+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual antena usar na rb2011

    ola pessoal sou novo aqui. tenho duas rbs2011 sobrando e gostaria de saber qual seria a melhor setorial para eu usar nelas com aproximadamente 25, 30 clientes. estou perguntando isso pois tenho em um 4 rb433 com r52. funcionando muito bem

  2. #2

    Padrão Re: Qual antena usar na rb2011

    Setoriais tem mesmo desempenho independente do AP ser uma RB2011, uma RB433 com cartões, ou um ridículo AP de mesa tipo Intelbras.

    L-com, Aquario, Oiwtech, em polarização simples qualquer coisa em 2,4GHz serve, o problema hoje não é qualidade de setorial.

    Mas já tem que radio com 2 chains, bom seria setorial de dupla-polarização, uma setorial Ubiquiti Airmax 2G-15-120 acho que é o que há de melhor (Mas gastar tanto em 2,4GHz acho bobeira, ia precisar CPE 2,4GHz de dupla-polarização, não compensa comprar nada novo pra isso hoje).

    O chipset da RB2011 não é tão fantástico, é o AR9344 da SXT Lite5 e Lite2 (Lite de simples, básico), não sei se compensa gastar tanto em setorial tipo Airmax (Que seja uma AMO 2G-10), em 2,4GHz é impossível ter 100% da zona de frensel limpa então é impossível ter instalações perfeitas, não se consegue a mesma qualidade que em 5,8GHz (Que tem metade da zona de fresnel, só 3m nalgumas distancias, bem simples ter instalações perfeitas e CCQ de 100% em 5,8GHz).

    R52 ainda é do tempo de 802.11B e G. RB2011 suporta N, seria bobeira ter equipto moderno mas usar B ou G, se esses 25-30 clientes tem CPE B/G não vejo nenhuma vantagem em trocar por RB2011 pra eles, vai é desperdiçar hardware (Só teria lucro se usasse em 802.11n, com CPE's com suporte a N, somente N, sem auto B/G/N).

    R52 é o que há de mais básico da MK, mais lerdo, tem meios-termos pra otimização tipo R52NM, ou o mais poderoso R52HN, permitiriam uma migração sem tanto custo pra 802.11N. Meio que desperdício colocar RB2011 no alto de torre do lado de antena, você paga mais caro por portas ethernet, se usar só 1 vai desperdiçar muito dinheiro (Isso tem o mesmo poder de processamento que RB911-2hn, digamos, que custa muuuuuito mais barato).

  3. #3

    Padrão Re: Qual antena usar na rb2011

    olá eu n quero troca as rbs mais sim colocar mais dois pontos de acesso numa pequena faixa de 1 km quadrado por isso gostaria de saber uma antena q suporta-se estes clientes.

    As r52 que falei acima sao r52hn troquei todas recentemente quero colocar mais estes dois pontos para desafogar a rede pois os outros 4 pontos ja n estao dando conta, ai gostaria de umas antenas 5,8 para começar fazer alguns teste.

  4. #4

    Padrão Re: Qual antena usar na rb2011

    haa outra coisa que gostaria de saber do senhor estou pensando em fazer um investimento em antenas clientes pois a que eu uso aqui sao muito velhas (uso as teladas da aquario e ja esta dando muita interferencia nos canais) qual vc me indica eu pensei na wog212 mais o custo dela esta muito alto.

  5. #5

    Padrão Re: Qual antena usar na rb2011

    RB2011 não é pra utilizar com painel setorial.É pra fazer um gerenciamento,balance etc...
    Vá de RB 433AH e cartão R52HN,equipamento mais em conta que o WOG hj seria CPE da 2415 da OIW - http://powernetwork.com.br/produtos.php?i=404

  6. #6

    Padrão Re: Qual antena usar na rb2011

    Citação Postado originalmente por Kleber Teodoro Ver Post
    RB2011 não é pra utilizar com painel setorial.É pra fazer um gerenciamento,balance etc...
    Vá de RB 433AH e cartão R52HN,equipamento mais em conta que o WOG hj seria CPE da 2415 da OIW - http://powernetwork.com.br/produtos.php?i=404
    Esta CPE da OIW tinha tudo para dar certo... pois tem um projeto bem interessante de antena Yagi. O problema é que quando queima a pcba dela, já era. Não cabe outra.
    Tinhamos várias e depois de algum tempo começaram a dar pau na pcba. Cheguei a contatar a OIW para adquirir novas pcba, mas me pediram tanta coisa, Notas fiscais com descrição detalhada ,inclusive o mac das pcba queimadas, que acabamos desistindo. Tinha que olhar nota por nota para ver em qual nota a cpe estava. Mas a verdade é que nenhum fornecedor discriminou na nota o mac da pcba.

  7. #7

    Padrão Re: Qual antena usar na rb2011

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Esta CPE da OIW tinha tudo para dar certo... pois tem um projeto bem interessante de antena Yagi. O problema é que quando queima a pcba dela, já era. Não cabe outra.
    Tinhamos várias e depois de algum tempo começaram a dar pau na pcba. Cheguei a contatar a OIW para adquirir novas pcba, mas me pediram tanta coisa, Notas fiscais com descrição detalhada ,inclusive o mac das pcba queimadas, que acabamos desistindo. Tinha que olhar nota por nota para ver em qual nota a cpe estava. Mas a verdade é que nenhum fornecedor discriminou na nota o mac da pcba.
    Esse realmente é um problema,nem as placas PCBA do antigo LT100 da Linkteck esta fácil de encontrar.Agora solicitar mac de placa pra RMA é complicado.Axo que nem a OIW descrimina ele na NF.

  8. #8

    Padrão Re: Qual antena usar na rb2011

    Eu tenho colocado RB411-r na CPE 2415 antiga com o maldito RTL8186, CCQ de 100% mesmo quase sem visada, as antenas yagi são a 8ª maravilha do mundo pra mim.

    Os leds não ficam na posição, mas... nunca olhei pra eles mesmo. Aquele conector de rede no encaixe traseiro facilita a colocação de qualquer placa dentro, eu gosto delas por isso, externamente parece tudo original, mas dentro cabe coisa fantástica tipo MK.

    (Mas a antigao B/G com rtl8186 dava muito pau, a nova b/g/n com rtl8196 não tive queimada, imagino que só trocaram a placa com relação a b/g)

    Na CPE Oiw 5817 coloquei PCBA da Eternatec 5,8GHz, vai muito bem.

    (1 parafuso cabe no lugar, o resto é colocar espaçador e prender com enforca-gato, um pingo de silicone comum e o troço nunca mais sai do lugar)






    (Ah, na CPE 2415 coloquei também placa dos TP-Link TL-WA701nd antigo, quadradinho, os parafusos encaixam, também fica sem led)

  9. #9

    Padrão Re: Qual antena usar na rb2011

    Boa esta indicação de RB 411. Não tinha experimentado...A 711 deve dar também pois é do mesmo tamanho.

    As pcba comuns que se encontra no mercado não tem espaço físico.