embanana na analise dos dados e a capacidade real de tráfego cai).