Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá, estou pesquisando sobre redes de fibra óptica, e queria saber se é possível atender um bairro utilizando a topologia em anel para que se a fibra romper de um lado, os clientes residenciais não percam a conexão.

2. Pelo que eu sei é possivel sim, na internet tem bastante material falando sobre.

Como estou pelo celular, não conseguirei pesquisar direito e lhe ajudar como deveria.
    --
    Dpetry

3. Infelizmente não é possível fazer uma topologia anel em uma rede PON, apenas em PTP.

O máximo que é possível fazer é colocar várias OLTs de pequeno porte espalhadas pela cidade, e interligá-las na porta uplink por um anel, seja óptico ou sem fio. Isso vai dar uma redundância no fornecimento do link em cada OLT, mas a rede PON continua suscetível a parar em caso de rompimento de fibra, não há o que fazer.

Esse é o pior problema que encontro nessas tecnologias de rede óptica passiva. Já até criei tópico aqui no fórum sobre exatamente esse mesmo assunto, mas ninguém respondeu.

-- Atualização: parece que é sim possível fazer a redundância. Mais informações nos outros posts do tópico.
    Última edição por TsouzaR; 22-07-2015 às 23:05.

4. Citação Postado originalmente por TsouzaR Ver Post
    Infelizmente não é possível fazer uma topologia anel em uma rede PON, apenas em PTP.

O máximo que é possível fazer é colocar várias OLTs de pequeno porte espalhadas pela cidade, e interligá-las na porta uplink por um anel, seja óptico ou sem fio. Isso vai dar uma redundância no fornecimento do link em cada OLT, mas a rede PON continua suscetível a parar em caso de rompimento de fibra, não há o que fazer.

Esse é o pior problema que encontro nessas tecnologias de rede óptica passiva. Já até criei tópico aqui no fórum sobre exatamente esse mesmo assunto, mas ninguém respondeu.

Por favor edite seu post

É possivel sim meu amigo, OLT como FiberHome e outras fazem normalmente

5. Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    Por favor edite seu post

É possivel sim meu amigo, OLT como FiberHome e outras fazem normalmente
    E como seria isso?

Usando splitters 2:N dentro da CTO, sendo alimentado por 2 fibras da rede PON vindo de rotas diferentes? É a única ideia do tipo que me vem à mente, mas nunca vi alguém fazer dessa forma, deve ser complicado até para autenticar a ONU, já que poderão haver (ou não) duas portas atendendo a mesma caixa.

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
    Último Post: 07-08-2016, 22:44
  2. Respostas: 4
    Último Post: 03-11-2015, 16:20
  3. Respostas: 3
    Último Post: 01-09-2015, 07:22
  4. Roteamento em topologia anel
    Por rpassinato no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 18-09-2012, 23:24
  5. WIRELESS/RÁDIO: Topologia em Anel