Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Configuração Firewall Mikrotik

    Galera necessito de uma ajuda, estou colocando um MK na rede que só tem um servidor de terminal server. Vou criar uma vpn, para conexão de fora e assim conectar no servidor via TS. Quero configurar o firewall, para bloquear tudo, menos a porta da conexão remota, vpn e acesso a ele via rede local mesmo por winbox. estou tendo dificuldades com isso!! poderia dar dicas, desde já agradeço!!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sn0wt Ver Post
    Galera necessito de uma ajuda, estou colocando um MK na rede que só tem um servidor de terminal server. Vou criar uma vpn, para conexão de fora e assim conectar no servidor via TS. Quero configurar o firewall, para bloquear tudo, menos a porta da conexão remota, vpn e acesso a ele via rede local mesmo por winbox. estou tendo dificuldades com isso!! poderia dar dicas, desde já agradeço!!
    Crie uma regra com chain=FORWARD e action=ACCEPT para o IP do servidor e porta do terminal server.
    Crie regras liberando acesso da lan para internet (FORWARD) e da lan para o próprio MK (INPUT).
    Libere a(s) porta(s) e protocolos para a vpn.
    No final de todas as regras de liberação, adicione uma bloqueando todo o tráfego que não foi especificado antes (DROP).

    Não esqueça do dst-NAT para acessar o TS de fora se ele estiver com ip privado.

    Na wiki do Mikrotik você encontra mais sobre firewall: http://wiki.mikrotik.com/wiki/Firewall

  3. #3

    Padrão Re: Configuração Firewall Mikrotik

    Citação Postado originalmente por FMVC10 Ver Post
    Crie uma regra com chain=FORWARD e action=ACCEPT para o IP do servidor e porta do terminal server.
    Crie regras liberando acesso da lan para internet (FORWARD) e da lan para o próprio MK (INPUT).
    Libere a(s) porta(s) e protocolos para a vpn.
    No final de todas as regras de liberação, adicione uma bloqueando todo o tráfego que não foi especificado antes (DROP).

    Não esqueça do dst-NAT para acessar o TS de fora se ele estiver com ip privado.

    Na wiki do Mikrotik você encontra mais sobre firewall: http://wiki.mikrotik.com/wiki/Firewall
    Amigo obrigado pela resposta.

    A vpn e regras para liberação, ta ok, já consegui!!

    Essa regra chain=FORWARD e action=ACCEPT para o ip do servidor e porta do TS, seria uma NAT? como seria essa regra?

    Essas regras liberando acesso da lan para internet e lan MK(INPUT), seria para n perder acesso ao MK? como seria essa regra?

    Obrigado

  4. #4

    Padrão Re: Configuração Firewall Mikrotik

    A vpn está funcionando, consigo conectar, mas mesmo sem regras de firewall, não consigo pingar e nem conectar na máquina via TS. Algumas dicas ai

  5. #5

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configuração Firewall Mikrotik

    A faixa de ip do cliente vpn tem que ser diferente da usada na rede local

  6. #6

    Padrão Re: Configuração Firewall Mikrotik

    Obrigado deu certo!! consigo conectar no TS.

    Agora sobre as regras do firewall, conforme explicação lá em cima.
    Preciso liberar o TS no servidor, a vpn(já tenho as regras) e bloquear o resto tudo!

    Fiz uma regra de drop e forward de todas as portas, ai bloqueia a conexão do TS, qual seria a regra para liberar?

  7. #7

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configuração Firewall Mikrotik

    Faz uma regra de aceept para com destino o servidor TS e porta TCP 3389, e deixe esse regra acima da regra de drop.

    Não esqueça as estrelas

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    Faz uma regra de aceept para com destino o servidor TS e porta TCP 3389, e deixe esse regra acima da regra de drop.

    Não esqueça as estrelas
    Não está dando certo!!

    Fiz essa regra de bloqueio, n sei se está certa: Chain: forward / Protocol: (6)tcp / Dst. Port: 0-65535 / Action: drop

    A regra de liberação seria: Chain: Input / Dst. Address: IP Servidor TS / Protocol: (6)tcp / Dst. Port: 3389 / Action: accept

    Ta faltando algo?

  9. #9

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configuração Firewall Mikrotik

    Tenta colocar a regra de liberação na chain forward, e coloque acima da de bloqueio.

  10. #10

    Padrão Re: Configuração Firewall Mikrotik

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    Tenta colocar a regra de liberação na chain forward, e coloque acima da de bloqueio.
    Mudei aqui, mas não deu certo ainda!!

  11. #11

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configuração Firewall Mikrotik

    Sem a regra de drop funciona tudo certo?
    E quando tem a regra, você chega a se conectar na vpn?

  12. #12

    Padrão Re: Configuração Firewall Mikrotik

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    Sem a regra de drop funciona tudo certo?
    E quando tem a regra, você chega a se conectar na vpn?
    Funciona TS sim se desabilitar a regra de drop!! A vpn funciona pq tem duas regras de accept, porta 1723 e 47(gre).

  13. #13

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configuração Firewall Mikrotik

    Na regra de aceept, deixe sem porta de destino, coloque apenas o IP do servidor TS. E teste.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    Na regra de aceept, deixe sem porta de destino, coloque apenas o IP do servidor TS. E teste.
    Nada ainda!! olha ai como está!!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         FW MK.jpg
Visualizações:	537
Tamanho: 	128,3 KB
ID:      	60572

  15. #15

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configuração Firewall Mikrotik

    Tente criar uma regra de aceept com IP do origem o servidor TS, e o de destino a faixa de ip do cliente vpn

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    Tente criar uma regra de aceept com IP do origem o servidor TS, e o de destino a faixa de ip do cliente vpn
    Cara deu certo, muito obrigado!!

    Mais uma dúvida, com essa regra de bloqueio, tb bloqueia a navegação na rede. Quais regras teria que criar para liberar a navegação? No print ali, eu criei tres regras, accept porta http, https e dns. mas mesmo assim n navega!!

  17. #17

    Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    MS
    Posts
    697
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Configuração Firewall Mikrotik

    Opa blz, então não esquece minha estrela rsrs

    Sobre a navegação,. Colocou o IP de origem a faixa de ip interna na regra?

  18. #18

    Padrão Re: Configuração Firewall Mikrotik

    @sn0wt

    A regra que você fez de porta FTP, eu creio ser mais seguro desativar em Firewall / Services Ports.

    Assim como outros serviços ali listados que não forem utilizados no seu atual cenário.

  19. #19

    Padrão Re: Configuração Firewall Mikrotik

    Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    Opa blz, então não esquece minha estrela rsrs

    Sobre a navegação,. Colocou o IP de origem a faixa de ip interna na regra?
    Seria na Src. Address? Assim? se for não deu certo!
    Anexo 60573

  20. #20

    Padrão Re: Configuração Firewall Mikrotik

    Citação Postado originalmente por Dimas Ver Post
    @sn0wt

    A regra que você fez de porta FTP, eu creio ser mais seguro desativar em Firewall / Services Ports.

    Assim como outros serviços ali listados que não forem utilizados no seu atual cenário.
    To ligado cara, obrigado, mas aquela ali é só para teste mesmo, aprendizado. Vou desativar sim os serviços la!!