Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom dia, senhores..

Sou completamente novo em redes e apesar de ter lido vários posts similares a esse que estou fazendo, não me senti seguro em gastar $ na compra de aparelhos sem ouvir a opinião de pessoas mais experientes...

O meu problema é o seguinte.. eu preciso de internet para trabalhar, como eu faço muitas video-conferencia pelo skype e assisto muitos filmes, tenho que ter uma conexão melhor que a 3g do meu celular...

Onde eu moro (22°59'27.81"S 43°29'32.74"O) tenho 15 mbps e está tudo bem...

O problema é que minha mãe tem um sitio no meio da floresta (22°58'12.80"S 43°30'38.96"O), 3km da minha casa, e lá só tenho o sinal muito fraco do meu celular... isso me impossibilita dormir dia de semana lá... e eu quero mudar isso!

Primeiro problema é que esses locais não se enxergam... porem, se andar exatos 410 metros pela estrada (22°58'17.27"S 43°30'26.35"O) eu consigo ver a minha casa com clareza..

outra opção é andar morro acima (fora da estrada) e conseguir esse contato visual com minha casa a uns 280 metros de distancia do sitio da minha mae.. o inconveniente é não ter fácil acesso para eventuais manutenções... (22°58'5.26"S 43°30'32.83"O)

Meu plano e dúvidas:

- Colocar um cabo de rede (300 metros, 350 reais no mercado livre);
    - Colocar repetidores de sinal dentro de caixas herméticas pelo percurso do fio (qual modelo barato escolher? existe alguma opção que tenha força para impulsionar o sinal por mais de 100 metros?);
    - Passar um fio paralelo para ligar os repetidores (já tenho muito fio aqui.. mais barato do que equipamentos PoE);
    - Colocar ambos os fios (rede e de energia) dentro de um eletroduto (o fio de energia dá alguma interferência no cabo de rede? cabo de rede pode ficar exposto ao clima se pendurado no poste sem o eletroduto?).

Ok, supondo que esse primeiro passo esteja concluído.. próximo desafio:

- Colocar uma antena direcional no telhado do meu prédio e outra no sítio... ( há possibilidade de fazer esse enlace com antenas de grade, 2.4ghz? elas são 3x mais baratas que essas nanos, etc )
    - Qual equipamento alem da antena eu preciso comprar para fazer elas funcionarem?

Eu ficarei imensamente grato se alguem puder me ajudar! Lembrando que a grana está curtíssima e eu nao entendo muito essas siglas técnicas que voces usam! tenham paciencia com o ignorante aqui! rs

2. Olá Querido, 2.4 eu não aconselho....

Você pode utilizar um ponto-a-ponto com sxt da mikrotik, além de dar conta pela distancia, vc consegue um throughput muito bom, fácil de configurar e instalar, o preço não é tão barato, mas comparado com um ptp com rocket dish e netbox, o custo será bem inferior.

-Diogo Petry

3. Por mais de 100 metros não tem... é uma limitação do próprio cabo de rede.
    Por segurança não deve passar de 80m entre cada Switch.

4. Bom dia, custos baixo estão longe de excelência, não andam juntos! Começaremos com o ponto a ponto, existe vários rádios bons e de baixo custo no mercado, opte por 5.9, esqueça 2.4, muito menos for de cabeça! Com a distância do prédio com a suposta visada do morro que e o mais perto, um ponto a ponto resolveria seu problema, estude a possibilidade de colocar um 2 ou 3 canos de metal em cima da cada na chácara, cada cano tem 3 - 6 mts, vc ganharia uns 9 a 12 mts acima do telhado! Veja se compensa a altura em relação aos duzentos e poucos metros do morro.
    Caso isso não seja possível, faça 2 ponto a ponto que também resolverá o seu problema, tudo com rádios 5.8, leve somente energia para os rádios, cabo acima de 100 mts e dor de cabeça na certa!
    Espero ter ajudado! Grande abraço!

5. Se você conseguisse levar aquele ponto que vc identificou como morro acima um pouco mais para noroeste, fazendo com que as linhas entre esse ponto e a casa, e esse ponto e o sítio fiquem em 40º, você poderia nesse ponto morro acima colocar somente 1 NanoStation M5, que tem abertura de 40º e poucos graus, e 2 AirGrid M5, uma na casa do sitio e outra na sua casa.

Assim vc fecharia o enlache com 3 antenas.

É só colocar a NanoStation que vai estar no ponto mais alto em AP, e as 2 AirGrid conectadas nela, em modo station.

Tópicos Similares

1. Licensa para rede cabeada
    Por NetLagos no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 6
    Último Post: 29-02-2008, 22:57
  2. rede cabeada navega normal e sem fio nao
    Por edcomrocha no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 14-12-2007, 23:52
  3. rede cabeada + wifi
    Por kraddv no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 30-08-2007, 08:11
  4. Rede cabeada com MK
    Por netxtreme no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 01-08-2007, 13:10
  5. OFF > Rede cabeada para provedor (como?)
    Por nataniel no fórum Redes
    Respostas: 35
    Último Post: 03-06-2007, 12:27

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L