Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Pessoal, tive uma ideia e gostaria que alguém comentasse se é tecnicamente viável, legal perante a Anatel, etc.

    É o seguinte: estive pensando em como um técnico do provedor faria para acessar o sistema do provedor para consultar alguma ordem de serviço (não gosto da ideia de imprimir cada uma, papel é coisa do passado), falar com alguém da empresa por um chat, pesquisar algo na Internet, etc., tudo enquanto está no carro na rua fazendo atendimento, sem ter que ir na central para isso.

    A ideia que tive foi montar um ponto de acesso em 900MHz, em um canal de 10MHz na parte do espectro liberado pela Anatel para uso livre, 915-928MHz (922MHz), encima de um prédio no centro da cidade e colocar em cada carro uma antena omni de celular com um rádio 900MHz. A área a ser coberta é um raio de no máximo 2Km.

    As dúvidas técnicas são em relação a estabilidade e throughput (512Kbps são suficientes) com visada obstruída, movimentação e largura de canal tão pequena (10MHz). Para sanar isso, invoco @rubem, o mestre.

    Já nas questões legais, a dúvida é em relação ao fato de ser um acesso móvel, o que, até onde sei, não é permitido na outorga SCM. Ao mesmo tempo não há comercialização de conexão nessa rede móvel, então não sei como a Anatel interpreta isso.

    Para essa ideia, pensei em 1 RB Metal 9HPn com uma omni Hyperlink de 8dBi no centro e 1 RB Metal 9HPn com 1 antena Aquário quadriband para teto veicular 7dBi no carro.


    Agradeço-lhes pela atenção.
    Até logo.

  2. Ola amigo, como é a 3G de onde você mora?
    Falando como desenvolvedor, acredito que seria mais viável a integração de um APP Android que se comunique com seu sistema via Web-Service através da 3G do celular.

    Dependendo da sua 3g com o plano mais básico (mesmo aquele que quando atinge a franquia diminui pra 64 kbps seria o suficiente), você conseguiria atingir o mesmo objetivo porem com um custo menor, e com uma disponibilidade maior devido ao maior numero de torres.

    Abraço e sorte



  3. Bom dia.
    A Radwin tem uma solução pronta para o que você quer, Fiber in motion.
    http://pt.radwin.com/produtos/fiberinmotion

    Lembrando que não sou representante da Radwin, somente possuo no local de trabalho alguns equipamentos deles e por um acaso foi oferecida esta solução aqui.

    Espero ter ajudado.

  4. Acho que o 3g pode ser mesmo a melhor escolha, pois RB Metal 9HPn na especificação dele diz que ele so funciona com outro RB Metal 9HPn ai ia ficar caro 1 RB Metal 9HPn para cada um dos seus funcionarios tirando a antena tambem, fora que se a operadora imaginar que vc ta interferindo em alguma coisa ela chama a anatel e vai correndo ate vc mesmo que vc esteja usando frequencia autorizada tem o porem da RB Metal 9HPn não ser homologada e muito menos a antena hiperlink de 8dbi, vc vai tomar um fumo bem grande da anatel se a operadora encanar com vc. Use radios 2.4ghz pelo menos perto das torres os seus funcionarios vão poder usar.



  5. Citação Postado originalmente por shacaw Ver Post
    Ola amigo, como é a 3G de onde você mora?
    Falando como desenvolvedor, acredito que seria mais viável a integração de um APP Android que se comunique com seu sistema via Web-Service através da 3G do celular.

    Dependendo da sua 3g com o plano mais básico (mesmo aquele que quando atinge a franquia diminui pra 64 kbps seria o suficiente), você conseguiria atingir o mesmo objetivo porem com um custo menor, e com uma disponibilidade maior devido ao maior numero de torres.

    Abraço e sorte
    Cara, até têm redes 3G e 4G - da Vivo - aqui (o que é surpreendente para uma cidade de 40 mil habitantes no meio do nada), mas não funciona bem por a cobertura ser muito ruim (o relevo atrapalha muito). Além disso, teria que liberar acesso externo, a partir da Internet, ao sistema e eu quero evitar isso (usar VPN resolve um pouco, mas aumenta a necessidade de uma banda decente disponível, o que não é 64Kbps).

