Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Pessoal estou com um problema na rede wireless tenho este modelo de Roteador Tplink AC 750 Archer C2 1 em cada andar do Prédio no escritório sendo 4 andares.

    O problema que estou enfrentando seria em dois andares por ter maior concentração de dispositivos moveis ou seja quando est todos usando rede seja pelo notebook ou smartphone a rede no andar fica instável.

    A configuração do roteadores são todos iguais entre ISSD e senha, encriptação e Canal e todos os dispositivos estão amarrado via MAC chegando a 32 dispositivos a maioria smartphone.

    Qual seria a dica para melhorar esta rede?.

    OBS: Os roteadores Estão configurado para aceitar as duas bandas 2.4 e 5 Ghz, sendo que alguns notebook estão amarrado o Mac para usar a banda de 5Ghz e os Smartphone fica na banda 2.4 Ghz.

    Qualquer dica será e grande valia.

    abraço

  2. #2

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Ola, redes feitas com roteadores comuns sempre vai funcionar assim, porque esses equipamentos nao aguentam um grande numero de dispositivos por varios motivos. Como vc ja fez o investimento, o ideal seria localizar qual equipamento não esta aguentando o trafego e substitui-lo por unifi que eh próprio para este cenario. Vc faz o controle de acesso nos radios? Se for, isso tambem sobrecarrega o processamento. Pelo que estou entendendo estes radios sao AC e que devem ter um processamento melhor que os radios N, entao sendo assim vc poderia colocar seus radios todos em bridge e colocar uma routerboard getenciando sua rede, servindo dhcp e controlando os acessos.

  3. #3

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Pra mim boa parte do problema vem da necessidade de deixar tudo automático. Por infelizmente ainda tem muito smartphone novo rodando ridículos modos B/G ainda, a grande maioria dos notes roda N, e quase nenhum disp. comum roda AC. O único jeito de ter compatibilidade toda com modo fixo seria em G, mas... se limitar, digamos, no datarate de 18M (Pra ter alcance), vai ter banda agregada nuns 9-10Mbps no máximo.

    Você paga caro nesses roteadores mas é por features pro usuário, tipo porta USB e suporte decente a isso (Como print server, media center, essas coisas), não paga por um chipset de alto nível (É o mesmo chipset de um DLink Dir520 simplório!). Eu não arriscaria nem 15 dispositivos, que dirá 32.

    Enfim, também acho que todo roteador doméstico de mesa sempre vai funcionar assim, eles tem preço maior por ter features pra usuário único, não são roteadores parudos.

  4. #4

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Irei retirar este smartphone dos roteadores pelo menos até decidir em comprar algo que preste.

    Fui verificar esse tal Unfi e encontrei no http://produto.mercadolivre.com.br/M...-1-unidade-_JM

    Tem varios preço até R$1.600,00 é isso mesmo?

    Abraço
    Última edição por ccbsumare; 18-09-2015 às 20:14.

  5. #5

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Este equipamento Unfi estava pensando em usar dois deixar um no Primeiro andar e outro no terceiro andar e o segunda ficaria sem.

    será que o sinal chegaria o suficiente?

    Abraço

  6. #6

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Sim e não em wireless so testando. Esses equipamentos tem uma infiltração muito boa, mas não tem como afirmar sem testar , vai depender do cenário.

  7. #7

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    E não adianta um Unifi transmitindo a 36dBm EIRP, se os smartphones e notebook responderão a 18 ou 20dBm EIRP.

    É a situação que o sinal AP > Smartphone chega em digamos -75dBm, mas o sinal Smartphone > AP chega em -90dBm, e -90dBm é insustentável, cai só de olhar.

    Passar parede ou laje em angulo de 45º é péssimo, faz uma parede de 15cm ter 22cm de espessura, fora os reflexos (Efeito multipath), em cenário com muita parede e laje é melhor investir em antena maior (Sem exageros de 15dBi porque aí começa a dar muito ganho em ruído e reflexo) e mais AP's espalhados.

