Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom dia

Tenho pouca experiência com equipamentos Wireless. E o pouco conhecimento que tenho foi adquirido com alguns treinamentos vindos da Computech e material didático da web. Então, desculpem por ser noob.
    Tenho a seguinte situação:
    Um AP Ubiquiti setorial 19dbi 120 graus + Rocket M5 com cerca de 70 clientes, todos AirGrid M5 HP. Dados os ajustes para obter o melhor canal dentro da licença brasileira com largura de 20Mhz (muita interferencia e ruído) e MCS auto.
    Dúvida em relação ao uso do MCS. Hoje, ela está configurada tanto no AP como nas STs MCS no modo automático. Embora, passado longo tempo de instalações, ocorrências de revisões de sinais vêem ocorrendo, mesmo já tomados devidos cuidados nas instalações como; distância em relação a base/comprimento, nível, visada, etc... Estando o MCS em modo auto, as STs com dificuldade de sinal fazem o AP reduzir o MCS as mais baixas velocidades como MCS 0 a 3, ocorrendo lentidão nas demais STs. Deixar o MCS auto, tanto no AP como nos STs, é realmente a melhor forma? Além do controle de qualidade que a empresa realiza, haveria alguma forma de conter o cliente ST ruim antes mesmo dele prejudicar o cliente com sinal bom?

Desde já, agradeço apoio.

2. TODOS os fabricantes aconselham NÃO mexer na configuração , de automatico para manual. Porem naquelas situaçoes de baixo nivel de sinal (ou pobre S/N)compensa fixar o MCS para a faixa mais baixa e permitir ao radio operar com maior potencia de saida para superar a margem de ruido.

A grande dificuldade de deixar fixo o MCS é que as condiçoes de contorno (clima, interferenças, etc) variam demais em ambientes externos, e que a melhor condição que voce pode conseguir configurando manualmente, pode mudar de repente e o radio nao vai conseguir acompanhar os ajustes, e dai , a performance promedio fica comprometida. De fato isso acontece demais.

Um conceito que é bom saber é: Todo sistema de comunicação tem compromiso entre a velocidade e a potencia transmitida. Quando maior a potencia de saida , menor velocidade. Dessa condição é facil concluir que quando voce tem baixa relação S/N o melhor a fazer é aumentar a potencia transmitida e para isso deve diminuir o datarate a MCS 0 - 2 em single stream (airgrid) ou MCS 8 - 10 para double stream (LOCOM5, SXT, etc).

Tambem existe uma vantagem para os MCS 0a 2 e MCS 8 a 10 , é radica em que eles operam em modulação BPSK e QPSK que são proprias para ambientes "ruidosos".

3. Bom dia!
    Emilidani, muito obrigado pela resposta. Nossa rede sofre muita interferência, geralmente instalações com Noise Floor -88. Já efetue Airview varias vezes até encontrar as melhores frequência de trabalho. É muito difícil o respeito entre provedores, uma das causas é a falta de informação, e conhecimento. Pelo Airview, vejo provedores fora da faixa de licenciada. Até entendo o porquê.
    Enfim, minha preocupação ao setar manualmente o ST, é fato de que a nossa situação atual está em AUTO, o AP negocia até achar o MCS atraente, justamente por isso que ele chega no MCS 0 a 3 e ocasionar as reclamações de lentidão. Mas se eu setar MCS 0, teoriacamente estarei informando que o painel deve negociar com ele no 0, estaria prejudicando os outros STs (AUTO) que negociam em 4 - 7 ? Ou, teria que setar manualmente todos em MCS alto, como 5, 6 ou até mesmo 7?

4. Eu vou pelo caminho contrário, se setup fosse feito pra ficar no default ele não seria alteravel, se ele não existisse o fabricante ia economizar hardware por não precisar um servidor nginx como http server pra alterar dados. Pode se alterar tudo via SSH/Telnet, SE alterações do tipo fossem coisa de usuário avançado não existiria um setup simplório/bobo/resumido via http, se alterações tipo datarate fossem coisa pra usuário avançado isso não estaria presente no setup http mas apenas via telnet. Só que é o contrário, hoje via telnet não se altera mais nada, é tudo via http, pra que qualquer um consiga alterar o setup.

Então só recomendo deixar no default se for dona-de-casa.

O problema do modo automático é a incompetencia do software em selecionar o melhor datarate, o padrão de comportamento é usar o maios datarate possível, e a decisão por "baixar" um datarate depende de 3 perdas consecutívas de pacotes, se passar o dia todo perdendo 2 e dando certo no terceiro o software é burro o suficiente pra ficar insistindo no datarate problemático. Isso só funciona em ambientes muito limpos, que acho que só existem em laboratório ou no interior.
    (E mesmo aqui no interior tem rádio burro o suficiente pra usar MCS7 quando tem sinal ridículo tipo -70dBm, tem 30% de CCQ mas o burro do software insiste em MCS7, aí você vai e fixa em MCS4 e o CCQ vai pra 100%, o ping perde o jitter, e passa até mais banda)

Se tem ruído em -88dBm, seu problema pode ser SNR baixo. O SNR mínimo pra uma taxa de bit error rate tipo 99,999% é algo tipo 6dBm de SNR pra uma taxa de ocupação tipo 3,25 bits por Hertz (65Mbps em 20MHz), mas... isso é conta que não leva em conta reflexos e ruídos, a conta boba ora é 10 log10 vezes sinal divido por ruído, ora é 20 log10 vezes sinal dividido por ruído, nunca ví consenso nesse cálculo.
    Então na prática tem muita tabela de SNR mínimo a seguir, ó um exemplo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SNR-table.jpg
Visualizações:	1346
Tamanho: 	40,2 KB
ID:      	59402

Dá uma googlada por minimum snr values for wifi ou algo assim.