    A ideia é ter acesso a partir de notebook (smartphone não tem a mesma agilidade, tela muito pequena). Até dá para usar um modem USB conectado em uma antena no teto do carro, mas são raros os modelos 3G/4G com conector para antena externa, e não sei se isso resolveria a má cobertura. Para acessar o sistema por navegador, em um notebook, tem que ter no mínimo uns 512Kbps disponíveis.

    Se houver algum modem 3G/4G bom com conector para antena externa e um plano de dados (preferencialmente da Vivo, pela melhor rede) com franquia e preço decente, pode ser que seja uma boa solução. Melhor ainda se as operadoras tiverem algo para empresas, para possibilitar contabilizar o consumo de vários modens em uma única conta, o que duvido que exista.

    Citação Postado originalmente por rfcarramao Ver Post
    Bom dia.
    A Radwin tem uma solução pronta para o que você quer, Fiber in motion.
    http://pt.radwin.com/produtos/fiberinmotion

    Lembrando que não sou representante da Radwin, somente possuo no local de trabalho alguns equipamentos deles e por um acaso foi oferecida esta solução aqui.

    Espero ter ajudado.
    Solução interessante, obrigado por compartilhar. Pena que deve ser bem cara, como qualquer coisa da Radwin. Já estou achando cara a RB Metal 9HPn...

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    Acho que o 3g pode ser mesmo a melhor escolha, pois RB Metal 9HPn na especificação dele diz que ele so funciona com outro RB Metal 9HPn ai ia ficar caro 1 RB Metal 9HPn para cada um dos seus funcionarios tirando a antena tambem, fora que se a operadora imaginar que vc ta interferindo em alguma coisa ela chama a anatel e vai correndo ate vc mesmo que vc esteja usando frequencia autorizada tem o porem da RB Metal 9HPn não ser homologada e muito menos a antena hiperlink de 8dbi, vc vai tomar um fumo bem grande da anatel se a operadora encanar com vc. Use radios 2.4ghz pelo menos perto das torres os seus funcionarios vão poder usar.
    A antena no carro não é cara, a CM-907 da Aquário custa R$63 na loja oficial. Agora, a RB Metal 9HPn realmente tem um preço bem ruim. Inicialmente pensei em 3 painéis AM-9M13 da UBNT com 3 Rockets M9 e 2 Nano Loco M9 em cada carro, mas ficaria caro, muito caro, e ineficiente, e a RB Metal com a antena de celular no carro e omni no centro foi o mais barato que conseguir fazer isso ficar.

    Eu acho que nem precisa ter isso em todos carros. Em 1 só (o que eu usar), já é suficiente. Só preciso que funcione em todo lugar da cidade.

    Não há risco de interferência com as operadoras. Basta usar canal de 10MHz na frequência 922MHz, que vai ficar dentro do intervalo livre para uso. Não sei é se as operadoras respeitam isso, pois podem fazer a palhaçada de colocar uma ERB justamente em 922MHz, aí complica, não sei se a Anatel iria ficar a favor delas, por ser uso primário, ou iria fazer valer a resolução 506.

    2.4GHz é complicado, muita interferência, e não pretendo trabalhar com wireless, então não vou ter várias torres para colocar pontos de acesso para funcionários.


    Agradeço a todos vocês pela contribuição.
    Se alguém conhecer alguma outra solução interessante, um rádio 900MHz mais em conta e/ou homologado ou um modem 4G/3G USB com conector para antena externa, fico grato se puder informar.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 0
    Último Post: 12-02-2016, 12:04
  2. Respostas: 4
    Último Post: 24-06-2013, 18:16
  3. Rede do Provedor
    Por adbthomaz no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 17-03-2011, 19:22
  4. VPN - Ligar Matriz em outra cidade e Filial usando rede do provedor
    Por UsadosMAC no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 10
    Último Post: 11-09-2010, 17:07
  5. squid responde com dns do provedor
    Por acadori no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 09-05-2005, 08:23

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L