    Eu pensaria seriamente em colocar ao lado desses TPLink uns AP'zinhos baratos de R$ 70, fixos em modo B pra ter alcance, com antena direcional de 5-6dBi, ou mesmo uma omni de 7dBi, assim quem está com sinal pior se conectaria neles, modo B tem banda limitada mas pelo menos é onde se consegue estabilidade com sinais tão ruins tipo -85dBm.

  8. #8

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Exiate algum software confiavel que posso medir o sinal para saber como esta se comportando, estes que vem para smartphone é recomendavel.

    Procurei no Roteador da Tplink e não encontrei.

    abraço

  9. #9

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Esse firmware do Archer realmente não tem sinal exibido, alguns outros as vezes tem na aba Wireless Settings um botão Show active clients ou algo do tipo, onde mostra o RSSI (Que tem relação direta com o nível de sinal, RSSI de 25 é péssimo, é o que tem muito smartphone).

    No android ou num notebook você vai ver o sinal do AP até eles, essa medição é confiável. No Windows prefiro o NetStumbler, já no Android falta algo tão completo, tem quebra-galhos tipo WeFi ou algumas coisas com stumbler no nome, pelo menos exibem o nível de sinal atual.

    Mas... o problema de verdade é o sinal que vai do smartphone pro AP, esse sinal só pode ser informado pelo AP, não tem como você conversar com alguém a 50m e saber em que volume essa pessoa distante está te ouvindo, você só pode dizer o volume que você ouve ele. Com wifi idem, pra ter idéia dos lixos ridículos de sinais que smartphones tem veja um AP mikrotik ou ubiquiti, qualquer um, é bem fácil colocar lado-a-lado um notebook e um smartphone e o notebook tem -65 de sinal e o smartphone tem -85dBm, é só virar ou girar um smartphone e o sinal cai ou sobe 5 ou 8dBm.

    Enfim, software no smartphone ou notebook não adianta, o problema é justo no sentido o oposto, smartphone tem potência de emissão tipo 12 ou 14dBm, e anteninha de 2dBi, eles podem receber um sinal alto mas não tem potência pra responder com sinal suficiente. Unifi faz milagres porque consegue trabalhar com estabilidade mesmo com sinais lixo tipo -80dbm, os Archer da TPLink também conseguem muita coisa (Se comparar com um TPLink 741nd), os Linksys de R$ 400 pra cima idem, mas esses roteadores mais caros tem antenas de dupla polarização e não são omnis comuns, isso ajuda muito a ter estabilidade.

    Unfi tem omni, mas não é omni comum, não é elemento colinear tipo esses lixinhos de 2dBi, é elemento patch, desempenho 100% melhor.
    Archer C7 tem antenas internas boas, veja as 3:
    http://content.hwigroup.net/images/p...-archer-c7.jpg
    Mas cuida que são as 3 na mesma polarização, e... elas estão na parte mais "pobre" do aparelho, os amplificadores dessa etapa de 2,4GHz são pobres, enquanto nessa plaquinha mini-pcie tem um chipset bem mais parudo (QCA9880) com 3 amplificadores bem melhores.
    Talvez SE colocar ele fixo em somente 2,4GHz, em modo somente G, ele use essa plaquinha pra 2,4GHz, se ele fizer isso aí vai ter 6 antenas pra recepção, a coisa melhora muito. Teria que testar isso (Removendo as antenas sma também, e colocando de volta pra ver se o alcance muda). Mas provavelmente essa placa mini-pcie é fixa em 5GHz, e desativando 5GHz ela deixe de operar, tem que testar pra confirmar.

