+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aumentar número de usuarios, DHCP

    Atualmente tenho uma rede WIFI que é utilizada por 150 usuários, todos conectados através de UniFi AP-LR, tenho estes APs conectados a um switch (não gerenciável), como a rede até então era simples, estou com um roteador TP-link WR841ND distribuindo os IPs por DHCP, acontece que iremos aumentar o numero usuários, passando dos 500 e ai sei que o TP-Link não é para isso.

    - como eu faço para distribuir IP para todos ? tendo em vista que o roteador que uso hoje para isso possui limitação no nº de IPs.



    A ligação hoje esta da seguinte forma:
    INTERNET >>> ROTEADOR TP-LINK WR841ND (Servidor DHCP) >>> SWITCH >>> APs LR

  2. #2

    Padrão Re: Aumentar número de usuarios, DHCP

    Bom já que você vai ter muita gente na rede, você precisa colocar um equipamento confiável.
    Se você colocar uma RB1100ahx2 vai te suportar tranquilamente.
    E sobre o roteamento é só aumentar o range do dhcp, o roteador que você utiliza, ele faz roteamento /24, más para ter mais de 500 usuários você precisa ter um /21 (2048 ips)pelo menos... que vai te dar ips de sobra...

  3. #3

    Padrão Re: Aumentar número de usuarios, DHCP

    Citação Postado originalmente por lucas.intervel Ver Post
    Bom já que você vai ter muita gente na rede, você precisa colocar um equipamento confiável.
    Se você colocar uma RB1100ahx2vai te suportar tranquilamente.
    E sobre o roteamento é só aumentar o range do dhcp, o roteador que você utiliza, ele faz roteamento /24, más para ter mais de 500 usuários você precisa ter um /21 (2048 ips)pelo menos... que vai te dar ips de sobra...

    O RB1100ahx2 trabalha com roteamento /21 ?

  4. #4

    Padrão Re: Aumentar número de usuarios, DHCP

    Sim, ela faz roteamentos maiores também...

  5. #5

    Padrão Re: Aumentar número de usuarios, DHCP

    Citação Postado originalmente por lucas.intervel Ver Post
    Sim, ela faz roteamentos maiores também...
    Vou pesquisar sobre ele e fazer cotação

    - dai terei que mudar a mascara de rede para dar suporte ao numero de IPs que estou querendo, passando da 255.255.255.0 para 255.255.248.0, isso ?

    - se fizer essa mudança no meu atual roteador, ele vai aceitar mais dai vai travar devido a carga que vai receber, isso ?

  6. #6

    Padrão Re: Aumentar número de usuarios, DHCP

    Acredito que no seu roteador não faça isso, mesmo tendo 100 conexões já acho muita coisa para ele.
    Sobre a máscara de sub-rede é está mesmo, da uma procurada aí em como configurar uma rb mikrotik, não é tão complicado não.
    Se tiver uma noção de rede e vendo alguns tutoriais você já consegue. E outra coisa, você precisa dar uma olhada na quantidade de unifi, porque, para segurar 500 dispositivos, vai precisar de bastante equipamentos...