Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite povo.

Hoje tenho uma duvida, estou começando a fazer uma distribuição de banda, mais não sei quantos de link devo compra, gostaria que vocês me ajuda sem. segue a baixo as seguintes informações:

Eu tenho 100 clientes e quero disponibilizar 5 megas pra cada um deles, quantos de link devo compra ?

2. 50 Mbps

3. Isso mesmo, 50 Mbps é uma boa estimativa de consumo para seu cenário

4. Boa noite amigo, se eu tenho 100 clientes e quero disponibilizar 600 kbps para cada um deles, quanto de link eu tenho que comprar?
    Citação Postado originalmente por SantiagoMG Ver Post
    Isso mesmo, 50 Mbps é uma boa estimativa de consumo para seu cenário

5. Pra saber isso basta vc multiplicar a quantidade de clientes pela velocidade de cada um, aí vc vai ter a quantidade total de link q vc vende. Depois disso vc divide por um fator que corresponde a uma taxa de ocupação da rede pelos clientes.

Nesse caso que citou ficaria assim.

100 clientes x 0,6 mega (600kbps) = 60 Megas . Essa é a quantidade total de link q vc vende. Se todos seus clientes se conectassem ao mesmo tempo e utilizassem toda a banda contratada esse seria o consumo da sua rede.

Porém não existe nenhuma rede que acontece isso. Nem todos seus clientes estarão conectados ao mesmo tempo e mesmo os que estiverem conectados não estarão usando a conexão ao máximo o tempo todo. Por isso vc deve dividir essa banda total vendida por um fator que corresponde a uma estimativa de percentual de utilização dos seus clientes.

Não existe nenhuma regra pra determinar esse fator de utilização. Pra se chegar a esse valor a única forma é através de observação da rede em funcionamento. Cada rede vai ter um valor e esse valor pode ser influenciado por diversos fatores. Por exemplo: Nos fins de semana e em dias chuvosos o trafego da rede aumenta.