Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite povo.

Hoje tenho uma duvida, estou começando a fazer uma distribuição de banda, mais não sei quantos de link devo compra, gostaria que vocês me ajuda sem. segue a baixo as seguintes informações:

Eu tenho 100 clientes e quero disponibilizar 5 megas pra cada um deles, quantos de link devo compra ?

2. 50 Mbps

3. Isso mesmo, 50 Mbps é uma boa estimativa de consumo para seu cenário

4. Boa noite amigo, se eu tenho 100 clientes e quero disponibilizar 600 kbps para cada um deles, quanto de link eu tenho que comprar?
    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Isso mesmo, 50 Mbps é uma boa estimativa de consumo para seu cenário

5. Pra saber isso basta vc multiplicar a quantidade de clientes pela velocidade de cada um, aí vc vai ter a quantidade total de link q vc vende. Depois disso vc divide por um fator que corresponde a uma taxa de ocupação da rede pelos clientes.

Nesse caso que citou ficaria assim.

100 clientes x 0,6 mega (600kbps) = 60 Megas . Essa é a quantidade total de link q vc vende. Se todos seus clientes se conectassem ao mesmo tempo e utilizassem toda a banda contratada esse seria o consumo da sua rede.

Porém não existe nenhuma rede que acontece isso. Nem todos seus clientes estarão conectados ao mesmo tempo e mesmo os que estiverem conectados não estarão usando a conexão ao máximo o tempo todo. Por isso vc deve dividir essa banda total vendida por um fator que corresponde a uma estimativa de percentual de utilização dos seus clientes.

Não existe nenhuma regra pra determinar esse fator de utilização. Pra se chegar a esse valor a única forma é através de observação da rede em funcionamento. Cada rede vai ter um valor e esse valor pode ser influenciado por diversos fatores. Por exemplo: Nos fins de semana e em dias chuvosos o trafego da rede aumenta.

Mas depois de alguns anos trabalhando com provedor já podemos ter uma certa tranquilidade para saber que, geralmente um fator de utilização de 10% é o mais comum e dificilmente terá gargalo na rede utilizando esse valor como referencia.

Portanto para saber quanto de link vai precisar basta multiplicar o quanto de link vc vende por esse fator de 10%, ou seja:

100 (clientes) x 0,6 (megas) x 0,1 (fator de 10%) = 6 Mbps

Se quiser saber o consumo para outros cenários basta utilizar essa metodologia.

Entendido?

Tópicos Similares

1. Respostas: 6
    Último Post: 16-05-2013, 16:40
  2. Respostas: 9
    Último Post: 19-03-2013, 10:18
  3. Respostas: 2
    Último Post: 12-08-2007, 20:04
  4. Link 1 MB X Quantidade de Clientes
    Por marcoveck no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 18-05-2007, 21:24