+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão IP público para cliente físico é obrigatório? Cobrar ou não?

    Olá pessoal,

    Na empresa em que trabalho, não fornecemos IP público a todos os clientes, apenas aqueles que necessitam para câmeras ou games online. Sendo que cobramos o valor de R$30,00 a + na mensalidade.

    Procurei no site da Anatel mas sem resultados satisfatórios.

    Como está difícil de conseguir mais blocos IPs, damos prioridades a fornecer a empresas. E também evitamos fazer dst-nat em nosso server para redirecionar portas.

    A duvida é:
    1- A Anatel obriga a entrega de IP público a todos os clientes?
    2- Podemos cobrar por fora para o cliente ter esse serviço adicional?
    3- Cliente pode entrar no Procon para receber esse serviço 0800?

    Desde já agradeço. Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: IP público para cliente físico é obrigatório? Cobrar ou não?

    Se vc tem ip publico, forneça para todos seus clientes.
    Pois vc pode perder seu AS por não usar seus IPs. Agora se um cliente precisar de ip fixo, ai sim, vc separa um bloco, para esse fim, o restante mande dinamicamente para seus clientes!



  3. #3

    Padrão Re: IP público para cliente físico é obrigatório? Cobrar ou não?

    De acordo com o Marco Civil, voce tem que ser capas de informar qual cliente usou o IP em um dado dia e hora, ou seja, voce tem quer ter este log por 3 anos. O modo mais facil seria tem um radius fornecendo o IP publico de internet para cada cliente e é por isso qe colocamos todo o bloco em uso. Se voce tem como mapear o uso da internet pelo cliente nos NAT da vida OK mas lembre que quando chegar a intimação da justiça ela conterá o IP o dia e a hora em que foi cometido a inflação e voce terá que apresentar para a justiça o log de quem o utilizou. Se voce nao conseguir provar a sua empresa será processado pelo Marcos civil. Por isso e recomendado voce colocar todo o bloco em uso de forma dinamica e vai tirando o IP para ser fixo no cliente que paga por isso. A 2° razao para voce usar todo o bloco ja foi citado acima. O Nic.br a cada 6 meses faz uma revisão do uso dos blocos e os blocos que nao estao sendo utilizado sao retornado a eles, na verdade voce vai receber uma comunicação deles informando que perdera o bloco.

  4. #4

    Padrão Re: IP público para cliente físico é obrigatório? Cobrar ou não?

    Obrigado pelas informações também, e tenho uma dúvida também, como faço pra mapear o uso da Internet pelo cliente no Nat? Abraços



  5. #5

    Padrão Re: IP público para cliente físico é obrigatório? Cobrar ou não?

    voce teria que ter algum programa que gere log dos IP dos cliente com data, hora e ip acessado e por qual ip publico saio. E bem complicado encontrar programa que faça isso. Ja ouvi algumas pessoas falarem um usar o proxy de acesso so para gerar os logs mas isso se tornou questionável para o marco civil pois ele fala que voce mao pode ter isso. voce nao pode ter acesso ao conteudo acessado somente o ip de saida com o ip de destino. Por isso que é mais facil entregar o IP publico ao cliente.
    Nao é brincadeira, na hora que voce recebe a intimação para apresentar os logs e nao o cumpri a multa e bem pesada e é seu provedor que vai pagar.
    Geralmente a justiça manda um log de acesso ao site com os IP, hora e data e voce apenas informa seu log com o IP,hora,data,login do cliente. E super tranquilo se voce estiver ok.