+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Caida da minha torre principal - Cidade do Leste - Paraguai

    Temporal com vento muito forte derrubou a minha estacao base aqui no paraguai. Nao desejo o mesmo nem ao meu pior inimigo.

    Equipamentos perdidos.
    - Airfiber AF5U
    Equipamentos que conseguimos concertar
    - 2 Powerbeam AC 30dbi
    - 4 Powerbeam
    - 3 Sectorial e 3 rocket

    Dano total
    - 3500$ na torre (sem o airfiber que esta sendo concertado.)
    - 500$ concerto do AF5U
    - 15 dias sem conseguir prover servico bom para os clientes
    - Custo de 1560$ para a empresa estadual que tirou a torre do caminho, mais a multa pelos danos 250$
    - Cabos de fibra otica dos meus provedores todos down.

    Motivo da caida.

    A base da torre era só de 12cm de altura de cimento. A estrutura que segurava a torre no predio eram pedacos de metal soldados a base da torre de 12mm e 20cm de largura, nao tinha suporte suficiente para aguentar o peso, nem a forca do vento. Eles com o tempo foram se gastando e um dia nao aguentaram mais. Esse e o motivo da torre ter caido com a base de cimento no chao.

    Foi feita uma demanda ao fabricante da torre por negligencia. Ele devera asumir os custes da torre nova. O contrato foi feito em janeiro, a torre suportou 6 meses só. 6 MESES!!!!

    (Perdao pelo meu portugues.)




    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20150919_163911.jpg
Visualizações:	246
Tamanho: 	712,9 KB
ID:      	61382



    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_20150919_163909.jpg
Visualizações:	203
Tamanho: 	598,8 KB
ID:      	61381

  2. #2

    Padrão Re: Caida da minha torre principal - Cidade do Leste - Paraguai

    Rapaz mete no rabo do fabricante, torre vagaba ta doido.

  3. #3

    Padrão Re: Caida da minha torre principal - Cidade do Leste - Paraguai

    amigo desculpe ..e meus sentimentos... pq sei que e uma dor vc montar algo e de repente vc perder tudo e muito triste msm ... mais acho que o fabricante nao tem nada ver com isso.. olha o pedacinho de concreto que tava segurando uma torre desse tamanho como mostra as imagens a culpa e de quem fez a base

  4. #4

    Padrão Re: Caida da minha torre principal - Cidade do Leste - Paraguai

    Olha se eu vi direito a chumbada da torre não está certa a base deveria ser reforçada primeiro vc faz a base com concreto já posicionando os parafusos que irão ser presos na torre e mão colocando a chumbada ensina da estrutura funcionou só como um peso para manter a torre em pé

  5. #5

    Padrão Re: Caida da minha torre principal - Cidade do Leste - Paraguai

    Apesar da torre aparentar ser bem frágil, diria que o motivo da queda foi a má ancoragem dela na laje do prédio. Serviço muito mal feito. Quem o fez que deveria ser responsabilizado e não o fabricante da torre.

  6. #6

    Padrão Re: Caida da minha torre principal - Cidade do Leste - Paraguai

    nao gosto de desfazer do trabalho de ninguem cada um trabalho de forma diferente ... porem tem uns ai que ta fo%$#d@.. ai nao tem como nao falar e esculhambar pq acho que so assim a pessoa vai acordar pra vida e ver que esta fazendo um servico ruim e vai tentar melhorar .. e ainda acho que nem assim o cara acorda kkkk
    ''lembrando que estou falando do cara que chumbou a torre''

  7. #7

    Padrão Re: Caida da minha torre principal - Cidade do Leste - Paraguai

    Lamentável e um prejuizo que poderia ter sido evitado, mas força da natureza ninguém segura, porém torres que existem tem resistido bem, por que como nos comentários: ancoragem fraca, treliças finas e estrutura para a altura inadequada. É interessante refazer a torre, a qual pode ser recuperada fazendo um check list numa oficina para torná-la apta e da ancoragem nova com certeza. Existem desenhos de projeto no Brasil, pela Telebrás que atendem a todo o mercado, assim no caso além da torre, digamos se fosse uma bem projetada, tem outras dicas de como se evitar que ela viesse a cair na via pública, para tanto existem profissionais que podem lhe auxiliar para que a torre possa voltar a ser utilizada, mas sendo reaproveitada em partes, não ao todo, por que o metal deformou, já está comprometido, assim tem que ser feito substituição de partes danificadas. Um bom trabalho de restauração por meio de assessoria de engenheiro mecânico, civil, elétrico e, de telecomunicações, que neste caso parece que não estiveram presentes nesta obra, se estivessem ela não teria tido queda. O fabricante da torre, precisa ver no contrato de vendas o que foi elencado!!! Se houver interesse posso assessorar para a recuperação dela, para numa oficina ser realizada reforços da estrutura, reparos e substituição de partes dela, e de que tenho desenhos que apontam como deva ser a parte da fundação, além do que em cima de prédio como fixar melhor ainda, além da ancoragem correta. Estou á disposição. Os equipamentos podem ser recuperados, também. Atts,

