+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto provedor ubiquiti + mikrotik + 50 mega GVT

    Oi amigos, desculpem se já há vários posts falando no assunto. mas não achei algo que saciasse completamente minhas duvidas, então vou postar aqui o meu caso especifico.
    Eu gostaria de saber o que mais eu precisaria para iniciar com um provedor, sendo que já tenho os dois pontos, onde sair e onde receber o link para então distribuir.
    inicialmente usando um link de 50 Mega da GVT ADSL com IP fixo(eu sei que não é o ideal, mas as empresas que tem na região abusam e não se importam com o mínimo de qualidade, e o quanto antes for podendo alugar link dedicada farei, para poder crescer.)

    Para equipamentos iria usar:
    1 RB 750GL L4 para gerenciar os clientes via PPOE (Que ficaria no ponto inicial aonde eu vou receber meu link)
    2 POWERBEAM NBE-M5-400 5GHZ 25DBI para fazer o link principal da repetidora
    1 ou mais(dependendo da demanda e distribuição do sinal) NANOSTATION5 MIMO para distribuir o sinal para os clientes
    NANOSTATION LOCOM5 MIMO (para receber o sinal na casa dos clientes)

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	591
Tamanho: 	89,8 KB
ID:      	61781(a imagem não está bonita, mas dá para ter uma ideia)


    Uma das duvidas que tenho é que num provedor que eu vi(que também usa ADSL da GVT) o servidor deles, tinha um RB 1100, e um computador velho(que o proprietário falou que era para DNS). Minha duvida é para que serve esse computador, e se ele é necessário para minha aplicação.

    Obrigado a todos vocês.

  2. #2

    Padrão Re: Projeto provedor ubiquiti + mikrotik + 50 mega GVT

    Bom dia amigo,

    Assim sobre os equipamento que você tem intenção de Usar:

    RB750 até um mês atrás eu a usava com um pppoe de 160 clientes, com processamento de 75% de clock. Para mim foi uma ferramenta ótima. Hoje uso uma 450 G

    POWERBEAM NBE-M5-400 5GHZ 25DBI são excelentes para ponto a ponto em minha opinião, mas aqui uso APC 5m 18+ Plus da marca Intelbras para essa Distancia.

    No caso das bases eu não utilizaria
    NANOSTATION5 MIMO funciona ate 20 clientes cada uma, apos isso começa a dar perda de pacotes e loping na rede, deixando sua rede lerda.

    Uma das informações que reparei é que não sitasse a documentação como ANCINE, ANATEL, SCM, etc... Em minha região se não tiver eles te lacram, e reincidência já deu cadeia de 3 meses.

    Sugiro dar uma olhada pois os concorrentes mais cuidam de nós do que dos próprios funcionários deles.

    Espero ter ajudado com Respeito a essas dicas e Boa Sorte.

  3. #3

    Padrão Re: Projeto provedor ubiquiti + mikrotik + 50 mega GVT

    Olá Amigo, todos esses equipamentos que você citou são sim bons e funcionais, o que precisamos saber para te ajudar mais, é sobre sua expectativa de atendimento, ou seja, o quanto você pretende crescer com essa infra e quantos clientes deseja atender. Sobre o servidor que você viu que tem nesse provedor pode ter várias aplicações, não tem como saber só de você explicar assim. Caso precise de ajuda me add no skype: oc.networks. até mais.

  4. #4

    Padrão Re: Projeto provedor ubiquiti + mikrotik + 50 mega GVT

    Amigo dns e assim
    vc digita ai www.google.com isso leva uns ms (milisegundos) para ir em um servidor de dns que vai redirecionar vc para a tal pagina que vc digitou ou seja se o servidor de dns tiver la no japao vai la e volta pa vc mais se vc tem um servidor de dns ai seus clientes ja digita e seu servidor de dns ja direciona eles para tal paginas que eles querem resumo servidor dns e para direcionar vc para sit que vc deseja e no seu caso nao e necessario nao

  5. #5

    Padrão Re: Projeto provedor ubiquiti + mikrotik + 50 mega GVT

    Pessoal desculpem a demora em responder, e dar mais detalhes(tempo está voando).

