Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Pessoal,

    Me surgiu uma dúvida: é realmente necessário contratar uma equipe especializada para lançar cabos de fibra óptica de uma rede PON (FTTH) nos postes, ou dá para fazer isso por conta própria, com umas 2 ou 3 pessoas?

    Pergunto isso pois sempre vejo fotos de equipes com no mínimo 5 pessoas para lançar os cabos, com uns 3 agarrados no cabo, fazendo um esforço enorme para puxá-lo, enquanto outro vai encima do poste instalando as ferragens.

    É exagero dessas fotos, ou realmente há a necessidade de fazer tanta força assim no cabo, de forma a precisar que umas 3 pessoas puxem-no juntamente (me parece um exagero para meros vãos de 35m entre os postes)? Não basta 1 pessoa puxando o cabo e outro encima do poste prendendo as ferragens?

    Estou querendo economizar o máximo no meu projeto, e esse é um ponto que quero esclarecer para evitar gastos não tão necessários.

    Alguém tem alguma informação sobre isso e poderia compartilhar com o fórum?

    Desde já obrigado pela atenção.
    Até logo.

  2. parceiro ja ajudei a puchar míseros 2km, vou te contar com menos que 2 solo puchando fica fodaa pra cassete. Nos primeiros 1km blz mas depois alem do fato do sobe escada,baixa escada, carrega escada,sobe escada ainda tem que carregar ferragens e etc.

    Em suma 3 pessoa é pouco, 4 ja da pra trabalhar sem se matar. 5 seria o ideal

    Como diria minha o folgado do meu cunhado:

    - É faciuu nao moço!



  3. Depende do que está nas "Normas Técnicas" da concessionária.

    Se lá exigir empresa especializada, ou pelo menos uso de EPI's adequados, e também pode exigir CREA. Afinal, a estrutura é deles e qualquer coisa feita de forma incorreta pode gerar problemas para eles, por isso há exigências até bem exageradas às vezes.

    Puxar só na mão também é complicado por outro motivo. No projeto deve estar discriminado a força aplicada aos cabos e isso só com equipamento apropriado.

    Aqui eu vi um provedor fazendo tudo com pessoal deles mesmo. Nem um equipamento de segurança... sem aplicar cordoalha que nossa concessionária exige. Por isso sei que ele está clandestino...

  4. Até 12 fo 3 pessoas é o suficiente e pode esticar na mão mesmo que fica bom, vi aqui o pessoal da intelig passando 72 fo, não contei exatamente mais deveria ter uns 10 trabalhadores, nesse caso o esticamento era feito com maquina.



  5. Pode fazer por conta propria com 3 pessoas minimo e se tiver os equipamentos adequados como carretilhas, puxador ect.
    Se nao tiver conhecimento não adianta pois tem muitas tarefas adicionais que tem que cuidar no laçãamento. Contrata alguem que trabalhe em uma empreiteira para te assessorar.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 3
    Último Post: 16-10-2015, 05:57
  2. Respostas: 4
    Último Post: 28-03-2012, 01:06
  3. Kit de ferramentas para fibra óptica
    Por GuilhermeCampos no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 26-12-2011, 21:25
  4. Implantação de estrutura com fibra óptica
    Por cristianoribeiro no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 31
    Último Post: 06-12-2011, 09:42
  5. Mulher de 75 anos de idade corta fibra optica de Armênia com uma pá
    Por laurence669 no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 12
    Último Post: 14-04-2011, 22:33

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L