+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OSPF+ENLACE+nbma, point to point, ptmp

    Bom Dia Galera.
    Estou com uma duvida, faz tempo eu vi um tópico no under, falando sobre esse assunto, só que fiquei com umas duvidas e deixei passar, o assunto se referia o modo de roteamento utilizado, em enlaces para ponto a ponto, muito dizem para enlaces como ubiquiti, é bom utilizar "nbma" ou "point to point" lembro de uma vasta explicação sobre isso que se referia que a ubiquiti não consegue trabalhar direito com multicast, por isso alteramos a forma para nbma, para que ele trabalha em unicast, assim não a perca de adjacência de rotas, rotas do nada caindo, clientes desconectando e outros problemas.
    Só que tenho ponto a ponto com mikrotik e algumas vezes acontece de cair as rotas.
    Gostaria de saber, se para qualquer forma de enlace, mikrotik, ubiquiti, intelbras, etc e bom utilizar nbma, ponit to point ?
    E por que acontece essas queda de rotas,? se falei alguma besteira me corrijam por favor.

    Lembrando que nos enlaces mikrotik eu uso Broadcast no network type!
    Agradeço a ajuda de todos.

  2. #2

    Padrão Re: OSPF+ENLACE+nbma, point to point, ptmp

    Bom dia, eu estava com o mesmo problema resolvi tirando o ip do loopback do ospf e mudando a instancia para redistribuir rotas estaticas e redistribuir rotas conectadas.