+ Responder ao Tópico



  1. Boa tarde amigos !

    Gostaria do apoio de vocês referente como proteger equipamentos nas torres metálicas.

    - No caso abaixo, utilizo a torre como repetidor.
    - Tenho uma caixa metálica com as fontes POE dos rádios, fixada na torre, próxima aos rádios.
    - Levo 110v, até a caixa por meio de cabo PP.

    a) Devo levar terra até minha caixa pelo cabo PP ou utilizo a estrutura da torre como terra ?
    b) Como devo aterrar os rádios Nanostation que estão na torre ? Aterrar apenas o pino terra da fonte POE resolve ? o próprio cabo UTP que sai do POE aterrará o Nano de forma eficiente ?
    c) Na caixa, tenho um switch 8 portas básico da Intelbras, modelo SF800. Como devo aterrá-lo uma vez que a fonte não tem pino terra. Devo aterrar por dentro na placa ?
    d) Na caixa, antes dos equipamentos, utilizo um DPS. O aterramento dos itens dentro da caixa, devem ser conectados na saída de terra do DPS, ou antes do DPS ?
    e) O cabo do para raio está muito próximo a estrutura da torre. Tem algum problema ?
    f) Caso caia um raio na torre, se as proteções estiverem tudo ok, quais as chances de queimar algo ?
    g) Devo sempre aterrar o neutro da rede elétrica ?


    Agradeço desde já !

    Abraço.

  2. Boa noite amigo,seu caso é praticamente igual ao meu sistema.
    Torre autoportante de 35 mts , com 3 nano bean m5 300 e mais 1 wrom 5000 mimo.Caixa hermetica metalica com tudo que possa imaginar necessario logico
    meu cenario..para raios, aterramento no pé da torre ( 2 mts abaixo de 1,80 da profundidade) explico melhor:minha fundação tinha 1,80 de profundidade , apos essa medida mais 2 mts abaixo.Separado do para raios.6 barras em linha para o aterramento e outras 9 em quadrado para o para raios.Ja fazem 5 anos este sistema e lhe garanto sucesso ate o momento.Ha ia me esquecendo coloquei DPs na entrada do relogio.
    o importante é nada é de menos ou tudo é demais.Procure um bom eletricista antes para lhe orientar.ok Espero ter ajudado.



  3. a) Devo levar terra até minha caixa pelo cabo PP ou utilizo a estrutura da torre como terraa? ATERRA A TORRE COM 3 HASTES UNIDOS POR CORDOALHA DE COBRE .NÃO PRECISA DE LEVAR CABO DE COBRE, A TORRE ATUA COMO TAL.
    b) Como devo aterrar os rádios Nanostation que estão na torre ? Aterrar apenas o pino terra da fonte POE resolve ? o próprio cabo UTP que sai do POE aterrará o Nano de forma eficiente ? SIM, O UNICO ATERRAMENTO VALIDO PARA O RADIO COMO SEU É O FIO DE TERRA DA FONTE (O TERCEIRO PINO DELA) POIS PELA FONTE ENTRAM AS SOBRETENSOES DA LINHA ELETRICA E PRECISSA DO ATERRAMENTO PARA AS PROTEÇOES FUNCIONAREM. SE A FONTE NAO TIVER TERCEIRO PINO NÃO DEVE ATERRAR MAIS NADA.

    c) Na caixa, tenho um switch 8 portas básico da Intelbras, modelo SF800. Como devo aterrá-lo uma vez que a fonte não tem pino terra. Devo aterrar por dentro na placa ?NÃO DEVE ATERRAR. SE O FIZER VAI CRIAR UM CAMINHO ENTRE A SOBRETENSÃO QUE VEM PELO CABO REDE E O ATERRAMENTO, QUEIMANDO AS PORTAS LAN.


    d) Na caixa, antes dos equipamentos, utilizo um DPS. O aterramento dos itens dentro da caixa, devem ser conectados na saída de terra do DPS, ou antes do DPS ? NÃO , TODO O QUE VEM APÓS DO DPS NÃO ACONSELHO ATERRAR. O SURTO DEVE CHEGAR ATE O DPS , ESSE SIM BEM ATERRADO, E NÃO SE PROPAGAR.

    e) O cabo do para raio está muito próximo a estrutura da torre. Tem algum problema ? TEM SIM POREM DUVIDO CONSIGA RESOLVER POIS A INTENSIDADE DO RAIO É TAO ALTA QUE ESSES SEPARADORES CONVENCIONAIS NADA AJUDAM. POR EXPERIÊNCIA AFIRMO QUE CABO DE DESCIDA DO PARA-RAIO É INÚTIL. A TORRE TODA É METÁLICA É ATUA COMO TAL.


    f) Caso caia um raio na torre, se as proteções estiverem tudo ok, quais as chances de queimar algo MUUUUUITO ALTAS. POR ESSE MOTIVO , SE TIVER ALGUM PONTO MAIS ALTO NA REGIÃO, COM PARA-RAIO, PODERIAMOS PENSAR EM NÃO ATERRAR A NOSSA TORRE!!! OS RAIOS PREFERIRAM CAIR NO PONTO MAIS ALTO E MELHOR ATERRADO!!

    g) Devo sempre aterrar o neutro da rede elétrica ? SIM , POIS A MAIOR INCIDENCIA DE PROBLEMAS VEM PELA REDE ELÉCTRICA CONTRARIAMENTE AO QUE TODOS PENSAM. SE VOCÊ NAO ATERRAR O NEUTRO DA REDE ELETRICA , OS SURTOS NÃO TEM COMO DESVIAREM E AVANÇAM ATE SEUS EQUIPAMENTOS FACILMENTE. MAIS LEMBRAR QUE APOS DO DPS , NEMHUM EQUIPAMENTO MAIS DEVE SER ATERRADO, TODOS DEVEM PERMANECER "FLUTUANDO' EVITANDO ASSIM OS SURTOS PASSAREM DO DPS ATE SEU EQUIPAMENTO E DESCARREGAREM PELO TERRA DO MESMO.

    MEU CONSELHO MAIS VALIOSO : USE SEMPRE NOBREAK , ELE VAI EVITAR OS SURTOS ULTRAPASSEM DA REDE PARA SEU EQUIPAMENTOS.

    desculpe a maiusculas para diferenciar do texto original






Tópicos Similares

  1. Respostas: 4
    Último Post: 06-10-2009, 08:30
  2. Respostas: 11
    Último Post: 19-09-2007, 02:21
  3. Ponto de acesso em torre de rádio AM
    Por marcelomg no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 08-04-2006, 00:08
  4. PC com Star-OS em torre rola???
    Por tuxbrasil no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 21-11-2005, 17:56
  5. Respostas: 3
    Último Post: 29-03-2005, 15:51

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L