Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Ola galera boa noite.

Estou começando a estudar a respeito desse esquema de radio.

hoje eu tenho na minha casa dois radios wom 5000 e 2 clientes tambem com o wom 5000. estou mais ou menos 2 meses lendo e me inteirando no assunto e vendo de fato como funciona, e como comecei sem um norte fiz dessa forma achando q era a maneira certa... hj entendo que tenho que ter um AP decente e para manter a compatibilidade e ir amadurecendo no conhecimento eu quero remover esses dois radios que estao na minha casa e colocar eles no cliente e estou cogitando colocar um apc 5m e uma antena omni... quero fazer dessa forma pois nao quero investir muito (grana pouca) e não quero nada de muito impactante, quero atender no maximo clientes a 1km e quero usar somente essa omni, so que não sei qual antena comprar, sei que tem q ser uma de 5ghz mas vi uns preços muito alto entre R$ 750 a 900, gostaria que me indicasse antenas se possivel baratas e que não seja tao exagerada no sentido de enviar sinal tão longe pois como disse quero mais é clientes perto de 1km...

2. Tem a possibilidade usar a Omnitik 5hnd ou UPA-5hnd level4 ou level5 (Não compre level3), é um roteador de desempenho razoavel com antena omni inclusa de uns 7,5dBi, serve pra conectar 1Km tranquilo, com a Wom5000 a 1Km (Tendo visada, claro) terá sinal pra banda tipo 5-8Mbps, mais que isso via rádio sai caro.

(Mas se for Wom5000 MIMO (Produto bem diferente da Wom5000) pode chegar nuns 10-15Mbps fácil nesse caso)

É a opção mais barata que conheço. Acho que está abaixo de uns R$ 600, e é roteador + antena, tudo pronto, é só configurar e pendurar no alto.

Mas... o sistema RouterOS que elas tem é bem diferente do setup de roteador de mesa (Ou das Wom5000), aqui no forum ou no google dá pra achar muito material sobre Mikrotik, apostilas ou cursos. Mas é um ótimo aprendizado, você se obriga a aprender sobre redes (TCP/IP) e sobre linux ao mesmo tempo.

3. Nem é tanto com qual "antena" começar... mas sim com qual "rádio" começar...

Creio que como o "Enciclopedia Rubem" disse, começa com Mikrotik.

4. São duas antenas de 7,5 cada somando 14dbi ou é só 7,5dbi mesmo?

5. Citação Postado originalmente por hostjunior Ver Post
    São duas antenas de 7,5 cada somando 14dbi ou é só 7,5dbi mesmo?
    Só 7,5 . Mas não se impressiona que este ganho já é bastante para o tipo de atendimento que a omnitik se propõe. Cada antena é numa polarização, mas não somam ganhos.

Tópicos Similares

1. Qual Antena Usar
    Por rodrigo_pagani no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 02-10-2007, 14:17
  2. Respostas: 5
    Último Post: 07-08-2007, 19:25
  3. Respostas: 8
    Último Post: 28-06-2007, 14:17
  4. Qual antena de maior ganho em 5.8
    Por tuxbrasil no fórum Redes
    Respostas: 4