+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link Voltando Balanceado

    Boa tarde,


    Recebo o Link 20mb Dedicado na Ponta A e vem em um ptp bridge ate a Rb do Loadbalance entrando na Ether1
    e recebo o link dedicado de 40mb na ponta b que entra na ether2 porem aonde recebo o link dedicado da ponta A
    no meio do caminho tem o local onde irei distribuir internet esta com nome pop novo ( vermelho) porem eu não queria distribuir apenas a internet do link dedicado da Ponta A e sim a saida ja balanceada com os 2 link.

    pensei em fazer isso com tunnel, criava tunnel na rb loadbalance fazia 1 bridge entre o tunnel e a saida e na rb do pop novo criava 1 tunnel identificando o tunnel da rb do loadbalance porem não sei se da certo. gostaria a opinião de vocês sobre o assunto ou entao trazer em vlan. o meu interesse é trazer o link para o pop novo ja balanceado no mesmo ponto a ponto que esta vindo o link da Ponta A. obrgiado.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tt.jpg
Visualizações:	82
Tamanho: 	87,4 KB
ID:      	61249

  2. #2

    Padrão Re: Link Voltando Balanceado

    Há duas formas de você fazer o quer:

    1) Faça uma VLAN entre a RB que faz o balanceamento hoje e a RB do novo POP e enderece as duas pontas com uma faixa /30. Configure a rota default na RB do novo POP para sair pela VLAN.

    Dessa forma ambos links vão até a RB do balanceamento, e de lá saem para o POP principal e para o novo. O problema é que o seu link da ponta A vai ir até a B e voltar até o novo POP (por onde já tinha passado), mas isso não será problema por enquanto se seus PTPs forem bem feitos e configurados, com capacidade para comportar isso.

    A VLAN é necessária nesse caso para evitar problemas com ICMP redirect, que ocorreriam no caso de apenas criar uma nova faixa /30 diretamente nas portas Ethernet das RBs do POP novo e do balanceamento.

    2) Faça duas VLANs na RB do novo POP: 1 para a RB do link dedicado na ponta A e 1 para a RB do link na ponta B. Enderece ambas pontas em ambas VLANs com um /30 (1 /30 para cada VLAN, logicamente). Configure a RB da ponta B para deixar o tráfego na VLAN passar por fora do balanceamento e ir direto para o link B. Faça um balanceamento dos dois links na RB do novo POP.

    Dessa forma não haverá tráfego dando voltas, usando desnecessariamente a capacidade dos PTPs. É a melhor forma.

    Na verdade nem há a necessidade de VLAN nesse caso, não há problemas com ICMP redirect porque não há link dando voltas como na solução 1. Pode simplesmente endereçar as portas Ethernet das 3 RBs em uma mesma faixa /29 e configurar as rotas, ex.:

    RB ponto A: 192.168.0.1/29
    RB ponto B: 192.168.0.2/29
    RB novo POP: 192.168.0.3/29 (gateways no balanceamento: 192.168.0.1 e 192.168.0.2)