+ Responder ao Tópico



  1. Qual a diferença da linha de rádios ubiquiti AirOs m2 2.4ghz para a linha de rádios Unifi

  2. O software.

    Unifi tem um gerenciador e configuração simples pra um software unificar a configuração de vários AP's meio iguais.

    Digamos que é um hotel, tem 40 quartos e 6 AP's, num único software você controla os 6 AP's. Enquanto se fosse um UBNT comum (Bullet, Nanostation) teria que entrar de AP em AP pra alterar algo.

    Mas o software também é diferente na tomada de deciões sobre o que fazer com sinais baixos e pacotes perdidos. UBNT comum é feito pra lidar com conexão parada, se trocar de AP a conexão pode cair, o sinal é geralmente bom (Virá de outras CPE's, de desktops ou notebooks com antenas boas), o foco é em desempenho.

    Já nos Unifi o software se foca em manter conexão com sinais baixos, smartphones sempre tem potência ridícula então sempre responderão com sinal baixo, se aplicar as mesmas regras no chipset de RF vai ter conexão caindo toda hora, mas ele não faz isso, ele dá um timeout maior nos pedidos, varia mais o ack-timeout, mesmo que o pacote do usuário (payload) seja perdido no pacote wireless ele não trata como perda total, se o preambulo está legível ele pede o reenvio do pacote do usuário e não do pacote wireless, ele não força o agregamento (Não tem pacotes grandes. Compara um ping -l 32 com um ping -l 1400 pra ver a diferença de tempo e perdas, forçar agregação aumenta velocidade (Em PTP é ótimo) mas derruba a estabilidade com sinais baixos)).

    Tem uns 50 pequenos detalhes que conexão mobile precisa, a linha Unifi atende eles, além dessa parte de unificar config. num único software.

    Pra provedor de internet ele não serve, vai gastar processamento com troca de status entre AP's e cia (Pra manter a conexão de usuário móvel) sendo que provedor de internet vende conexão fixa (Antena ou CPE fixa no telhado dos clientes, sem movimento), talvez pra provedor relapso que tem mania de fazer instalação sem visada melhore algo, mas via de regra não é assim que provedor trabalha.

    Em empresa comum com 10-15 smartphones e notebook não consegui ver diferença nenhuma em alcance e throughput com NS M2 Loco e Unifi AP ou mesmo com os velhos Picostation, porque não é um cenário que gere gargalos pra nenhum deles. Mas se o foco é velocidade de rede (Em ambiente empresarial tem muito software via rede) é melhor colocar UBNT comum e caprichar nas antenas das estações (Que provavelmente ficarão paradas, no máximo trocarão de mesa), já num ambiente com muitos aparelhos diferentes toda hora (Clientes de restaurante, hotel, etc), aó vai ter mais queda de sinal por perda de pacote, nessa hora Unifi levaria vantagem.

    Fora outros detalhes que o próprio Unifi controller tem (Prioridade alta pra usuários e baixa pra convidados, troca de dados entre AP's pra facilitar mobilidade (Desconectar de um ap e conectar em outro automaticamente), mas isso é do software, a UBNT poderia fazer isso pros UBNT comuns se quisesse, não é intrínseco dos Unifi e sim opção.

    Pra usuário doméstico, pra meia duzia de dispositivos, não tem como um ou outro ter alguma diferença.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 11
    Último Post: 16-03-2016, 14:35
  2. Qual a capacidade de um rádio basico...
    Por wagnerb no fórum Redes
    Respostas: 47
    Último Post: 15-12-2009, 12:43
  3. Respostas: 37
    Último Post: 05-05-2009, 14:38
  4. Respostas: 2
    Último Post: 12-01-2005, 22:14
  5. Mais de um radio na maquina
    Por Bronius no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 13-07-2004, 09:10

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L