Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite,

Pessoal, gostaria de tirar algumas dúvidas e solicitar sugestões com vocês aqui do fórum.

Minha torre é quadrada, possui 09 metros e vai ficar em cima de uma laje fixada com 08 parafusos 16 x 200 atravessando a mesma ( laje ), até ai tudo bem, sem nenhum problema, então, quero a opinião de vocês sobre a ancoragem dos estais, vou colocar cada estai a 3 metros da base da torre ( usando a regra de 1/3 do tamanho da mesma ), como a mesma possui 04 lados, serão 12 estais ( o 1º ficará a 2,5 metros, o 2º ficará a 5 metros e o 3º a 7,5 metros de altura ), ai pergunto:

================================================================================================================

1ª dúvida:

Os 04 cantos ( onde ficarão a ancoragem dos estais ) de ancoragem, pode ser feito com parabolts ? Levando em conta o pequeno tamanho da torre, será que os parabolts suportarão ? Ou seja, nos cantos possuem colunas de concreto, ai queria colocar 01 parabolt com um olhal reto.

Segue link do parabolt:

http://produto.mercadolivre.com.br/M...m-25-pecas-_JM

================================================================================================================

2ª dúvida:

Qual material vocês mim indicariam para o estai ( cabo de aço, cordoalha de aço, etc ) ? Por favor mim digam também espessura e etc, se possível indicar alguma loja online, pois procurei e só encontro no ML.

3ª dúvida:

Vou precisar ainda pintar a torre, e como ela está a uns 3 meses parada, pegou um pouco de ferrugem, o que mim indicariam para tirar o ferrugem e fazer a pintura da mesma?

Desde já agradecido com as certas contribuições que virão...

2. Esta pergunta é para engenheiro... apesar de ser só 9 metros... estamos vivendo em época de mudanças climaticas... ninguém sabe o que pode vir pela frente.

Precisa ver como é a estrutura da torre, tipo de ferro, bitola, espaçamento dos travamentos, etc etc.. Torre fininha de 30cm é um perigo sempre.

Quanto ao parabolt, se for parrudo aguenta, mas não um só em cada canto.. daí vai ficar todo o esforço dos estais no mesmo parafuso. Além disso aquele postado é de 5/16" . Acho fino

Na verdade eu imagino que os estais não são para segurar uma torre, mas sim para estabilizar, evitar que ela fique "tremendo" na ponta e acabe girando sobre si própria. Se isso acontecer, não tem estaio que segure.

Nós sempre usamos cabo de aço. Cordoalha é muito dura, já o cabo é bom de trabalhar... e compramos normalmente desta empresa. Eles tem cabo, sapatilha, clip, esticador e parabolt.
    http://www.fg.com.br/

3. Opa, boa noite caro 1929.

Primeiramente obrigado pela contribuição, pois ela já mim levou a fazer algumas das medições da torre afim de postar aqui.

É o seguinte, a torre é quadrada e possui 30 cm nos 04 cantos dela, a estrutura dela é feita com cantoneira de abas iguais de 19 x 19 mm + 02 mm a espessura da parede dela, a ferragem das amarrações da torre, não deu para medir os espaçamentos, mais é feita com vergalhão de 5/8" .

A ancoragem já resolvi como fazer, e vou utilizar o cabo de aço 5/32 ( o que mim diz desse cabo de aço? ). Vou usar sistema anti-torção, já está pronto inclusive.

Mais mim diz, você utiliza qual o tipo de tinta para realizar a pintura da mesma? A minha pegou um pouco de ferrugem, não sei como tirar... Sim, a respeito do clima, é verdade, estamos vivendo tempos de mudança, mais aqui irmão, o calor é bravo ( interior da Paraíba ), dia mais frio 33 graus, o vento é pouco, e quando tem é quente e seco, chuva então nem se fala, a estiagem tá brava !!!

4. Citação Postado originalmente por isac13 Ver Post
    Opa, boa noite caro 1929.

Primeiramente obrigado pela contribuição, pois ela já mim levou a fazer algumas das medições da torre afim de postar aqui.

É o seguinte, a torre é quadrada e possui 30 cm nos 04 cantos dela, a estrutura dela é feita com cantoneira de abas iguais de 19 x 19 mm + 02 mm a espessura da parede dela, a ferragem das amarrações da torre, não deu para medir os espaçamentos, mais é feita com vergalhão de 5/8" .

A ancoragem já resolvi como fazer, e vou utilizar o cabo de aço 5/32 ( o que mim diz desse cabo de aço? ). Vou usar sistema anti-torção, já está pronto inclusive.

Mais mim diz, você utiliza qual o tipo de tinta para realizar a pintura da mesma? A minha pegou um pouco de ferrugem, não sei como tirar... Sim, a respeito do clima, é verdade, estamos vivendo tempos de mudança, mais aqui irmão, o calor é bravo ( interior da Paraíba ), dia mais frio 33 graus, o vento é pouco, e quando tem é quente e seco, chuva então nem se fala, a estiagem tá brava !!!
    Não me leve a mal, mas é o que imaginei. 30cm de secção e cantoneira 3/4 x 1/8". Realmente é bem frágil.... Ainda bem que são só 9 metros.

Com relação a ferrugem, tem um decapante antiferrugem... Tem várias marcas. é um líquido que passa com pincel e vai "comendo" a ferrugem... Qualquer loja de ferragens e tintas tem isso.
    Como fundo usamos o Zarcão... E vou mais além, creio que o zarcão aguenta muito mais do que tinta esmalte automotiva. Temos torre toda com zarcão sem outra cobertura por vários anos e nem sinal de ferrugem...
    3 maõs bem passadas

5. Recomendo sempre usar cordoalhas, temos algumas torres menores em cima de sobrado que usamos cabo de aço, mas bem reforçado, torres acima de 20 metros e extremamente importante usar cordoalhas, apesar da dificuldade de ser trabalhada.

Tópicos Similares

1. Torre autoportante de 42 metros
    Por jjuniorrn no fórum Redes
    Respostas: 20
    Último Post: 16-05-2017, 09:56
  2. Preciso de projeto de torre 15 ou 20 metros!!
    Por TreiscBr no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 14-12-2015, 07:21
  3. Respostas: 5
    Último Post: 10-09-2015, 05:59
  4. Torre Quadrada ou Triangular?
    Por Victorbd no fórum Redes
    Respostas: 17
    Último Post: 17-08-2012, 07:53
  5. Respostas: 5
    Último Post: 03-04-2008, 04:30

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L