    No caso dos Unifi você paga mais caro por ter plastico grosso e proteção contra descargas (14KV?) nos modelos outdoor, e pelo software Unifi Controller, o custo extra não é de chipset e amplificadores muito melhores, por isso eles não resolvem qualquer coisa quando tem muita parede apesar do preço. Mas ao menos ele exibe no setup quando o sinal chegando dos smartphones (E quase sempre é coisa ruim tipo -80dBm, se tiver só 1 ou 2 paredes finas talvez chegue em -60dBm).

    Ao menos a título de teste devia colocar um roteador que exibisse os sinais de uns smartphones ou notebooks, pra ver se eles são mesmo tão baixos tipo -80dBm.

    Se com a antena original de 5dBi um roteador exibe o sinal de um smartphone em -80dBm, ao passar pra uma antena de 5dBi o sinal vai subir 5dBm, vai pra -75dBm, nem sempre muda o mundo (Vai que o smartphone chega com sinal -90dBm, subir 5dBm não ajuda nada) mas dá mais estabilidade quando o usuário movimenta o smartphone pelo apartamento. Pra definir antena seria bom ter algum referencia do pior sinal possível (O quarto lá no canto do apto no outro lado do andar), e tentar antena que faça com que o sinal dele chegue acima de -80dBm (-75dBm seria excelente).

    Claro, com 30 conexões com sinal tão ruim como -75dBm não há qualidade, só serve pra whatsapp, mas a princípio tem que ter mais aparelhos próximos ao AP. E de qualquer forma 30 pessoas em roteador doméstico de mesa é demais, o Unifi ao menos lida melhor com isso (Aguenta bem com 30 smartphones com sinal ridículo de -80dBm).

  10. #10
    Alex Rock Avatar de alexrock
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    S. J. do Rio Preto-SP
    Posts
    834

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Cuidado com especificações de fabricante, no mundo real a coisa é diferente. Você não vai colocar mais de 40 no Unifi (com qualidade) também não (em média 40 por banda).
    Digo isso por já ver isso na pratica.
    Ou seja, não adianta trocar 4 tp link por 2 Unifi.
    Minha sugestão seria vc testar trocar o firmware dele (a tp link geralmente tem um bom hardware mais um péssimo sofware) mas o seu dispositivo não é suportado, usa um chipset meio obscuro (MediaTek MT7620A.
    Tenho um equipamento da TP link (WDR3500) num cenário igual ao seu e com o firmware ddrwt segura normal o tranco.
    Inclusive consultando esses sites (http://wiki.openwrt.org/toh/tp-link/tl-wdr3500 e http://wiki.openwrt.org/toh/ubiquiti/uappro) vc vera a similaridade deles.
    Segue screen desse TP link WRD3500 (o mesmo hardware do Unifi UAP PRO, exceto pelo switch):

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         wdr3500 50 stations.JPG
Visualizações:	474
Tamanho: 	66,0 KB
ID:      	61044

  11. #11

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Irei fazer este teste que vc indicou.

    só uma dúvida se eu desabilitar o Dual Band e deixar só uma banda 2.4 já que 5ghz os smartphone não consegue conexão voi ter alguma esperança?

    A maioria do smartphone são Nokia Lumina 630.

    Abraço

  12. #12

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    E cuida a polarização das antenas. As internas ficam na horizontal então as externas deveriam ficar na vertical, assim:
    http://content.hwigroup.net/images/p...-archer-c7.jpg

    Se colocar ele em pé vai ter 6 antenas na mesma polarização, bem mais inútil que 3 em cada. Então não use ele em pé com as antenas pro alto:
    http://www.broadbandbuyer.co.uk/imag...rcher-c7-4.jpg
    As antenas precisam ficar a 90° do aparelho (Ou coloque uma antena na vertical, uma na horizontal, e um no meio a 45°).

