+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão enlace bom throughput horrivel!!!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal ervino.png
Visualizações:	287
Tamanho: 	168,0 KB
ID:      	60828

    ola amigos boa tarde...ptp rocket dish30!ja testei todo tipo de canal,esta gargalando em 18mb/s...quando passa 18mb,um pacote de 10000 bytes esta demorando 1050ms pra passar...aceitavel seria uns 50ms!!!tenho um enlace de 29.6km tmb com rocket dish 30 que to conseguindo passar quase 60mb de rx...alguem tem alguma ideia???to com 130 clientes nessa rota!ta começando a complicar minha vida!
    preciso de um throughput real de uns 70mb nessa rota!o que me recomendam que não seja muito caro???meu faturamento ainda é muito baixo a empresa é nova,e por mais que eu tenha 150 clientes ainda nao ta dando pra invertir muito!fevereiro tive um prejuízo de uns 28mil com raios!só a minha rb 1100 que queimou custa $2000,00 e no valor que ta o dollar nem preciso comentar pois acredito que todos amigos que trabalham com microtik e ubiquiti estão sentindo no bolso!

  2. #2

    Padrão Re: enlace bom throughput horrivel!!!

    e como ta a linha de fresnel ? vejo que o airmax ta baixo e o CCQ tambem ..pode ser um problema de visada !

  3. #3

    Padrão

    acredito que o fresnel não esteja 100% limpo...mas em relacão ao ccq,ele baixa conforme consumo,se eu aumentar o throughput o ccq aumenta consequentemente tmb!vou postar uma print do airlink

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airlink ervino.jpg
Visualizações:	243
Tamanho: 	512,4 KB
ID:      	60829Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         airlink ervino.jpg
Visualizações:	243
Tamanho: 	512,4 KB
ID:      	60829

    lembrando que o airlink faz medições baseadas em fotos de satelite e conta apenas o terreno!ja alinhei o maximo possivel e não tem o que melhorar...o airlink diz que eu faria enlace em 40mhz,em 40 nao consigo nem abrir o AP e nao tenho trafego!

  4. #4

    Padrão Re: enlace bom throughput horrivel!!!

    levando em consideração o ruido e a qualidade de airmax, vc deve estar em algum canal com bastante interferência, para testar o fresnel tire o pigtail vertical e depois o horizontal e veja qual vi parar de trafegar... faz um teste em compliance para ver se melhora o airmax que vc descobre...

  5. #5

    Padrão Re: enlace bom throughput horrivel!!!

    Amigo seu nível de sinal está muito bom,porém seu ccq está muito ruim.
    Ccq ruim pode ser interferência ou frescal.
    Como vc disse que mudando para 40mhz piora muito a banda,acredito que seu frescal esteja bem ruim.Acredito ainda que a obstrução esteja por perto de um dos lados.Provavelmente vc terá que subir ou mudar de local.
    E um toque amigo,caso seja possível mais para frente use rb922 para enlace.Melhora muito sua banda.

  6. #6

    Padrão Re: enlace bom throughput horrivel!!!

    Vou contribuir com umas certezas;

    1) Se o nivel de sinal esta bom, não existe problema da zona de Fresnel. Quando o enlace tem varias zonas (sim são muitas) de Fresnel inteferidas , ela se manifesta pela BAIXA SINAL NO RECEPTOR.

    2)CCQ para ser bom tem que estar acima de 90% , isto significa que 90% do trafego passa na primeira instancia e 10% tem que ser repetido causando atrasso e lentidão.

    3) Baixo CCQ pode estar na elevada quantidade de clientes no mesmo AP ou na interferença de parte do canal escolhido . Para testar desabilita todos os clientes deixando so um e verifica se melhora as condições. Caso afirmativo verifica se ha um outro opredador no canal voce esta usando ou adjacente.No caso de um PtP o problema se resume a interferenças. Para minimiza-las deve aumentar o sinal recebido (-67 dBm é bom porem nao muito bom, procura pelo menos -58dBm). Outra mudança é diminuir a banda utilizada para 10MHz, dessa forma o radio trabalhara em modos MCS mais baixos (utliza menos portadoras) porem com potencias mais altas para vencer a interferença.


    Citação Postado originalmente por brunocemeru Ver Post
    Amigo seu nível de sinal está muito bom,porém seu ccq está muito ruim.
    Ccq ruim pode ser interferência ou frescal.
    Como vc disse que mudando para 40mhz piora muito a banda,acredito que seu frescal esteja bem ruim.Acredito ainda que a obstrução esteja por perto de um dos lados.Provavelmente vc terá que subir ou mudar de local.
    E um toque amigo,caso seja possível mais para frente use rb922 para enlace.Melhora muito sua banda.

  7. #7

    Padrão Re: enlace bom throughput horrivel!!!

    eu ja usava microtik a uns anos atras amigo...mas atualmente uso somente ubiquiti!e em relação ao fresnel,o airlink me diz ser limpo!mas o airlink tmb me diz que o sinal deveria ser de -56dbs,alinhamento eu ja tentei ao maximo!ja perdi horas alinhando ambos lados!vou postar uma foto da vista que tenho do ap....do station não tirei foto,mas é a beira mar com 30mtrs de altura e limpo de obstruções!

  8. #8

    Padrão Re: enlace bom throughput horrivel!!!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         visada morro finder.png
Visualizações:	172
Tamanho: 	1,37 MB
ID:      	60861concordo plenamente com tudo que voce falou amigo!e sim ja fiz todos esses tipos de testes,esse é meu enlace principal para uma certa região!nessa região tenho uma media de 90 clientes!sem uso o ccq crava em 100% facilmente!o ccq baixa por que a qualidade baixa com o uso em gargalo!em relação a canais,ja fiz todo tipo de teste possível!e em relação a descer a banda,esta fora de questão amigo...pois preciso de mais throughput,logo descendo a banda terei menos trafego!o estranho é que em um outro enlace que tenho,1.3km mais longo que esse.com os mesmos equipamentos e com mais interferencia tenho um bom throughput :/ esse meu outro enlace tmb esta em 30mhz mas estou trabalhando no canal 5990,pois la o station se encontra em um morro BV(é como chamamos o morro principal de antenas das cidades aqui,onde temos 30,40 torres com todo tipo de equipamentos e varias concorrentes do lado!)