+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link Basebox

    Prezados, estou com um link de 18km usando duas Basebox e duas Dish de 30Dbi ... sinal -48 ... tentei várias configurações e não consegui um troughtput consideravel ( máximo 12 Mb )... vejo muitas pessoas aqui no forum dizendo que esse equipamento é bom e bla bla bla ... meu enlace está com nv2 ativado ... pesquisei e não achei muita coisa sobre o assunto ... gostaria de saber se tem alguma configuração especial ... outra coisa que eu não consegui achar ... é como fazer o rádio trabalhar em 40Mhz ... lá em Channel Whidth tem as opções : 20/40 Mhz Above ... ou Below ... to meio confuso em relação à essas opções ... alguem pode me ajudar ???

  2. #2

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link Basebox

    Olá, selecione a opção above(para cima), agora quanto a banda, como está o CCQ, o rádio esta com modulação automática, se sim qual está pegando? E o ping? O sinal está -48 no cliente e no AP?

    Não tenho experiência em redes WiFi de longa distância( no seu caso, nem tão longa), mas é ir testando, canal, fixar data rates, ajustar o tempo do nv2( que por padrão vem 2s), largura do canal.

  3. #3

    Padrão Re: Link Basebox

    Tem 100% da zona de fresnel limpa mesmo?

    Se não tiver, pode ter sinal alto que o throughput não será bom.

    Se não tiver, o jeito é reduzir o datarate e largura de canal, pra chegar a 100% de CCQ.
    Canal mais largo (40MHz) exige ainda MAIS sinal, se não está conseguindo toda a banda com 20MHz, não é passando pra 40MHz (Com o mesmo nível de sinal) que vai conseguir.

    Teste em 20MHz usar apenas (Unica e tão somente, em supported rates e basic rates) MCS12, deixe a potencia mais tranquila tipo 20-22dBm, a banda passante SE tiver 100% da zona de fresnel limpa deve passar dos 40Mbps (Com ou sem NV2, que na verdade não sou fã).

    Veja no status que datarates está usando (Se marcou mais de 1, ou deixou no default), manda um print disso, porque se estiver digamos em MCS15 a 40MHz (270-300M de datarate nominal) um sinal de -48dbm não é suficiente pra 18Km! O devaneio nessa distancia é razoável e dependendo da zona de fresnel suja precisa uns 30dBm de margem (-76dbm de sensibilidade, com margem de 30dB o sinal seria -46dBm, mas quem precisa MCS15 a 40MHz? O hardware não trafega direito 160Mbps, acho bobeira usar esse hardware se precisa tanto tráfego, hardware nesse preço é pra coisa bem abaixo de 100Mbps, situação onde MCS12 resolve, e ele opera bem com sinal lá por -55dBm nessa distancia (Se tiver a zona de fresnel totalmente limpa, que nesse caso é de 17m!).

  4. #4

    Padrão Re: Link Basebox

    Bom ai estão as configurações .. o MCS está em default.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         basebox1.jpg
Visualizações:	352
Tamanho: 	200,5 KB
ID:      	60007Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         basebox2.jpg
Visualizações:	328
Tamanho: 	136,7 KB
ID:      	60008

  5. #5

    Padrão Re: Link Basebox

    Em principio esta com sinal excelente !!! A Mikrotik aconselha deixar em NV2 porem testar tambem em 802.11n ,o NV2 é recomendado para PtM(eu tenho dois links aqui em 802.11n funcionando igual ou melhor que com NV2 e faz sentido pois tem menos processamento).

    Começa fixando a banda em 10MHz e passando para 20MHz ,no maximo, se verifica que aumentou o throughput.

    Deixa o radio escolher os MSC de forma automatica!!! isso é uma mão na roda para ponto a ponto porque ajuda ao radio se ajustar para melhor condição quando as interferenças (baixa e sobe a potencia ate que acha o melhor MSC).

    Finalmente , todo o anterior é inutil se estiver com o espectro poluido!!! escolhe canal que nao esteja sendo utilizado, mesmo o adjacente.

  6. #6

    Padrão Re: Link Basebox

    ccq pécimo em, com dish de 30dbi, deve ser zona de fresnel mesmo @rubem

  7. #7

    Padrão Re: Link Basebox

    Citação Postado originalmente por RODRIGOQUATI Ver Post
    ccq pécimo em, com dish de 30dbi, deve ser zona de fresnel mesmo @rubem
    negativo!!! se tem -56dBm de sinal significa que o enlace é perfeitamente viavel. A maior o menor despeje da zona de Fresnel tem a ver com sinal recebido e nao com Throughput!!!

    Olhando o CCQ agora postado da para ver que Um dos radios esta INTERFERIDO!!! quase com certeza. Deveria fazer um survey e verificar.

  8. #8

    Padrão Re: Link Basebox

    Só um detalhe: O chain1 está desativado mesmo?