  8. #8
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.360

    Padrão Re: Caida da minha torre principal - Cidade do Leste - Paraguai

    Torre deste tipo, o que faz a sustentanção não é a base, tanto faz se tiver 12 cm de altura(falta) ou 1 metro. Não vi na foto as ancoras, pois ela é principal ingrediente.
    Aqui na cidade, uma torre dessas de 40 metros caiu por falta de manutenção e despreparo do tratorista(limpeza do terreno), fica hoje em área urbana e pelo impacto caiu como se tivesse implodido mas manteve as âncoras estáveis.

  9. #9

    Padrão Re: Caida da minha torre principal - Cidade do Leste - Paraguai

    Bom dia pessoal... Caro TreiscBr, teria como vc mim enviar algumas fotos de como fazer a ancoragem de duas torres de 18 metros cada( uma estaiada e uma auto-portante) em cima de uma laje? Aproveitando e se tiver imagens tambem da ancoragem dos estais numa laje eu agradeceria muito se mim enviasse.Obrigado. email: [email protected]

  10. #10

    Padrão Re: Caida da minha torre principal - Cidade do Leste - Paraguai

    ... é triste quando acontece isso, muito prejuizo e o cliente quer a net funcionando, mas a culpa não foi de quem fabricou e sim de quem a instalou, pelo que vi ela não esta estaiada (tem lugar que falam ancorada), já vi torre em cima de prédio com chumbadores tipo bucha de plastico, só que toda estaiada e ela estaiada da uma segurança muito maior, a cada 3m de altura com cabo de aço prendendo a torre em um ponto no chão para ela não balançar, s ela começar a envergar já era, provavelmente a sua caiu por falta disso.

  11. #11

    Padrão Re: Caida da minha torre principal - Cidade do Leste - Paraguai

    Dia pelo que vi a o Cara não cavo não fez uma sapata boa.... putz até um servente de pedreiro faria melhor mano. Eu costumo cavar um quadrado d 90 cm por 1,50m de fundura ate em postes .....

  12. #12

    Padrão Re: Caida da minha torre principal - Cidade do Leste - Paraguai

    amigo desejo do fundo do meu coração que você resolva o quanto antes, e que tenha poucos prejuizos ja passei por situação parecida. Não desejo a ninguem.

  13. #13

    Padrão Re: Caida da minha torre principal - Cidade do Leste - Paraguai

    Entao Aqui eu To lite ainda Vai fazer 1 mes que caiu essa torre minha mais não foi facil mais to fazendo outra . mais olha a base la firme ( passou um mini tornado aqui na minha região na noite do dia 24 de setembro e levou tudo pela frente )

    Antes....
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torretaq.jpg
Visualizações:	156
Tamanho: 	144,5 KB
ID:      	61394

    depois kkkk to triste ainda
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torretaqdest.jpg
Visualizações:	147
Tamanho: 	238,0 KB
ID:      	61395Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         torretaqdest1.jpg
Visualizações:	155
Tamanho: 	146,5 KB
ID:      	61396
    Sorte que não era a principal ja meu deu um transtorno . kkkk

  14. #14

    Padrão Re: Caida da minha torre principal - Cidade do Leste - Paraguai

    O fabricante da torre fez a base dela. A base de concreto não estava com ancoragem.

  15. #15

    Padrão Re: Caida da minha torre principal - Cidade do Leste - Paraguai

    Ola amigo, ainda bem que foram apenas danos materiais - vc sobe outra torre, dessa vez seguindo as recomendados que o pessoal mais experiente ai passou. De qualquer forma obrigado por compartilhar sua experiencia conosco.

    Aqui temos 1 torre autoportante de 21mts e uma estaiada de 21mts. Em ambas seguimos as recomendados do fabricante em relacao a base e estais. A autoportante tem uma base de concreto de 2x2x2 (8 metros cubicos), mas diretamente no solo.

  16. #16

    Padrão Re: Caida da minha torre principal - Cidade do Leste - Paraguai

    Bom dia! Coloquei outro dia um texto sobre esta questão, mas sumiu de alguma forma!!! Sou engenheiro mecânico e posso colaborar para com sua torre, em como recuperar ao todo e, que os equipamentos podem ser também renovados, até por que nem todo material é perdido, apenas se substitui aquela peça que teve deformação plástica, que terá um residual de enfraquecimento localizado. Deste modo, por estar neste campo recente, desde 2011, sou projetista de mecanismos, ou de pequenas peças com precisão ou não, tudo vai em função do que alguém necessitar. Caso tenha interesse em revitalizar sua torre estou à disposição in box.