Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. No mês de março conclui com muito trabalho a descida de 4 metros de minha torre principal que tinha 28 mt, é trabalhoso e mais chato que subir mais vale a pena, depois disso me sinto mais tranquilo pra fazer manutenção nesta torre que é a mais alta que tenho, tenho outra de 20mt e uma de 11mt e me atende muito bem.

    Vi uns videos e não é querendo espalhar panico não, mas deixo a pergunta: será que vc nao exagerou na hora de fazer sua torre, que tal gastar mais em segurança e tentar baixar um pouco ela.

    Cabos de aço grosso nao é tudo, em uma torre acima de 25 mt vc corre grande risco de quebra no meio e pode ser fatal, lembrando que geralmente elas podem quebrar justamente quando tem mais peso, no momento que for fazer uma manutenção, fique atento e se puder gaste mais um tempinho e tente aumentar a segurança, mas se for mexer muito cuidado, procure revisar tudo antes de subir e se possivel coloque mais cabos de aço durante a manutenção.

    Cabo de aço não é tudo e tem que ser bem dimensionado, tambem nao pode puxar muito (esticar muito) porque senao ele representa peso puxando a torre para baixo.



    veja que mesmo bem amarrada ela pode quebrar e neste momento pode ser o melhor cabo de aço do mundo, ele nao vai servir pra nada (quando a torre quebra e como ela estivesse sem nenhum cabo de aço e vai direto pro chao).



    segue um desenho que tento explicar melhor:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         baixar torres.png
Visualizações:	185
Tamanho: 	23,5 KB
ID:      	59801

    Lembrando que os videos são antigos e apenas para mostrar como acontece.

  2. Concordo com você, fui prestar consultoria em uma cidade do interior totalmente plana, sem prédios e arvores altas, e o cara tinha uma torre de mais de 30 metros, sendo que uma de 18 já atenderia toda cidade. As vezes ha um exagero nos projetos para atender uma determinada área.



  3. Eu acho que o problema nem é tanto a "altura" sim projetos feitos nas cocha, as minhas sao todas com ART da torre e fundaçao e mesmo assim sempre jogo a mais pra garantir. Na imagem a torre a baixo 40mts tubolar galvazinada a fogo feita por um user aqui no forum que me fugio o nome, sao 40mts para 2x parabomas de 90cm topo, deu vento que derubo arvore com raiz e ele fico la perfeita com 2x dish de 34 uma ao lado da outra no topo, ja teve umas torre de 30mts com apenas painel e um nanobeam que caio nesse mesmo vendaval! Motivo? Serviço porco + economia burra!
    Mudamos para uma de 63mts para 2x 1.2mts mais um vez com projeto e art tbm de um aqui no forum que apos ele ser banido nao sei o nick novo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WP_20150616_16_30_37_Pro.jpg
Visualizações:	120
Tamanho: 	2,03 MB
ID:      	59808

  4. O problema é que o pessoal quer pegar uns pedaços de ferro e sair soldando e amontoando achando que sabe fazer torre.
    Tem que ter projeto, ART e principalmente um excelente profissional para fabricar.
    Senão cai mesmo...



  5. Ah mas eu tenho muito problema com torre baixa em PTP.

    Pessoalzinho acha que é só ter visada, coloca torre de 20m porque já dá pra ver luz da cidade, aí você faz o calculo e em 30Km só a zona de fresnel tem 20m, por conta de relevo e cia precisaria torre de 30m, o cliente insiste, depois fica com 80% de CCQ (Independe do rate, independente do modo), e pra ter banda decente tem que usar a desgraça dos 40MHz (Ou AC em 80MHz. Enquanto com zona de fresnel perfeita passaria todo o necessario usando só 20MHz).

    Em PtMP idem, um mastro de 6m sobre a empresa já garante visada, mas e a zona de fresnel? Com zona de fresnel totalmente comprometida depois do 20° cliente de 2Mbps a rede vira um lixo, começam as desculpinhas tipo "Se usasse Airmax isso não aconteceria".

    Agora... quando fala "cabo de aço", não está falando em cabo multifios tipo um 6x25 de 5/16", cujo lance de 30m pesa sozinho uns 20Kg? Aquilo por mais que se estique sempre tem barriga, pessoal estica o troço até ficar reto, puxa a torre pra baixo com toda a força aí qualquer dançada no vento faz ela dobrar como papel. Com cordoalha 7 fios (Que tem acho que 10% desse peso, portanto não fica curvada) a resistencia a tração é suficiente (Acho que 600Kg, um torre atingida por vento não excede esse torque) e não fica puxando a torre pra baixo.
    (Imagina 3 lances de 34m pesando 20Kg cada, mais abaixo mais 3 pesando dessa vez uns 17Kg cada, ou naquele sistema anti-torção de cruzar os cabos de modo que ao invez de um estaio a cada 5 a 8m se usa um conj. de estaios a cada 3m, s[ó de cabo de aço pendurado passa fácil de 200Kg, enquanto com cordoalha 7 fios seriam uns 40Kg)

    Só ví torre dobrando assim com cabo de aço bem esticado (Torquimetro ninguém usa, a referencia é visual, não ter barriga, daí que surge o erro. Com cordoalha a barriga some fácil, antes de exceder o torque correto), ou com antena grande e longe do anti-torção (Ou pior, torre de 30m sem anti-torção, com parabolica de 1,5m, claro que o vento vai fazer ela girar praticamente uns 30° pra cada lado), coisa tipo anti-torção a 25m e parabolica 2,4m a 32m, dobra acima do anti-torção.






Tópicos Similares

  1. Alturas de Torres
    Por jhon no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 0
    Último Post: 29-05-2014, 18:07
  2. Respostas: 14
    Último Post: 01-06-2010, 09:52
  3. Limite de altura de Torre
    Por simprao no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 16-01-2009, 09:36
  4. altura de torre
    Por technetne no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 04-12-2007, 11:21
  5. Torre Modular...o que usar?
    Por adminegg no fórum Redes
    Respostas: 21
    Último Post: 08-11-2006, 21:37

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L