    No print só tem sinal no chain0, ou seja, só em 1 polarização.
    Você está usando um Rocket Dish de dupla-polarização, correto? Então tem que habilitar 2 chains (0 e 1).

    MCS7 (Polarização simples) a 40MHz é o datarate nominal de 135M, é nesse datarate que o modo automático está indo, é o TX/RX no status, o radio está indo automaticamente pro maior datarate possível, mesmo que isso signifique CCQ inferior a 100%. Mas... olha o sinal em MCS7 a 40MHz:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal.real.gif
Visualizações:	182
Tamanho: 	96,6 KB
ID:      	60012

    -56dBm em MCS7 a 40MHz seria realmente suficiente, mas não é esse o sinal real pelo visto.
    -56dBm é o sinal do preambulo pelo visto, sinal de SSID e cia, que é feito em datarate baixo. O sinal real dos pacotes com dados está em -62dBm, por isso o CCQ tão ridículo em 66%.

    Se quer deixar datarate automático, ok (Não vai ter CCQ de 100% com sinal baixo tipo -60dBm), mas ative os 2 chains pra usar as 2 polarizações, e use só 20MHz de largura, numa faixa LEGAL no brasil (5180 a 5350MHz só pode ser usado indoor) tipo 5470 a 5850MHz.

  9. #9

    Padrão Re: Link Basebox

    Parceiro manda seu skype via mp, que resolvo pra voce sem custo algum.

  10. #10

    Padrão Re: Link Basebox

    Bom pessoal fiquei até as duas da manhã testando canais e configurações ... o que acontece é que eu não consigo melhorar o CCQ do Tx ... pois inverti os lados .... minha base que Rx passou a ser Tx que é o sentido normal .. da mesma forma tentei várias configurações e não consegui mais do que 20Megas ... bom .. . posso estar com um problema de interferência ... já testei vários canais e em nenhum deles eu consegui banda acima de 20Megas .. em Half ... o que acontece é que eu deva realmente está sofrendo uma interferência .. gostaria de saber de vcs se eu por ventura colocar um radome shield eu vou conseguir um CCQ melhor ???

  11. #11

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link Basebox

    Habilitou a Chaim que está desativada( conforme o @rubem observou)?

  12. #12

    Padrão Re: Link Basebox

    Sobre interferência, eu sempre duvido disso porque ter interferencia em 3 ou 4 canais tudo bem, mas ter em TODOS, de 5470 a 5825MHz, aí é meio impossível.

    Acho mais fácil problema físico tipo antena perto demais da torre ou de telhado (Algo a poucos centímetros atuando como refletor), uma antena muito perto da outra (Aí sim radome ajuda), algo do tipo.

    (Presumindo que testou digamos MCS10 a 20MHz com sinal -60dBm, e não conseguiu 100% de CCQ. Alias... presumo que olhou CCQ e não apenas throughput. O que gosto de fazer é começar de baixo pra cima, digamos MCS8, depois 10, depois 12, 13, 14 e 15, e ver até onde posso ir sem que o CCQ caia de 100% (Se em MCS8 não tiver 100% de CCQ então tem algo muito errado na instalação), geralmente é de MCS12 pra MCS13 que o CCQ cai de digamos 98-100% pra 90-94%, aí faço um teste de throughput em MCS12 e MCS13, geralmente tem mais throughput em digamos MCS12 com CCQ de 98% do que em MCS13 com CCQ de 95%. O que a mim interessa ver é se consigo todo o throughput que cada datarate deve dar. Digamos MCS8 em 20MHz, tem que dar uns 4-5Mbps, se ficar mais perto de 4Mbps o PTP tá ruim, não um lixo, mas bom não está. Em MCS10 tem que chegar perto de 15Mbps, se não chegar, nem adianta testar MCS12 (Que por sua vez tem que chegar perto de 30Mbps, senão nem adianta testar MCS13))

    Minha referencia anotada é:
    MCS8 5Mbps
    MCS9 10Mbps
    MCS10 15Mbps
    MCS11 20Mbps
    MCS12 30Mbps
    MCS13 40Mbps

    Quando o problema é sinal baixo é fácil identificar: Em MCS10 deu uns 15Mbps mesmo, mas em MCS11 vai só 16Mbps. Faltou sinal pra MCS11. O sinal só é suficiente pra MCS10 ("Ah, mas passou mais banda em MCS11". Passou... mas passou quase nada a mais, é a situação que tem que ver ping, não adianta passar 1Mbps a mais se o custo disso é ter 1 ping -l 1450 perdido a cada 10, na prática isso vai criar mais consumo de internet porque uns pacotes serão perdidos).