    (Smartphone fica em movimento o tempo todo, por isso não é interessante ter antena só em 1 polarização)

  13. #13

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    aqui eu uso desta forma esta correto?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20150921_203234.jpg
Visualizações:	2545
Tamanho: 	902,7 KB
ID:      	61045Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20150921_203157.jpg
Visualizações:	690
Tamanho: 	909,8 KB
ID:      	61046

    Fiz o teste de sinal quando o smarphone (sansung Duos GT-I9063T fica proximo + ou - 2 metros do Roteador marca -47 dBm quando fico á 10 metros + ou - o sinal pula para -77 dBm

    Usei o app Wifi Analyzer pelo proprio Smartphone.

    O que achei interessante neste aplicativo ele mostra os canais disponiveis tanto para 2.4 como 5Ghz.

    Abraço

  14. #14

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Perfeito esse uso, as antenas internas ficam na vertical, e essas 2 externas assim estão na vertical.

    Sobre esse sinal de -77dBm, ele pode ser um problema porque o roteador tem potência de transmissão de uns 20 ou 22dBm, enquanto o smartphone tem potência de apenas 12 ou 14dBm, isso são digamos 10dBm a menos de potência num sentido.
    Então é natural que no sentido inverso (Saindo no smartphone e indo pro AP) haja sinal uns 10dBm mais baixo, isto é, algo na casa dos -87dBm.

    Agora, se o Archer está configurado no país Brasil, ele tem limite de 20dBm EIRP, isso dá um limite no radio nuns 15dBm (15dBm do radio + 5dBi da antena = 20dBm EIRP), se o smartphone tem uns 12 a 14dBm de potencia então o sinal smartphone>AP estará digamos entre -78 e -80dBm. Nesse caso é um sinal ruim mas não é um lixo inusável, só terá pouca banda e... não sei se o AP aguentaria uns 10 smartphones conectados com sinal ruim.
    (Eu uso MK assim, meia duzia de smartphone com sinal baixo detona com a qualidade de uma RB411. Onde tem essas distancias tipo 10m e paredes eu prefiro colocar CPE tipo NS Loco M2 como AP, a antena direcional permite uma qualidade de sinal (Smartphone>AP) muito melhor, mas tem que ser ambiente que comporta uma antena setorial num canto, NS Loco M2 tem antena de uns 60º então tem que ir num canto)

  15. #15

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    cada sala do prédio deve ter no maximo uns 25 metros de comprimento e 8 de largura e não tem parede as workstation são meia baia.

    e o roteador fica no meio da sala no alto como mostrei na foto.

    Mas já passei para direção e no memento vai deixar só 5 smartphone habitado em cada rodeador nos andares aqui são 4 andares.

    Temos varios notebooks de varias marcas e modelos alguns aceita conexão 5Ghz e outro só 2.4 voce acha melhor deixar habilitado nos roteadores só a banda 2.4 para verificar se vai ficar estavel.

    Abraço amigo.
    Última edição por ccbsumare; 22-09-2015 às 12:57.

  16. #16
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Citação Postado originalmente por ccbsumare Ver Post
    Pessoal estou com um problema na rede wireless tenho este modelo de Roteador Tplink AC 750 Archer C2 1 em cada andar do Prédio no escritório sendo 4 andares.

    O problema que estou enfrentando seria em dois andares por ter maior concentração de dispositivos moveis ou seja quando est todos usando rede seja pelo notebook ou smartphone a rede no andar fica instável.

    A configuração do roteadores são todos iguais entre ISSD e senha, encriptação e Canal e todos os dispositivos estão amarrado via MAC chegando a 32 dispositivos a maioria smartphone.

    Qual seria a dica para melhorar esta rede?.

    OBS: Os roteadores Estão configurado para aceitar as duas bandas 2.4 e 5 Ghz, sendo que alguns notebook estão amarrado o Mac para usar a banda de 5Ghz e os Smartphone fica na banda 2.4 Ghz.

