+ Responder ao Tópico

1. Boa noite!
    Pessoal qual o melhor forma de configurar a 922, alguém pode dar uma dica.

Obrigado

2. s922, transformado, em toconsat fica bom e em cs melhor ainda

3. Porque eu?

Mas qual é o galho com a RB922?

A config. é igual outra RB, só a parte do MCS VHT que muda, mas... nem tem muito o que escolher lá, é um maldito modo pra noobs com tudo automatizado. Pra PTP o datarate dependerá do sinal disponível (Se vai usar MCS0-7, 0-8 ou 0-9, na aba vht mcs).

Ou não quer usar AC? Porque se for ficar em canal de 20 ou 40MHz, com MCS0-7, estará usando modulações de 802.11n, melhor usar somente N então, e selecionar só 1 datarate (Basic e supported), já que em AC o jeito seria usar MCS0-7 se tiver sinal baixo tipo -50dBm (Pra AC isso é pouco pra digamos 10Km).

Ou é uma NetMetal5 T?
    A NetMetal5 D é de dual chain, 2 conectores SMA, pra antena de dupla-polarização
    A NetMetal5 T é de triple chain, 3 conectores SMA, não vejo utilidade disso em PTP, seria interessante em PtMP se tivesse no mercado setorial de 3 elementos isolados. Se vai usar uma T em antena de dupla-polarizaçõa, é só marcar só chain0 e chain1.
    (Igual se marca só digamos chain0 ao usar uma RB9xx em antena de polarização simples)

Precisa mais detalhes do uso que quer dar, e se quer mesmo usar AC (Só vejo vantagem se tiver sinal bom tipo -40dBm, aí pode usar MCS0-9 em 20MHz que vai ter mais banda. Mas se já está em area sem canais, usar 80MHz mas com sinal ruim tipo -55dBm duvido que preste muito, o software provavelmente vai ser burro de insistir em MCS5-80-VHT e dar throughput variando e ruim (Fora ping ruim com jitter ruim), provavelmente algo pior que N a 40MHz com datarate fixo (MCS12 com -55dBm em 40MHz fica perfeito).

4. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Porque eu?

A config. é igual outra RB, só a parte do MCS VHT que muda, mas... nem tem muito o que escolher lá, é um maldito modo pra noobs com tudo automatizado. Pra PTP o datarate dependerá do sinal disponível (Se vai usar MCS0-7, 0-8 ou 0-9, na aba vht mcs).

Ou não quer usar AC? Porque se for ficar em canal de 20 ou 40MHz, com MCS0-7, estará usando modulações de 802.11n, melhor usar somente N então, e selecionar só 1 datarate (Basic e supported), já que em AC o jeito seria usar MCS0-7 se tiver sinal baixo tipo -50dBm (Pra AC isso é pouco pra digamos 10Km).

Ou é uma NetMetal5 T?
    A NetMetal5 D é de dual chain, 2 conectores SMA, pra antena de dupla-polarização
    A NetMetal5 T é de triple chain, 3 conectores SMA, não vejo utilidade disso em PTP, seria interessante em PtMP se tivesse no mercado setorial de 3 elementos isolados. Se vai usar uma T em antena de dupla-polarizaçõa, é só marcar só chain0 e chain1.
    (Igual se marca só digamos chain0 ao usar uma RB9xx em antena de polarização simples)

Precisa mais detalhes do uso que quer dar, e se quer mesmo usar AC (Só vejo vantagem se tiver sinal bom tipo -40dBm, aí pode usar MCS0-9 em 20MHz que vai ter mais banda. Mas se já está em area sem canais, usar 80MHz mas com sinal ruim tipo -55dBm duvido que preste muito, o software provavelmente vai ser burro de insistir em MCS5-80-VHT e dar throughput variando e ruim (Fora ping ruim com jitter ruim), provavelmente algo pior que N a 40MHz com datarate fixo (MCS12 com -55dBm em 40MHz fica perfeito).
    Obrigado Rubens assim que eu configurar posto os resultados.

5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk viajei kk

6. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Porque eu?

Ou é uma NetMetal5 T?

Olá vc poderia min da um suporte em ptp que tenho usando NetMetal5 T ?

7. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.png
Visualizações:	278
Tamanho: 	142,1 KB
ID:      	59646Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.png
Visualizações:	264
Tamanho: 	131,4 KB
ID:      	59647

Pessoal poderia min ajudar nesse ptp com 51 km, usando Netmetal5 t, antena MG-5G34
    queria passar uns 150 Mbps.

8. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.png
Visualizações:	264
Tamanho: 	131,4 KB
ID:      	59647Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.png
Visualizações:	185
Tamanho: 	175,2 KB
ID:      	59648Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.png
Visualizações:	158
Tamanho: 	172,1 KB
ID:      	59649

No primeiro topico coloque print repetido, coloque mas dois diferentes nesse.

Pessoal poderia min ajudar nesse ptp com 51 km, usando Netmetal5 t, antena MG-5G34
    queria passar uns 150 Mbps.

9. MIM não poder ajudar, MIM ser índio mau(e meio burro), mas Chefe Rubem Pena Branca com certeza poder.

10. Calma... não é porque mim morar em terra de indio (Xingu!) que mim ser indio também.

Bom, essa limitação de 70Mbps tá meio baixa, mas em 51Km o delay no ack-timeout deve ser enorme.

