Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Boa noite amigos, estamos precisando fazer um ponto a ponto .. porem não temos visada ...
    conforme podem ver na imagem ...
    minha duvida é , sera que colocando um par de rd-5g30 + rocket e alinhar um pouco acima para que
    o link se encontre acima da obstrução ( arvores e casas ) vai funcionar ?
    o que sugerem os amigos neste senário ?
    Link a ser enviado é 30 mb ( dedicado )
    Obrigado desde ja pela atenção.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace edps.jpg
Visualizações:	131
Tamanho: 	732,0 KB
ID:      	60790
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         enlace edps.gif
Visualizações:	105
Tamanho: 	1,01 MB
ID:      	60789  

  2. Não existe isso de apontar a antena pra cima para os sinais se cruzarem e fechar um enlace.

    O alinhamento é reto, a onda de RF não faz curva, se a obstrução for pouca e não muito próxima da antena você pode até conseguir fechar o enlace com a performance que você quer, mas se for obstrução muito densa e perto da antena, não da, tem que aumentar altura, fazer um repetidor no meio ou da lado para contornar o obstáculo.



  3. Citação Postado originalmente por berghetti Ver Post
    Não existe isso de apontar a antena pra cima para os sinais se cruzarem e fechar um enlace.

    O alinhamento é reto, a onda de RF não faz curva, se a obstrução for pouca e não muito próxima da antena você pode até conseguir fechar o enlace com a performance que você quer, mas se for obstrução muito densa e perto da antena, não da, tem que aumentar altura, fazer um repetidor no meio ou da lado para contornar o obstáculo.
    Obrigado pelo retorno, analisando a imagem anexa ( repito.. não tenho visada.. olhando de um ponto para o outro .. fica algumas arvores e casas na frente )
    existe algum equipamento que possa sugerir ? ou na tese é quanto maior o ganho , mais chances ?

  4. Essa parte de RF "fazer curva" na prática até existe em termos, é a difração:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         fresnel_diffraction.jpg
Visualizações:	241
Tamanho: 	66,5 KB
ID:      	60791

    Mas... em pouco mais de 1Km com 2 antenas grandes e MIMO talvez (TALVEZ) consiga 3Mbps, mas nunca 30.

    O normal com SISO nessa distancia e obstaculo alguns metros acima da visada (Mas precisam estar distantes, tipo 400m ou mais, obstaculo perto tipo 50m é péssimo) é trafegar com sorte pouco mais de 1Mbps.

    A onda difratada é de qualidade horrível, se aumentar a antena tudo o que você consegue é perturbar a vizinhança (É uma solução de egoístas, portanto), mas não adianta ter um preambulo (SSID e cia) com sinal alto tipo -60dBm, se os pacotes de dados chegam por várias difrações (Não há uma via principal), com variação em intensidade, com tempos diversos (Pra minimizar os danos disso é só colocar ack-timeout gigante tipo 150uS pra essa distancia em 802.11n).

    Dentro de casa talvez você consiga 30Mbps atravessando parede mas é distancia curta e a parede em sí atenua 10 a 15dBm, a perda por distancia (free space loss) é tão pequena que o sinal passando pela parede ainda é muuuuito mais alto que os reflexos (Em paredes laterais, ou difratados em portas e tal), já em distancia longa os reflexos e difrações chegam por diversos caminhos, com diversos delays (Pelo caminho A leva 100uS, pelo caminho B o MESMO pacote leva 120uS, esse pacote é analizado 2 vezes, enche 2 vezes o ADC e o mixer, o chipset precisa analizar pra depois descartar, esse tempo de analise ajuda a derrubar tanto o troughput).

    Antes de 802.11n existia só 802.11g e 802.11a, com eles você não conseguiria 30Mbps NEM com visada! Só se incomodasse metade da cidade ocupando 40MHz de largura...

    Enfim, 30Mbps é MUITA coisa, é uma banda enorme, pra equipto comum, reveja bem se não tem como colocar uma mini-torre de 18m em cada lado, ou talvez num lado, talvez um mastro de 6m acima de cada telhado (Usando NanoBeam M5 19dBi que é leve e tem pouco arrasto por vento).

    Pode usar o Linkcalc da Intelbras:
    http://linkcalc.intelbras.com.br/LinkCalc/Default.aspx
    Ele pega dados de satelite sobre a altura, no mapa de relevo aparecem prédios e arvores mais antigos, então as vezes mesmo em cenário urbano ele ajuda bastante, vai que você descobre que com uma estrutura pequena de 18m resolve o problema, uma mini-torre de 18m custa mais barato que um par de direcionais com radome e cia, talvez seja vantajoso economicamente, além de permitir uma qualidade muito melhor.
    (Não adianta medir 3 ou 6Mbps em teste de throughput se o ping a 1400B é um lixo tipo 100ms, ou tem jitter e varia de 30 a 300mS com 15% de pacotes perdidos, e acredito que com 2 direcionais de 25-30dBi nessa distancia sem visada é isso que conseguiria, provavelmente 3Mbps (Com MCS9 talvez) mas com jitter enorme e pings gigantes, fora percentual de pacotes perdidos grande, isso geralmente não serve nem como quebra-galho (E já fiz isso por insistencia de cliente, pessoal inaugura sede/filial/industria/estoque e só DEPOIS de tudo pronto e FUNCIONANDO descobrem que precisam internet e ninguém atende, aí ficam perturbando pra fazer essas gambiarras sem visada "só por umas semanas", nunca presta pra nada além de coisa boba tipo whatss app e cia, perda de pacotes gigante e ping enorme atrapalha o que precisa trafego maior)



  5. tenta instalar 2 airgrid de 27 dbi que talvez passa ou fibra mesmo, devido a distancia pequena o custo pode compensar.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 11
    Último Post: 19-12-2013, 10:43
  2. Respostas: 18
    Último Post: 10-12-2011, 23:02
  3. Ajuda para fechar Enlace 1.4 Km com visada
    Por eneolliver no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 08-11-2011, 12:51
  4. Respostas: 23
    Último Post: 08-05-2007, 08:00
  5. Respostas: 8
    Último Post: 21-03-2007, 08:01

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L