    Quando todos os datarates tem throughput muito menor que esses, tem problema físico, tipo antenas perto demais, ruído de fonte chaveada (Ripple ou EMI), as vezes zona de fresnel (Dá pra calcular quanto de sinal uma zona de fresnel parcial atenua, mas quanto o CCQ piora tem que testar na prática).

  13. #13

    Padrão Re: Link Basebox

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         pprt.jpg
Visualizações:	158
Tamanho: 	196,4 KB
ID:      	60043


    BOm amigo o que acontece já testei vários canais e o melhorzinho foi esse.

  14. #14

    Padrão

    Como eu faço pra poder alterar o mcs ???

  15. #15

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Link Basebox

    Vai na aba data rate, coloca em configurado desmarca tudo nessa aba, vai na aba HT MCS e vai testando conforme sugerido.

  16. #16

    Padrão Re: Link Basebox

    Mas peraí... você tem sinal -82 no chain1, você tem mesmo antena de dupla-polarização plugada aí? Tem algo errado aí, experimenta ativar o chain2, porque talvez você plugou a antena no chain0 e 2, e não no chain1. Tem que ver isso aí, não adianta um hardware parudo desse se está usando só 1 chain, se não plugou as 2 polarizações da antena ou algo assim, tá tropeçando no básico do básico, pra quem não tem experiência nisso é melhor usar hardware pronto tipo Airgrid, aí não precisa se preocupar com 2 chains ou coisa assim, é hardware pra usuário de Apple, plugar e usar sem configuração avançada.

    MCS suportado você altera na aba HT MCS, tira do default na aba Datarates (E marca só 6M em basic e suported) e marca na aba MCS só digamos MCS10 a 13, em basic e supported. Mas... não sei em que versões essa porcaria só funciona de na aba Datarates deixar no default, numas versões ou misturas de hardware você é obrigado a deixar no modo dona-de-casa, digo, no automático, deixar o radio ser burro de usar MCS15 mesmo que tenha sinal baixo pra isso tipo -61dBm.

    (O nível de sinal em cima é sempre o nível de sinal do SSID, do preambulo, que é emitido no menor datarate possível, no caso é 6Mbps. Não se engane com esse nível de sinal)


    (E o canal de 5220MHz não é permitido pra uso outdoor, abaixo de 5350MHz só é legal (Resolução 506 da Anatel) o uso indoor)

  17. #17

    Padrão Re: Link Basebox

    Boa noite Rubem ... já alterei o canal ... pra 5825 ... o que acontece é que não estou achando onde ativar o chain2 ... só tem 0 e 1 ... outra coisa ... isso pode ser algum problema fisico ?? Tipo Pigtail ???? Estou meio sem tempo pq estou resolvendo outras coisas ... mas assim que puder vou averiguar os pigtails.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         aaaaaaaaaaaaaa.jpg
Visualizações:	196
Tamanho: 	61,5 KB
ID:      	60157

  18. #18

    Padrão Re: Link Basebox

    Se só tem chain0 e 1 então é uma RB de 2 chains. A sua é de 2 ou de 3 chains afinal, tem 2 modelos de Basebox:
    RB912UAG-5HPnD - D de dual, 2 chains, 2 conectores SMA.
    RB912UAG-5HPnT - T de tripple, 3 chains, 3 conectores SMA.

    Você é que tem que saber qual tem em mãos, se plugou mesmo 2 pigtails (Eu já ví anteneiro com 10 anos de experiência fazer a pataquada de usar só 1 pigtail em Rocket M5). Poderia ser o amplificador de 1 dos chains pifado, seria só inverter os conectores (Tanto faz se chain0 é vertical ou horizontal, tanto faz).

    O foco é: O sinal nas 2 polarização precisa ser muito parecido, 3dBm de diferença já significa algo errado na zona de fresnel, aceitável num link perfeito é 2dBm de diferença.
    (Entre TX e RX pode ter diferença maior, aí é outra estória, chain0 e chain1 estão na mesma antena e apontamento então precisa sinal igual, mas TX e RX tem potencias diferentes então não precisam sinal igual, o RX de um é o TX do outro e isso é suficiente pra saber o que alterar caso tenha algo tipo TX/RX -64/-73dBm, o RX daqui depende do TX de lá, altera a potencia do lado de lá que o sinal de RX aqui mudará, bem simples e lógico)

  19. #19

    Padrão Re: Link Basebox

    Bom Rubem ... Então vou começar pelos Pigtails ... Inversão de polarização nas antenas ... E depois trocar a Basebox pra ver se resolve. Jah inverti os rádios coloquei como AP do outro lado e nada mudou o sinal realmente continua alto. A diferença está muito alta ... Sempre trabalhei com rocket ... Tem muito tempo que eu não mexo com mikrotik eu sou da época que fechava enlace com Xr5 ... Então era mais fácil ... Só comecei a usar Basebox porque um amigo meu disse que eh muito bom ... E Pq tb ela tem porta Giga.