+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Para os mestres de tecnologia 900mhz por favor me ajudem!!!

    pessoal que saca de 900mhz por favor me ajudem! na região que trabalho tenho uma torre com uma yagi proeletronic 20dbi ligado ao cartao mikrotik xr9 fechando um ponto a ponto, porem quanto coloco outra antena yagi na mesma torre com outro cartao e canal diferente e a antena a 5 metros de diferença na torre uma da outra, fechando outro ponto a ponto para direção oposta uma fica dirrubando o sinal da outra , seja nao estou conseguindo ligar 2 antenas 900mhz na mesma torre, não ha alguma maneira de resolver essa questao? ja regulei comprimento de onda diferente uma da outra e nada

  2. #2

    Padrão Re: Para os mestres de tecnologia 900mhz por favor me ajudem!!!

    900mhz, so tem 1 canal, se não me engano, e tbm, dependendo da localidade, não se deve usar 900mhz, para não derrubar as telecons!

  3. #3

    Padrão

    o xr9 trabalha com 4 canais amigo a area e rural

  4. #4
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Para os mestres de tecnologia 900mhz por favor me ajudem!!!

    Experimenta inverter a polarização da antena, mas se o sinal estiver chegando muito forte, pode interferir. Se o hardware permitir, reduzindo a potência ajuda. Inverter, significa tipo deitar a antena.

  5. #5

    Padrão Re: Para os mestres de tecnologia 900mhz por favor me ajudem!!!

    Mas que largura de canal está usando?

    XR9 suporta 902 a 922MHz que eu saiba, porque a MK não atualizou o uso legal no brasil (902-907, e 915-928MHz), suporta 4 canais SÓ SE FOR de 5MHz.
    Se optar por canal de 20MHz, não tem 4 canais pinóia nenhuma.

    Os canais na região da FCC seriam:
    907
    912
    917
    922
    MHz

    O espectro legal na região da FCC vai até 925MHz, então o canal com CENTRO em 922MHz pode ir de 919,5 a 924,5MHz, são 5MHz de largura com o centro em 922MHz. O primeiro canal está em 907MHz porque a faixa até os 901MHz é de outras operadoras, e aparelhos comum tipo XR9 emite sinal muito alto fora da faixa, com o centro do canal em 907MHz e potencia em 20dBm ele emite em 1dBm lá por 901MHz, mas se o centro do canal fosse 905MHz ele emitiria gigantes 10dBm em 901MHz.

    Mas o brasil não é area da FCC, tem faixas diferentes, não tem uma faixa contínua de 20MHz pro brasil.

    No brasil cabem 3 canais de 5MHz, e sobram 3,5MHz.
    De 902 a 907,5MHz tem 5,5MHz, usa 5MHz num canal e sobra 0,5MHz.
    De 915 a 928MHz tem 13MHz, dá pra usar 2 canais de 5MHz, mas sobra 3MHz.


    A faixa legal no brasil seria 902 a 907MHz, e 915 a 928MHz. Está na resolução 506:
    http://www.anatel.gov.br/legislacao/...-resolucao-506
    Tá lá na seção IX, sobre equipto de espalhamento espectral.

    Ou seja, você precisaria colocar 1 deles com o canal central em 905MHz, com largura de 5MHz. Assim teria uso prático de 902,5 a 907,5MHz, dentro do limite legal.

    O outro teria que ficar com o canal central em 918 a 925MHz se usar canal de 5MHz.
    Ou se nesse quiser usar canal de 10MHz poderia ficar com o centro em 920MHz, assim teria uso de 915 a 925MHz (10MHz de largura).

    "Ah... mas 5MHz não passa nada". Bom... se googlar um pouco vai achar muito relato que 900MHz é uma porcaria inútil que só serve pra 2Mbps. Ta aí o motivo, com canal de apenas 5MHz é isso que dá pra passar sem zona de fresnel 100% limpa, 2-3Mbps.


    Se o firmware é capado e não tem muitas opções, o jeito é colocar um a 917 e o outro a 922MHz, em 5MHz de largura.

    Se quiser usar 1 com 5MHz use 907MHz, e o outro em 922MHz pode ter largura de 10MHz.

    (A MK está burrinha demais em mudar a faixa de canais quando seleciona o país brasil, ela está incompetente em atualizar isso desde 2008, não é só em 900MHz, até em 5,8GHz ela não atualizou, ainda permite o uso só abaixo de 5700MHz, sendo que essa resolução fala claramente que justo a faixa MAIS indicada pra wifi outdoor é 5725 a 5825MHz (Potencia mais alta, não precisa dfs ou tpm), não dá pra confiar nada na configuração de canais que a MK usa, sei lá de onde esse povo da Letônia tirou os canais que o MK permite quando seleciona brasil)

  6. #6
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.612

    Padrão Re: Para os mestres de tecnologia 900mhz por favor me ajudem!!!

    não da certo usar a mesma antena de 900 na mesma torre o que vc pode fazer é colocar um divisor de sinal pra colocar no mesmo cartão duas antenas, pois o 900mhz manda sinal a mais de 300 metros da torre os 4 canais são muito perto um do outro, eles sobre poem.