    Respondendo abaixo:

    Perguntei de cada equipamento que pretendo utilizar, pois fiz orçamentos comprando na Excell do paraguay e é o que o dinheiro me permite,(e conforme eu consiga expandir, faria upgrade dos equipamentos)

    sobre a licença, aqui na minha região a maioria trabalha sem licença(inicialmente eu também faria isso, mas com a missão de quanto antes conseguir acertar toda a documentação para poder crescer sem se preocupar)


    Agora minha outra duvida, com os equipamentos citados no post:

    preciso de mais algum equipamento para poder começar a ofertar os serviços?

    rb 750gl para controle
    powerbeam 25dbi 400 mhz para link
    nano station m5 para enviar o sinal
    e nano loco m5 para receber nos clientes (que ficarão perto da repetidora de sinal)

  6. #6

    Padrão Re: Projeto provedor ubiquiti + mikrotik + 50 mega GVT

    Pode por uma Edgeroute para o roteamento e servidor DNS e a RB750GL para controle. A diferença de um servidor DNS na rede é muito grande, pois não terá que aguardar tanto a resolução dos nomes. O cache DNS da mikrotik não é dos melhores mas o da Edgerouter, mesmo o padrão que é DNSmasq já dá uma diferença, aqui em casa uso um TL-WR841n com openwrt que usa o DNSmasq e configurei ele para cada solicitação requisitar em todos os DNS da minha lista (operadora, google, uol, terra e gigadns), como DNS não usa muita banda com isso os carregamentos das páginas melhoraram muito. Configurei o tempo minimo de cache para 1 hora e o TTL quando não definido também de 1hora. A sensação é que a internet está mais rápida. Com a edgerouter dá para instalar um unbound e utilizar o dnsmasq paralelos, um fazendo as solicitações com os ROOT servers e outro as solicitações com os DNSs da operadora e demais, quem responder primeiro é repassado para o cliente e na medida que o cache aumenta, mais endereços ficam na memoria.

  7. #7

    Padrão Re: Projeto provedor ubiquiti + mikrotik + 50 mega GVT

    Bem amigo.
    Sobre colocando custo em jogo. Com esse equipamento e link você atenderá em média 65 clientes com qualidade.
    Se tiver oportunidade coloque um servidor cache como Bfw(gratis) ou o tandercache.

    É para prosperar seja sempre franco com seus clientes.

    Tenha uma Boa sorte

  8. #8

    Padrão Re: Projeto provedor ubiquiti + mikrotik + 50 mega GVT

    Carlosomena, obrigado pelas dicas,

    o que seria para o roteamento?
    o link q saira da RB?

    sobre o resto vou pesquisar mais para entender tudo o que você falou.

  9. #9

    Padrão Re: Projeto provedor ubiquiti + mikrotik + 50 mega GVT

    Ebudny, obrigado pela sua ajuda

    A minha meta é qualidade, pretendo inicialmente vender planos de 1 e 2 mega, sem limites de trafego.

    sobre não conheço muito cache, já ouvi bons e maus comentários.

  10. #10

    Padrão Re: Projeto provedor ubiquiti + mikrotik + 50 mega GVT

    Estive essa semana organizando uma proposta para um investidor, ele mostrou se interessado, marcou de me dar a resposta dia 11/12 a tarde.

    Caso ele decida investir, tenho em mente equipamentos melhores ,e buscar toda a documentação logo no inicio.

    ainda pretendo usar o link da gvt adsl porem contrataria um dedicado de 10mega(fazer um load balance) que sairia por R$1200 que já cotei com o representante da região ( com o tempo deixar somente no dedicado)

    mas deixarei vocês a par de tudo, sobre os planos, decisões equipamentos e as duvidas, que certamente surgirão.

    Obrigado a todos

  11. #11

    Padrão Re: Projeto provedor ubiquiti + mikrotik + 50 mega GVT

    Citação Postado originalmente por mrcrowley Ver Post
    Carlosomena, obrigado pelas dicas,

    o que seria para o roteamento?
    o link q saira da RB?

    sobre o resto vou pesquisar mais para entender tudo o que você falou.
    Roteamento no seu caso seria pegar o IP público da GVT e mascara e dividir para para seus ips privados.

  12. #12

    Padrão

    Carlosomena

    tem algum modelo do edgerouter que vc recomendaria então?

    no local do servidor que eu vi lá, e foi mencionado no inicio do tópico, chegava um link da gvt adsl, no rb1100 deste saia para um roteador(de medida 1u) que não sei o nome nem modelo, e dele saia para um conversor de fibra que enviava o sinal até um prédio alto. talves fosse pra isso

  13. #13

    Padrão Re: Projeto provedor ubiquiti + mikrotik + 50 mega GVT

    Bem amigos,

    Para não atrapalhar muito o nosso colega ai:

    rb1100 = Serve como roteador, eu aconselho usar PPPoe na distribuição de Saída, visto que irá trabalhar com pouco processo.
    Nano Station = Colocar a Configuração delas em modo Ponte com senhas wpa2
    Nano Loko= Colocar como clientes.

    Assim conseguirar atender até 150 clientes, claro que aumentando o Link.