    Qualquer dica será e grande valia.

    abraço
    Bem simples, tenho esse roteador e o mesmo precisa estar bem configurado para funcionar.
    canal limpo, sem interferências, e POTENCIA BAIXA.
    essa é a principal dica.Esse roteador é de uso doméstico amigo, nunca vais ter um desempenho decente usando ele se quiseres um uso profissional (Que é o seu caso) mesmo que vc não saiba.
    Um modo de tornar ele mais estável pra todos seria forçando ele pra modo G apenas.

    Abraço.

  17. #17
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Citação Postado originalmente por ccbsumare Ver Post
    aqui eu uso desta forma esta correto?

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20150921_203234.jpg
Visualizações:	2545
Tamanho: 	902,7 KB
ID:      	61045Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         20150921_203157.jpg
Visualizações:	690
Tamanho: 	909,8 KB
ID:      	61046

    Fiz o teste de sinal quando o smarphone (sansung Duos GT-I9063T fica proximo + ou - 2 metros do Roteador marca -47 dBm quando fico á 10 metros + ou - o sinal pula para -77 dBm

    Usei o app Wifi Analyzer pelo proprio Smartphone.

    O que achei interessante neste aplicativo ele mostra os canais disponiveis tanto para 2.4 como 5Ghz.

    Abraço

    As antenas estão erradas amigos...
    o correto da Omini é ficar para cima, e preferencialmente afastada da parede.

  18. #18

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    As antenas estão erradas amigos...
    o correto da Omini é ficar para cima, e preferencialmente afastada da parede.
    Os Archer Cx já tem antenas 3 antenas internas, nessa posição em pé elas ficam na vertical:
    http://content.hwigroup.net/images/p...-archer-c7.jpg

    Se colocar as 3 externas também na vertical terá todas as antenas na mesma polarização.

    Ele foi feito pra ficar deitado na mesa, com as 3 antenas internas na horizontal, e com as 3 externas na vertical (A 90° do roteador).

    Essas 3 antenas internas são 2,4GHz, as externas (Que vem da placa mini-pcie na foto) é que não sei se são usadas em 2,4GHz também.

  19. #19

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Voltando ao assunto digamos que eu escolha usar duas Unifi entre dois andares 2º e 3º onde tem mais dispositos Wireless.

    Eu preciso ter uma computador exclusivo para instalar o unifi controler?

    estava vendo alguns videos e mostram que tem que instalar o programa da unifi controler.

    Pelo visto tem varias modelos de Unifi indoor quais seria melhor para minha estrutura onde preciso conectar 30 dispositivos entre dois andares.

    • RO

    Modelo ubiquiti ap unifi uap Pro ou
    Modelo Access Point Ap Unifi Uap 2.4ghz

    Abraço

  20. #20

    Padrão Re: Rede wireless instavel com roteador Tplink Archer C2 AC 750

    Sobre o Unifi Controller, ele é só pra configuração, você instala o software em qualquer pc, configura, e pode levar o computador embora que provavelmente nunca mais vai precisar reconfigurar nada.

    (MK idem, você configura via Winbox ou SSH, nenhum deles é nativo do Windows, geralmente só precisa configurar 1 vez na vida, talvez dar uma conferida 1x por mes)

    O problema desse "entre 2 andares" é espessura de laje e cia, se é maciça, pre-moldada oca, etc, complicado garantir conexão. Mas... já te antecipo que o modelo UAP-LR não dá tanto alcance mais, ele tem mais potência mas só isso não resolve já que os celulares também precisariam mais potência pras respostas deles serem entendidas em distância maior.

    Enfim, eu não pagaria mais caro pelo LR pra esse caso não (Se fosse pra ter conexão de aparelhos com potências de emissão mais alta, aí sim. Tem notebook com 25dBm EIRP, mas a maioria dos smartphones fica nos 15dBm EIRP).

    Já entre o UAP e o UAP Pro fico na dúvida quanto a tanta gente plugada, mas tem quem use o UAP comum (O mais barato) em eventos com milhares de pessoas, então imagino que ele dê conta de 30 celulares tranquilamente.