Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Bom dia a todos, por esses dias estava fazendo alguns estudos de viabilidade pelo radio mobile, e notei que muitos de meus estudos de enlaces que antes tinha uma boa visada estava ficando ruim, tipo se tivesse crescido uma montanha na frente, mas ai comecei a reparar no valor da altitude que esta no radio mobile, então vi que ele esta bem diferente da informação de elevação do meu GPS GARMIN ETREX, ai agora fico na duvida, em quais dos valores confiar? também fiz uma comparação com os valores de elevação do GOOGLE EARTH com o RADIO MOBILE, e também esta bem diferente, coisa de 40m a menos no RADIO MOBILE, sera que alguém já teve essa duvida? sera em qual posso confiar?

  2. @infor3!

    As informações dos perfis de elevação usados no Rádio Mobile são muito confiáveis e possuem margens de erro bem próximas a realidade pois os dados são obtidos geralmente dos arquivos do Projeto SRTM da NASA qual são obtidos por diversos medições e processo de amostragem feitas por satélites equipados com recursos de telemetria avançada.

    Mas esse erro de elevação que está acontecendo é porque provávelmente você está esquecendo de ativar a opção "Adjust Elevation Units" nas opções do "Map properties" no momento que você faz a importação/download do quadrante do arquivo SRTM de acordo com as coordenadas inseridas.

    È comum o pessoal esquecer de marcar essa opção quando está começando a usar o Radio Mobile. Se não marcar essa opção, o rádio mobile não irá ajustar a altura da sua UNIT(representação da sua torre) para a altitude correta informada pelo mapa que você baixou.

    Segue abaixo a tela onde você pode fazer esse ajuste.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         File-MapProperties.png
Visualizações:	103
Tamanho: 	17,0 KB
ID:      	62150

    Espero ter ajudado

    Cordialmente


    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: rafael_themistocles@telmetrics.com.br
    rafaelthemistocles@gmail.com
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128



  3. Essa opção ja esta marcada no meu Radio Mobile, pois é a diferença é muita, tem locais que da até 100m de diferença, as configuração de SRTM que estou são essas http://dds.cr.usgs.gov/srtm/version2...South_America/

    ate mesmo quando eu exporto um enlace para o google earth fica parecendo como a posição da antena esta dentro do Chão, kkkkkk tem nem como ter muita noção não, mas ta bom vou continuar utilizando esse recurso pois ainda é o melhor.

  4. Sei que não pode comparar muito, mas olhe a diferença entre 1 sistema e outro, e olhe que os 2 estão com as mesma coordenada, acho que a diferença não poderia ser tanta assim.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         0001.jpg
Visualizações:	81
Tamanho: 	79,1 KB
ID:      	62153

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         002.png
Visualizações:	73
Tamanho: 	28,3 KB
ID:      	62154



  5. Eu uso um Etrex amarelinho de uns 10 anos de idade, e um Garmin cinza antiiiigo que até já soltou tinta. Os 2 dão a mesma altitude e coordenada. Se estou em campo aberto dá digamos 380m, se subo 20m numa torre no local, eles marcam 400m, entendo que estão ok. As coordenadas batem com de smartphone (Que tem margem de erro maior).

    E... também vejo essas diferenças de altitude no Google Maps, aqui em casa dá uns 8-10m, mas tem lugar com 40m, acho que foi o máximo que vi.

    A uns anos o Google Maps errava feio uns pontos aqui na roça, mostrava a foto uns 5Km longe da coordenada, mostrava estradas fora do lugar (Hoje o software mapeia sozinho as estradas, ainda falha porque já vi uns pontos onde ele mostra trilha de gado como estrada, é fácil enganar software).

    O que eu faço é ir nos pontos onde parece ser alto ver as coordenadas e altitude, as vezes dá erro grande mas logo descubro: O mapa de relevo está com as coordenadas erradas, assim como tem imagem com coordenada errada.

    O Etrex tem 12 canais, mas uns GPS automotivos tem 18 canais, dá a mesma coordenada, smartphone com poucos canais idem, é só achar lugar aberto (Na área rural é o que mais tem) que você enxerga satelite pra todo lado, mesmo que o etrx diga ter precisão no máximo de 8m em local plano isso não faz diferença, aqui tá cheio de pasto onde leva 1Km pra altitude mudar 1m, nesses lugares não tem muito erro (2 ou 3m, talvez de mapa que pegou altitude via radar que interceptou arvore quando ainda tinha). Os erros eu vejo em lugar onde tem mais variação, a altitude de um morro não bate, a impressão que tenho é de mapa de relevo não batendo com as coordenadas nem com as imagens de satelite.

    E o teste que mais me dá certeza que os GPS de mão estão ok é subir em torre, os módulos tem tamanho fixo então é fácil subir uma altura exata tipo 20 ou 30m, e o GPS de mão vai mostrar altitude 20 ou 30m acima da que ele pegou no solo.

    (A umas semanas tava vendo essa questão da altitude numa fazenda, atrás de um galpão de uns 50m do nada a altitude despencava 5m, eu achei que era um galpão feito na beira de barranco, mas chegando lá o lugar era 100% plano, conclui que a imagem do satelite estava deslocada uns 20 ou 30m e a altitude maior foi pegar de cima do galpão (Não sei como pegam mapa de relevo, mas já ví muito erro no Google Earth em mato alto e cidade com prédio velho, eles aparecem como relevo as vezes), ou são aqueles erros nas "emendas" dos mapas. As emendas de fotos quando o Google Maps surgiu a uns 8 anos eram muitas, era foto escaneada, o processo tá diferente hoje mas ainda tem umas falhas aqui, um exemplo que achei rapidinho aqui perto, só um pedaço da estrada sumiu (Porque uma parte é imagem de 10 anos atrás), mas tem lugar onde uma estrada ou sede inteira não aparecem:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estrada.jpg
Visualizações:	56
Tamanho: 	167,9 KB
ID:      	62163
    E isso é lugar 100% plano, mas o Google Earth mostra uma diferença de 5-7m ao passar da imagem velha (Em cima) pra nova (Em baixo), parece que pega a altura do mato nalguns pontos.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 0
    Último Post: 11-11-2015, 13:53
  2. Duvida sobre radio mobile
    Por augustopletsch no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 30-01-2015, 12:51
  3. Respostas: 5
    Último Post: 05-10-2012, 10:24
  4. Duvida sobre qual radio 5.8 usar?
    Por jucielly no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 16-12-2009, 18:12
  5. Radio Mobile Duvidas
    Por alexsuarezferreira no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 16-01-2007, 09:58

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L