Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. http://lucianofranz.blogspot.com.br/...bem-em-um.html

Lendo este resposta do Luciano Frans fiquei com pulga atras da orelha.
    Gostaria de saber se entendi bem o testo dele.

Modo ------ Capacidade Agregada

802.11a..................9 Mbps.............4.5Mbps download x 4,5Mbps de Upload

Isso dá 9Mbps com compartilhamento
    Isso quer dizer q mesmo em condições ideais onde todos os clientes se conectem a 54Mbps
    estarei tendo apenas 9Mbps para dividir entre upload e download?
    ou seja não da pra passar nem uma internet adsl de 10mg por um pop em modo "a siso" uma vez q esta internet somaria 10 download mais 1 upload.

2. Isso mesmo...
    Eu acompanho as orientações do Luciano faz tempo mas nunca tinha visto esta de forma tão didática de explicar como calcular o número de usuários compartilhados em função dos planos.

Aqueles 54mbps que você vê nas especificações de data rates é uma coisa. A banda efetivamente que passa é outra. Aqueles 54, vamos dizer assim, é uma medida da "saúde" da conexão do cliente com o Pop.

Lá no artigo ele alerta para não confundir aplicações de ponto a ponto com multiponto. Ele explica porque há esta degradação onde no modo A siso passa quando muito 9mega.

Já no modo N passa um pouco mais. Isso em 20mhz que é o ideal para multiponto.

Se configurar em 40mhz (tenho até medo de dizer isso e pensarem que é o correto uso) passa mais. Mas não é o modo indicado para multiponto, já que vivemos num ambiente compartilhado por outras estações e o espectro 5.8 não merece tamanho desastre.

3. Muito obrigado sabendo disso vai ser bem mais fácil dimensionar minha rede..
    mas confesso estar decepcionado achai q 5.8a passaria 5x mais banda q 2.4 b
    já q a conexão e de 10m tendo banda agregada de 4.5m.
    eu estimava algo em torno de 22m de banda agregada já q se conecta a 54m.
    Obrigado... Acho q ja chegou a hora de dar adeus as minhas omni ^^

4. tenho um setorial com 45 clientes, passando 12 download por 2 de up, latencia em 1 e 2 ms, fixado em 36 mb, se eu botar em 54 em consigo chegar ate 16/4 mb porem nen todos os clientes ficam bom em razao de alguns nao ter sinal sulficiente pra alcancar esse modulacao

5. Também já ví alguNS sistemaS com uns 20Mbps agregados em A e G. Em PTP muito bom uns 22Mbps.

9Mbps minha RB133 com omni lixo, com 4 ou 5 conexões, fixa em G a 18M, trafega tranquila (Chega a 10Mbps).

802.11A na porta do lápis é até pior que G já que em freq. mais alta o sinal cai mais (Queda no espaço livre e atenuação nos obstáculos), na prática G se sai mal por causa da frequência estar toda ocupada, mas via de regra A não devia ter throughput maior em nenhum cenário, na verdade A é anterior a G (A é 1999, G é de 2003, são 4 anos de tempo pra evoluir).

Talvez o comparativo seja com lixos ridículos com RTL8186, antenas omni e CPE's pobres com RTL8186 e contemporâneos, mas que, com equipto decente (Sem o RTL8186, ele é do fim de 2004, já fez 11 anos) dá pra ter PELO MENOS o dobro desse throughput de 9Mbps. Tem algo errado nessa observação dele.
    (Talvez por insistir no modo noob, digo, modo automático, o chipset perca muito tempo e processamento testando datarates, tempo que numa config. planejada (E não com "sorte", como é o modo automático) vai todo pra lidar com pacotes de dados legítimos)

Essas misturas B/G, B/G/N, ou A/N, nunca achei que fosse coisa de gente séria então nunca testei, sei lá que trhoughput tem nessas gambiarras, mas se o AP está em A/N mas todos os clientes estão em A, vai ter o mesmo throughput de A e não um maior, imagino que o ÚNICO motivo pra usar esses modos "de compatibilidade" é pra aproveitar equipamento velho (Que não suporta N) então o throughput real vai depender dos clientes/estações.

Tópicos Similares

1. Real banda agregada APC-90/18
    Por euanent no fórum Intelbras
    Respostas: 10
    Último Post: 30-05-2017, 18:41
  2. Plotando banda "agregada" pelo squid no MRTG
    Por SysRq no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 28-11-2005, 13:54
  3. Monitorar uso de banda
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 29-08-2002, 17:53
  4. Limitaçao de banda por interface, iptables.
    Por vandemberg no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 29-07-2002, 14:12
  5. Controle de banda
    Por ediguedes no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 26-06-2002, 13:20

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L