  7. #7

    Padrão Re: Para os mestres de tecnologia 900mhz por favor me ajudem!!!

    rs blz Mestre vou seguir suas dicas ae p ver no que da, obrigado grande abraço fica com Deus

  8. #8

    Padrão Re: Para os mestres de tecnologia 900mhz por favor me ajudem!!!

    verdade mesmo tive tb esse problema de sobrepor, se eu colocar outro cartao xr9 e clonar tudo do anterior seria a mesma coisa de ter um divisor?

  9. #9
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.612

    Padrão Re: Para os mestres de tecnologia 900mhz por favor me ajudem!!!

    Citação Postado originalmente por eduardonwt Ver Post
    verdade mesmo tive tb esse problema de sobrepor, se eu colocar outro cartao xr9 e clonar tudo do anterior seria a mesma coisa de ter um divisor?
    não, ai vai derrubar os dois, é a mesma coisa de sobrepor os canais.

  10. #10

    Padrão Re: Para os mestres de tecnologia 900mhz por favor me ajudem!!!

    sei rapaz ja coloquei como nosso amigo disse uma com canal 5mhz 907 e outra 10mhz 922 e cai do mesmo jeito o problema do divisor de RF e aumenta muito a perda

  11. #11

    Padrão Re: Para os mestres de tecnologia 900mhz por favor me ajudem!!!

    Ja tentou 2.4 Ghz em N?

  12. #12
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Para os mestres de tecnologia 900mhz por favor me ajudem!!!

    Eu medi aqui em minha cidade, a frequencia da tim é em 915 Mhz e vivo em 925 Mhz.
    Convém ver com alguém que tenha um frequencimetro aí na sua cidade para verificar, dá pra ser do próprio celular.
    O maior problema que as teles mudam constantemete da faixa de frequencia, precisa tomar muito cuidado conforme o numero de torres ou antenas da cidade.

  13. #13

    Padrão Re: Para os mestres de tecnologia 900mhz por favor me ajudem!!!

    E digo mais: N em 2,4GHz, MCS0 com 10MHz de largura, trabalha estável com sinal lá por -85dBm, 2Km sem visada testei aqui e foi bem, quase 1Mbps estável.

    Ou seja, melhor que B.
    (Porque pode ver nos datasheets dos equiptos Ubiquiti, tá cheio de equipto com sensibilidade -96 em MCS0, mas com só -84dBm em B/G, esses 12dBm fazem uma diferença enorme)

  14. #14

    Padrão Re: Para os mestres de tecnologia 900mhz por favor me ajudem!!!

    rubem voce testou com antena yagi mesmo?

  15. #15
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.612

    Padrão Re: Para os mestres de tecnologia 900mhz por favor me ajudem!!!

    Se precisar de cartão xr9 tenho a pronta entrega

  16. #16

    Padrão Re: Para os mestres de tecnologia 900mhz por favor me ajudem!!!

    Citação Postado originalmente por eduardonwt Ver Post
    rubem voce testou com antena yagi mesmo?
    Fala de 2,4GHz? Nops, só uso yagi das CPE's Oiw, não lembro de usar elas com sinal tão baixo, é antena de ganho baixo tipo 14dBi, não vale a pena.

    Sinal -85dBm com 2,4GHz usei com antena de grade e roteador de mesa de 16dBm de potencia (Porque se o sinal está em -85dBm com grade de 25dBi, com antena de CPE de 16dBi ia baixar pra -96dBm, as vezes o ganho da antena faz diferença).

    Ou fala de 900MHz pra wifi? Só usei NS M900 em 900MHz e me decepcionei muito com a banda passante.

    Yagi 900MHz só usamos pra telefonia mesmo, o VSWR de umas antenas é absurdo tipo 2:1, poucas informam isso, sempre tive medo de testar algo assim em wifi, poucas tem algo decente tipo 1,3:1 de VSWR (Que é o vswr da antena dos NS loco m900).

    Um problema de yagi pode ser a pouca blindagem lateral, a relação frente-costa é de apenas 18dBm, ou seja, ganho de 20dBi pra frente e de 2dBi pra tras, geralmente pros lados (E pra cima) ainda tem algo tipo 5dBi de ganho, como a perda pelo espaço livre (free space loss) em 900MHz é bem baixa, tipo só 40dBm em 5m, o sinal da antena vizinha chega absurdamente alto.

  17. #17

    Padrão Re: Para os mestres de tecnologia 900mhz por favor me ajudem!!!

    Os cartões XR9 aceitam no máximo 27dbm, difícil derrubar as telecom, mas não significa que pode usar a faixa destinada a elas. Melhor evitar, melhor evitar também usar potencias acima de 23-24dbm porque o ruído aumenta muito, melhor você usar antenas melhores como a hyperlink parabólica de 18dbi, que tem melhor recepção e da pra baixar muito a potencia melhorando o link porque diminui o ruído.
    Amigo, você esta usando os cartões em que modo? station os dois? ou tem um deles AP? manda as configurações da aba. As RBs são muito boas, o pessoal no brasil deixou de usar porque demanda um pouco de trabalho na implantação mas depois que esta ok.... é ok mesmo. Na minha opinião são os melhores equipamentos custo beneficio de uso não profissional. Tenho link 900mhz rodando mais de 3 anos, nunca incomodou, mas ate acertar a configuração deu trabalho por inexperiência. Os cartões estão na mesma RB? você certificou que eles estão travados no mac cliente e vice-versa? manda ai pra gente ver as configurações e poder ajudar mande mais dados. abraços.