+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida equipamentos Mikrotik

    Bom Dia.

    Sou novo no fórum, pois estou vendo para por um Provedor de Internet.
    Estou com dúvida de qual equipamento usar em um PoP onde terá no Máximo 40 Clientes.

    Estava pensando em fazer todo o controle por um RB Mikrotik e para os Clientes 2.4 de Conectarem um Groove 52hpn com uma Omni 6dbi e para os clientes 5.8 uma Omnitik .

    Minha pergunta é na questão se não seria melhor 2 Groove um para os clientes 2.4 e outra para os 5.8 ? Minha pergunta é se terá interferência ?

    Ou se mê indicam de acordo com este me cenário qual produto utilizar ?

    Desde já agradeço e peço ajuda ...

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida equipamentos Mikrotik

    por favor se alguem puder me informar o por que desse erro agradeço

    couldn't change interface <wlan1> - interface managed by capsman (6)

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida equipamentos Mikrotik

    Citação Postado originalmente por DGS Ver Post
    Bom Dia.

    Sou novo no fórum, pois estou vendo para por um Provedor de Internet.
    Estou com dúvida de qual equipamento usar em um PoP onde terá no Máximo 40 Clientes.

    Estava pensando em fazer todo o controle por um RB Mikrotik e para os Clientes 2.4 de Conectarem um Groove 52hpn com uma Omni 6dbi e para os clientes 5.8 uma Omnitik .

    Minha pergunta é na questão se não seria melhor 2 Groove um para os clientes 2.4 e outra para os 5.8 ? Minha pergunta é se terá interferência ?

    Ou se mê indicam de acordo com este me cenário qual produto utilizar ?

    Desde já agradeço e peço ajuda ...
    Mas você não quer colocar 2 omni né?
    Omni envia pra todo lado, se colocar uma do lado da outra uma vai interferir pesado na outra!
    Pra ter rede melhor se usa setorial, o radio pode ser Groove mas se for usar 2 antenas use antenas setoriais (De preferencia com homologação da Anatel, no ML tem uns lixinhos sem homologação a venda que são feitos em fundo de quintal com cano de PVC de forma muito tosca, desempenho ridículo).


    Interferência de 2,4 pra 5,8GHz não tem, mas coloque a Omnitik uns metros acima das antenas 2,4GHz.
    Omni deve ficar acima de tudo, se ela fica do lado de antena ou parede ela recebe em cheio reflexo do que ela mesmo transmitiu, isso detona completamente com a qualidade da rede!

    Se fosse uma setorial 90 ou 120° de qualidade eu diria que Groove aceita uns 40 clientes de uns 800Kbps sim, com boas instalaçãos (Nada de cliente sem visada!).

    Mas com a omni original sei lá se boto a mão no fogo por 15 clientes com rede boa, já que teria 2 omnis e isso obriga a colocar elas em alturas diferentes (Uns 1,5m acima/abaixo) e do LADO da torre/mastro.
    Mas tá, digamos que 15 clientes por Groove com antena omni original seja o mínimo a se conseguir com qualidade.

    Se a Omnitik operar sozinha em 5GHz e estiver acima de tudo, dá pra pendurar nela uns 25 clientes fácil (Desde que com instalações boas também, nada de cliente sem visada, e de preferencia todos com zona de fresnel quase toda limpa, já que está economizando na torre capriche nos clientes, coloque CPE alta, longe dos telhados, pra ter zona de fresnel limpa, se economiza num ponto precisa gastar em outro).

    Enfim, se é pra falar em rede com qualidade opte por setoriais. Omni devia ficar acima de tudo, e não tem como 3 omni's ficarem acima de tudo, uma do lado da outra é a pior bobeira a fazer, teria que colocar em alturas e LADOS diferentes da torre.
    (Com a omnitik em cima, já que 5GHz tem menor penetrabilidade ele precisa visada sem falta)





    Citação Postado originalmente por velhopolenta Ver Post
    por favor se alguem puder me informar o por que desse erro agradeço

    couldn't change interface <wlan1> - interface managed by capsman (6)
    Abra um post novo pra duvida DIFERENTE da do post inicial, não faz sentido mudar de assunto no meio de post alheio.

    E esse seu problema tem relação com o Capsman no MK, deve ter ativado ele.
    Vai no terminal e dá um:

    /interface wireless cap set lock-to-caps-man=no
    e depois
    /interface wireless cap set enabled=no
    (Esse último vai desabilitar o CAPsMAN, se você usa ele execute então só o primeiro comando)

    Se não der certo abra um novo post sobre esse erro específico, cada post tem seu assunto, não misture.

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida equipamentos Mikrotik

    Rubem obrigado pela resposta sobre o erro do CAPsMAN me ajudou bastante.

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida equipamentos Mikrotik

    Amigo, quer começar bem e sem gastar muito faça o seguinte
    1° esqueça o 2.4, se for para começar hoje já faça tudo em 5.8 que não vai se arrepender.
    2° Evite usar antenas Omnis pois é dor de cabeça na certa.
    3° Solução barata e boa seria usar Nano Station M5 como painel, Aqui tenho um Pop com 3 Nano Loco M5 rodando muito bem com cerca de 15 clientes cada um!
    4° para gerenciamento podes começar com uma RB750, que suporta ate 50 clientes por ai.

    Mas se puder gastar mais, tem equipamentos bem melhores como Rocket + Base Station, etc.

    Abraço.