Testa no modo usar somente AC (Não auto a/n/ac), e no canal somente 40MHz (Não auto 20/40/80), se tiver frequencia livre use o que é legal, 5750MHz pra cima (Quanto mais alta a frequencia, menor a zona de fresnel, portanto menor o numero de reflexos (Diminui o efeito multipatch, pacote atrasado atrapalhando o throughput).

O datarate nominal deve cair, mas o throughput deve subir, 130Mbps passa até em N.

Ou o problema é falta de margem de sinal, a sensibilidade em 80MHz em AC deve ficar nuns -73dBm, sinal -52dBm (Use na conta sempre o pior sinal) significa margem de apenas 21dBm, eu só tive PTP decente com 25dBm de margem de pra cima (Em mais de 20Km). Como não dá pra aumentar a potencia, o jeito seria usar algo que tem sensibilidade lá pelos -78 ou -80dBm, em AC seria MCS4 a 40MHz provavelmente, mas não tem como fixar isso então o jeito seria usar MCS0-7 na opção suported VHT (Mas tem 3 alí, você marcou chain0, chain1 e chain2? Se tem antena só de 2 elementos (2 polarizações) você marca só os 2 chains em uso, senão o chipset vai gastar processamento com o chain sem antena plugado).

Atualmente os datarates nominais, segundo o print, são, 702 e 650M.
    Eles são MCS8-80MHz GI-longo no TX. E MCS7-80MHz Gi-curto no RX.
    Ter throughput de 70M num datarate nominal de 700M é piada, acho mais útil usar 40MHz pra aproveitar sensibilidade maior de chipset, e usar fixo MCS0-7, e tempo de guarda fixo em curto (short GI, algo do tipo, não lembro a opção exata), pra forçar o equipto a usar MCS7 ou algo menor.
    (E o ack-timeout / Distance, testa fixo em digamos 55Km)

E o mais importante: Nstreme é VELHARIA, não combina com AC. Não adianta usar algo moderno como AC mas usar a velharia do NStreme. Teste NV2, que apenas de já ser velho ainda é 6 anos mais novo que nstreme.

(5050MHz pode estar livre, mas essa faixa de 5 a 5,3GHz pega em cheio a primeira harmônica de varios serviços de 2,4 a 2,6GHz, que tem possibilidade legal de usar 40 ou 50dBm EIRP em area urbana (E harmonica mais alta de 850-900MHz), por isso insisto pra usar 5,8GHz, mas em area urbana tem que usar radome e no máximo 40MHz, pra incomodar ao mínimo a vizinhança e ser minimamente incomodado por eles)

11. Rubem, sei que suas explanações sobre radio-enlaces são ricas em detalhes técnicos e por essa razão gostaria seu sua opinião sobre o seguinte problema:

PTP Netbox 5, somente AC, NV2, + ou - 6Km, radome em ambas as parábolas, 20MHz, canal 5940MHz, nenhum MCS HT clicado, nenhum data rate A/G selecionado, SNR maior 40dB, sinal abaixo dos -40dBm, CCQ quase em 100% e mesmo assim o enlace não passa mais do 65Mb.

Depois de buscar muitas informações, fiquei meio confuso sobre a forma de manter as configurações de data rate VHT Supported MCS e VHT basic MCS.

Os outros PTPs, e apenas selecionava uma linha MCS0-7 e embaixo MCS0-7.
    Porém existe a possibilidade de manter várias entradas como no segundo priint

O print está mais claro com essas informações:

https://under-linux.org/image/png;ba...AASUVORK5CYII=

Segundo print:

Precisa de uma modulação para cada portadora?

Obrigado e parabéns pela participação.

12. Citação Postado originalmente por ebelotto Ver Post
    Rubem, sei que suas explanações sobre radio-enlaces são ricas em detalhes técnicos e por essa razão gostaria seu sua opinião sobre o seguinte problema:

PTP Netbox 5, somente AC, NV2, + ou - 6Km, radome em ambas as parábolas, 20MHz, canal 5940MHz, nenhum MCS HT clicado, nenhum data rate A/G selecionado, SNR maior 40dB, sinal abaixo dos -40dBm, CCQ quase em 100% e mesmo assim o enlace não passa mais do 65Mb.

Depois de buscar muitas informações, fiquei meio confuso sobre a forma de manter as configurações de data rate VHT Supported MCS e VHT basic MCS.

Os outros PTPs, e apenas selecionava uma linha MCS0-7 e embaixo MCS0-7.
    Porém existe a possibilidade de manter várias entradas como no segundo priint

O print está mais claro com essas informações:

Segundo print:

Precisa de uma modulação para cada portadora?

Obrigado e parabéns pela participação.

Ressuscitando o tópico... Amigo, vc conseguiu resolver seu problema? Estou com exatamente o mesmo cenário que o seu.

Tópicos Similares

1. Ajuda para configurar Enlace de 5km com Rb 922 AC
    Por TheGodfather no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 13-06-2017, 18:50
  2. Não consigo configurar firewall
    Por buosinet no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 29-11-2004, 19:09
  3. Duvida para configurar proxy e Dns
    Por vandoribeiro no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3