Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal,

Faz um tempo que já estamos passando por este problema, veja o cenário:

Usamos STX-5HPnD em alguns ponto a ponto e elas estão conectadas em uma RB na torre que faz o papel de concentrador.

O que ocorre:
    Do nada a RB concentradora para de responder, aí vamos até a STX na interface LAN desativamos e ativamos de novo e ela volta na hora, isso acontece direto, e lá no winbox tem a informação de Link Down em status e consta várias quedas (conforme imagem abaixo).

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela 2015-09-13 às 10.39.20.png
Visualizações:	204
Tamanho: 	501,8 KB
ID:      	60916

O que já tentamos fazer e o problema persiste:
    • Trocamos a RB concentradora (por um outro modelo)
    • Já atualizamos todos os mikrotiks para a última versão (6.30.2)
    • Já desativei o Auto Negotiation (e neste caso piorou mais ainda)
    • Está tudo ligado no nobreak

Escrevendo este post tive a ideia colocar um switch no meio do caminho (entre os mikrotiks), será que pode ser algum problema por os dois estarem ligados diretamente e estar dando alguma incompatibilidade?

Enfim, se alguém tem alguma sugestão do que pode ser ou já passou por isso?

Obrigado

2. A ideia do switch é válida, teste também outra fonte, amigo meu passou por isso e era fonte.

3. Já verificou o cabeamento e os conectores?

4. Gilson, isso acontece sim.... É gozado pois não tem nenhuma lógica. Aparece do nada, fica algum tempo sem aparecer e as vezes é o contrário. Trava seguido.

E sempre o caminho tem sido este. Reiniciar....

No nosso caso não era cabo nem energia... muitas vezes simplesmente tira um SXT e coloca outro e o problema desaparece por um bom tempo. Depois volta....

Se fosse cabo ou energia não desapareceria o problema. Esta é a única lógica que encontramos na situação.

Tenho reportado esta situação já faz algum tempo. Até tinha parado de falar nisso pois tinha gente que dizia que uma rede vem configurada, bem instalada isso não acontece.
    Agora eu te pergunto: o que é uma rede bem configurada? Se os parâmetros estão como devem ser para o nosso caso e está funcionando bem, como seria configuração? Se fosse configuração não funcionaria bem desde o início. Não tem lógica.
    Se fosse instalação envolvendo cabos oxidados ou problemas com energia, também não resolveria só com a troca do SXT.... Não tem lógica.

A meu ver tem alguma coisa no projeto que causa isto. Pode ser algo relacionado com qualidade dos componentes... sei lá, mas que existe o problema, isso existe...

5. Estava tendo esse problema com uma Rocket M5, eu troquei os conectores e não aconteceu mais.

Tópicos Similares

1. Problema com ROTEADOR tp-LINK E MIKROTIK
    Por teiti no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 12-09-2014, 09:14
  2. Um problema com modem D-Link DSL500B [movido]
    Por jacksonezidio no fórum Redes
    Respostas: 8
    Último Post: 05-01-2009, 08:53
  3. Mikrotik Problemas com Frio.
    Por patrickcanton no fórum Redes
    Respostas: 4