Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Boa noite amigos do fórum. Estou com a seguinte duvida, montamos uma nova torre encima de um morro ao lado da torre velha, pois vamos colocar todos os equipamentos da torre velha e um radio digital com antena de 1,2Mts, a torre velha não iria suportar.
    Ta mas minha duvida é a seguinte, fizemos o aterramento e o cara fez da seguinte forma: na ponta da torre ele colocou uma barra de cano galvanizado e para cima dele colocou um pedaço de eletroduto de uns 30 cm, só então colocou o para-raios, desceu o cabo (nu) por isolador até o chão e chegando em baixo ele não ligou o cabo a torre, deixando assim a torre isolada completamente do aterramento, corremos com o cabo uns 35 mts enfiando haste, medindo e tal... Na primeira haste eu tirei um cabo no qual eu liguei no rack. Voltando para torre, estou colocando os suportes das antenas tudo isolados da torre, estou usando mangueira daquelas pretas bem grossa.
    Gostaria de saber se tenho que ligar o aterramento dos equipamentos la encima no cabo do aterramento. Será usado cabo de rede blindado com fio de aterramento, esse basta interligar o patch panel no rack que está aterrado?
    Conversei com nosso engenheiro ai ele fala uma coisa ja vi aki no forum algumas contradições nq ele disse, sei la se alguem que ja vez tem entendimento poder me dar uma luz. Obrigado

  2. Esse aterramento faz parte apenas do Para-raios. Para aterrar a torre e os equipamentos é outro esquema.



  3. Bom dia colega, quando se fala em aterramento temos que tomar muito cuidado, aterramento de para raios principalmente, nunca se deve utilizar o aterramento do para raio para aterrar equipamentos os mesmos tem que ser separados na sua malha de terr, com a experiência aprendi que construir um para raio na torre de wireless só em último caso, por ex. Se existe vidas ao redor para o mesmo proteja las de uma possível descarga, o aterramento nos equipamentos é de vital importância para diminuir queimas.

  4. Anos atrás o aterramento do para raio era isolado da torre, mas nas torres novas eles usam a própria torre como condutor e o mesmo aterramento para equipamentos. A diferença que que se a torre for quadrada precisa ter 4 pontos de aterramentos conforme a distância entre os pés ou sapatas da torre. Montei 3 torres triangulares usando como condutor a própria torre, mas preferi adicionar o cabo por conta do material utilizado(ferro comum/ferrugem).



  5. Ja tivemos problemas com raios em torres, mas nos ultimos dois anos tudo melhorou.
    Se o para raios estiver ligado na torre torre toda se torna parte dele, o raio procura o caminho mais curto para chegar na terra, se tiver um cabo de energia no meio da torre, embora isolado, o raio por indução "pula" para ele ou para as antenas.
    Nossas torres o para raio isoladas das torres, no cabo que desce paras as hastes, nao usamos grampos, soldamos 30 cm cobre em cada hastes, depois colocadas no solo passa o cabo de ligação delas e soldamos o fio previamente soldados nas hastes nesse cabo.
    O aterramento da torre é separado do aterramento do para raios.
    Isso que aprendemos em varios anos e perdas de muitos equipamentos.






Tópicos Similares

  1. Guia de aterramento prático
    Por Magal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 03-12-2008, 09:32
  2. Mais sobre aterramento elétrico (iniciantes)
    Por Magal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 01-12-2008, 23:57
  3. A importância do aterramento
    Por Magal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 15-10-2008, 13:59
  4. Aterramento em clientes
    Por redewpf no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 12-08-2008, 12:30
  5. Aterramento
    Por niltonpess no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 5
    Último Post: 28-11-2007, 11:16

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L