Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Ô @wala, você ganhou na MegaSena por isso tem dinheiro pra um Wavion só pra 1 usuário? Divide a grana da MegaSena aí! :-)

Eu me interessei por beamForming justo pra MIM, não pros meus clientes. Antena e rádios comuns nunca me faltaram, imaginei que um bom firmware poderia gerenciar 2 ou 3 radios em 2 ou 3 omni pequenas (Tenho 3 de 9dBi guardadas pra isso!) pra fazer beamforming. Só que nunca achei nada "homemaded" pra isso, nada, nem hardware nem software.

E putz... pelo R$ 10 mil dos Wavion, e por não ter nem MEIO firmware que diga suportar isso (Em hardware minimamente acessível, tipo R$ 500), imagino que fazer beamforming seja a coisa mais complexa do mundo pro chipset e firmware! Provavelmente os chipsets Mips comuns (De roteadores comuns, UBNT e MK) não suportam nada nem parecido, e precisa um belo processamento (Só assim pra justificar os R$ 10 mil de um wavion wbs2400, só tendo um xeon octocore lá dentro).

E essas caixas e antenonas sobre o carro parece aquela gambiarra de 15 anos atras de fazer warchalking com lata de batata frita (A pessoa tem carro, mas não tem dinheiro pra comprar antena direcional, sério?), pensei que eu gostava de gambiarra, mas até eu prefiro algo discreto pelo visto, tipo:
    Anexo 59737
    (Uma diferença de 5 pra 9dBi na antena vem a ser 4dBm de sinal, geralmente andando 2m pra tras ou pra frente o sinal muda mais que isso, ao menos em area urbana onde predios e construções com paredes retas atuam como refletores e você recebe metade do sinal via reflexos)
    Vixi se eu ganhase na mega sena coloca ate aquele wavion mimo esse sim ta 10 mil esses antigo ja tem gente vendendo por 2000 usado ta ultrapassado e banda bg mais pra ir longe vai de boa.
    As especificaçoes dizem que tem 6 radios dentro do wavion ate na mimo deve ser por isso que e caro.

2. Rubem, se não for gambiarra então só 802.16 para resolver o caso. O @speedpc que me ajude aí....

3. também gosti da ideia

4. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Rubem, se não for gambiarra então só 802.16 para resolver o caso. O @speedpc que me ajude aí....
    Não não, tava falando daquela caixa gigante com 2 omni enormes em cime de um Uno na página 36 do PDF, é muito espalhafatoso.
    (Ou isso: http://home.earthlink.net/~w6rmk/images/bmw1.jpg )

Gambiarra sim, mas tem que fazer a coisa bonitinha, dá pra embutir antena 5dBi e cabo RGC58 na mesma posição da antena FM.

(No caso do Uno, o capô traseiro é uma maravilha, um furo 10mm e você prende a antena num conector SMA macho reverso, naquele espaço cabe tranquilamento um roteador como cliente e outro como AP se quiser, puxa pelo forro do teto uma linha de +12V (Da luz de teto) ou despluga o desembaçador do vidro traseiro (Nunca usei isso na vida) e pluga na alimentação do roteador, assim terá um botão pra ligar e desligar wifi no painel)

Você chega pra colocar um moderno PowerBridge num cliente, e ele reclama que aquilo é grande, que preferia aquele negócio pequenininho que os outros tem (Se referindo a um pequeno Nanostation Loco), imagina chegar no cliente com 2 omni de 50cm de altura e uma caixa hermética em cima do carro, vai assustar o cliente.
    (A escada tudo bem, não tem como ela ser menor, mas a antena pode ser menor)

Se é pra colocar algo grande e chamativo eu colocaria uma CPE num mini-mastro com um motor pra rotação, motor 12V com redução 5000:1 é barato e gira fácil um NS Loco M2. Mas fica feio demais, parece aqueles uninho de segurança de frota (Transportadora) com um rastreador jabursat em cima, o troço é do tamanho de um climatizador de teto (De caminhão).

Medi a antena original de radio da Fiat que tenho, ela tem 40cm, esse tamanho é até maior que omni colinear de uns 10dBi, ninguém ia saber que se trata de antena wifi e não de antena de radio AM/FM se usar o mesmo "pé" da antena FM e colocar uma wifi lá, tipo:
    http://www.digdice.com/2010/04/10-db...wi-fi-antenna/

5. Ah! ai sim concordo.... Também da época que aquele trabalho foi apresentado no MUM de 2009 até hoje mudou muita coisa e tem coisa mais discreta....
    Eu também sempre imaginei que não precisa daquela caixa em cima, mas tudo dentro do carro e só a anteninha do lado de fora.
    Mas basicamente o trabalho mostra que dá para fazer alguma coisa...

Tópicos Similares

1. Respostas: 0
    Último Post: 12-02-2016, 12:04
  2. Respostas: 4
    Último Post: 24-06-2013, 18:16
  3. Rede do Provedor
    Por adbthomaz no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 17-03-2011, 19:22
  4. VPN - Ligar Matriz em outra cidade e Filial usando rede do provedor
    Por UsadosMAC no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 10