Então se quiser respeitar isso em digamos MCS3, se o ruído é -88 vai precisa sinal maior que -66dBm (-88 + 22 = -66). Por acabo acho que MCS3 fica bom com sinais entre -55 e -65dBm mesmo, perfeito.

Por outro lado também poderia levar em conta uma margem entre sinal presente e a sensibilidade do datarate. Uma margem de 20dBm é bem suficiente. Por exemplo, usando MCS3 em equipamento Mikrotik ou Ubiquiti, em 5GHz eles tem sensibilidade em MCS3 na casa dos -84dBm. Uma margem de 20dB diz então que sinal adequado pra ter 100% de CCQ nesse datarate é -64dBm ou maior (-63, -62, -61, etc).

Cada datarate tem sensibilidade diferente, cada datarate exige um SNR diferente, cada datarate tem uma taxa de ocupação (bits por herz) diferente, então é natural que cada datarate precisa um nível de sinal diferente, datarate mais alto precisa sinal mais alto, além do SNR maior.

Tendo painel setorial Airmax 191dBi, e clientes com Airgrid, acho mais fácil ter sinal ALTO demais do que baixo demais (Afinal com 27dBm EIRP dá pra atender com folga clientes a 3Km usando Airgrid). Como está o nível do sinal dos clientes?

Se quer usar MCS4 na torre (Recomendo ele, 16QAM faz milagres) vai precisar chegar nos clientes com sinal acima de -66dBm (Já que a sensibilidade dos Airgrid em MCS4 é -86dBm, aplicando 20dBm de margem dá -66, que por acaso dá 22dBm de SNR conforme a tabela genérica que enviei (Que não é minha).

Já nos clientes não precisa fixar em MCS4, não há lucro nisso, o upload vendido deve ser coisa pouca tipo 1Mbps, então os clientes poderia fixar em MCS1, nesse datarate baixo o throughput passa da casa dos 6Mbps, e o SNR necessaria seria 17dBm, se o ruído está em -88, uma margem de 17dB sobre isso diz que o sinal cliente > torre poderia ser até -71dBm. Se for olhar pelo lado da margem de sinal, em MCS1 a sensibilidade nos Rocket está na casa dos -94dBm, uma margem de 20dB indica que o sinal mínimo seria -74dBm, ter -71dBm é ainda melhor.

Poderia arredondar:
    Torre em MCS4 > cliente = Sinal entre -55 e -65dBm
    Cliente em MCS1 > Torre = Sinal entre -60 e -70dBm

Que dá pra ter 100% de CCQ assim, isso dá.

(E lembra que o firmware segue regulamentação, se usar canal ilegal tipo 5180 a 5320MHz o firmware vai limitar potencia, e se deixar o "Auto adjust to EIRP limit" o ajuste de potencia não faz efeito, você pode fazer o cliente chegar na torre com qualquer sinal e ack-timeout se precisar, se nivelar todos os clientes ajustando potencia e ack conforme a distancia terá um Rocket gastando sempre o mesmo tempo com todos os clientes, sem um ter ping bom e outro ruim)

Se quer usar datarate maior provavelmente vai precisar sinal maior, se no modo automático o datarate está ficando em MCS3 imagino que seus sinais estejam na casa dos -70dBm, que com basestation 19dBi acho que significa clientes a 5 ou 8Km (Ou algum problema na configurações, tipo usar canal indevido de 5180 a 5320MHz ou algo do tipo), alias... os cliente tem zona de fresnel limpa? No mundo leigo as vezes corre o boato bobo que 5GHz não tem zona de fresnel, e tem muito anteneiro burro colocando CPE 1 palmo acima do telhado, com 10% da zona de fresnel limpa, aí o sinal cai e o CCQ fica lá em baixo, com esse tipo de instalação não tem configuração manual que faça milagre.
    (É justamente o contrário, o uso de datarates automaticos exige instalações muito melhores, com 200% da zona de fresnel limpa. Onde não dá pra seguir isso o jeito é configuração manual, o setup está lá pra ser alterado)

5. boa tarde rubem, tenho um problema de ccq na minha rede também utilizo rocket m5 com omini direcional peguei o canal mais limpo e com isso ainda to com sinal de 56dbm em uma nanobridge mais meu ccq esta com 76% nao tem fresnel obstruido nada essa é minha antena a dos ouros clientes estão do mesmo jeito, o estranho é que a noite todos ccqs sobem tudo acima de 93% e durante o dia cai já fiz as mudanças de mcs que disse entre outras configurações e mesmo assim o ccq nao sobe com isso acho que é interferência voce concorda?

Tópicos Similares

1. Respostas: 11
    Último Post: 03-01-2011, 06:26
  2. Shell Script !!! Executar comando automático...
    Por Danielvb no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 11
    Último Post: 29-11-2002, 15:48
  3. Logon automático
    Por RodrigoRey no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 11-11-2002, 10:43
  4. Mrtg Rodar Automático
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 17-10-2002, 00:10
  5. proxy automatico