+ Responder ao Tópico



  1. Em uma pesquisa no forum vi varios assuntos relacionados e questionamentos iguais ao meu.
    Porem o assunto era sempre desviado para outra questão por fim gostaria de debater aqui qual OLT seria melhor custo beneficio para transformar um provedor a radio em um provedor cabeado...

    Tipo qual tem compatibilidade com onu de outras marcas, qual teria o custo menor sem perder qualidade etc...valew

  2. Amigo com esta variação do dólar os preços estão bem altos.
    Mas se for fazer mesmo lhe recomendo comprar no py.
    http://www.excellinformatica.com.py/?inc=lista&c=01.88.
    Vai de fiberhome e seja feliz.Mas lhe recomendo também fazer um curso.
    Relação a compatibilidade;
    *olt epon-todas onus epon funcionam.
    *olt gpon-o recomendado é usar onus da mesma marca da olt.Ou seja,ex;se usar olt fiberhome usa-se onus fiberhome.
    Relação a valores;
    Os equipamentos ativos epon são um pouco mais baratos,caso vc queira montar uma rede de teste seria o recomendado pois tem olts de menos capacidade assim fica mais acessível e não precisa ser nenhum gênio para configurar(na verdade se vc conectar os cabos já funciona,vem em bridge).Eu por exemplo fiz isso.Mas no geral já se tem menos variedades e oferta de equipamentos.Também se trata de um tecnologia um pouco inferior a gpon em termos de velocidade.
    Os equipamentos ativos gpon são um pouco mais caros porém tem mais variedades e oferta.Também são mais robustos.Se fazer uma rede para cair matando em ftth tem que ser gpon.
    Tem muito mais coisa a ser dita.Mas vai perguntando ai que os amigos do fórum irão ajudando.



  3. Fiberhome tem ótimos equipamentos e o preço é bom, comparando-se com outros fabricantes de equipamento ótico e provavelmente será a marca que os provedores vão usar massivamente.

    Os fornecedores vão ter mais disponibilidade de equipamentos e terá mais pessoas trabalhando e trocando opiniões.

    Este fórum mesmo, no próximo ano deve aumentar muito as discussões sobre isso. Notem como deu uma caída no número de posts referente a rádio. e acredito que seja em virtude do pessoal estar correndo atrás de montar suas redes FTTH e fazendo treinamentos.

    Sobre usar EPON ou GPON... Não tenha dúvida, vá de GPON, pois a capacidade é mais do que o dobro.

    Pois a capacidade teórica do EPON é de 1.25 Gbps Down e 1.25 Gbps Up, porém devido a utilização do protocolo ethernet em seu núcleo de transmissão a capacidade efetiva fica em torno de 800 Mbps, pois tem muita perda com cabeçalhos e brodcast. Já o GPON utiliza o protocolo TDM em seu núcleo de transmissão que é muito mais eficiente, em torno de 98% de eficiência, sendo assim é possível uma capacidade de 2,45 Gbps de Dow por 1,225 de Up. Sem contar que com GPON a taxa de splitagem máxima é 1:128 e no EPON é de 1:64

    Também tem mais segurança na rede ao utilizar o protocolo TDM, pois a OLT se comunica individualmente com cada ONU, dentro do time-slot que cada ONU vai usar tanto para o downlink quanto para o uplink, funcionando como um meio privado de comunicação. Já em EPON a transmissão ocorre em broadcast e todas as ONU's "enxergam" tudo que trafega na rede.

    Com relação a compatibilidade de equipamentos, pode ficar tranquilo, é possivel utilizar ONU's de outra marca na OLT FiberHome. A única marca de ONU que não consegue se conectar a Fiberhome é a Huawei, pois a ONU não se deixa ser reconhecida pela OLT Fiberhome.

  4. Bom dia !

    Utilizamos equipamentos da Parks em nossa rede FTTx, é um bom equipamento, porém acredito que como todos os outras marcas trazem alguns bugs, o software de gerencia é bem sofrido, lento demais, já que é feito em java e a gerencia é via snmp e o custo está bastante elevado tbm, fora da dura realidade de pequenos provedores, um outro ponto negativo é que seus modelos de OLT são todos stande alone.

    Tenho ouvido e lido falarem muito bem da FiberHome, antes a unica representante no Brasil era a WDC, que revendia por valores superfaturados, hj a FiberHome agregou mais uma representante no pais a OIW é um centro de distribuição, com isso os valores ficaram bem mais atraentes, sem dúvida em uma próxima expansão da nossa rede usaremos FiberHome.



  5. Agradeço a todos pelas dicas que foram diga - se de passagem exatamente o que eu gostaria de ter como informação...

    Então, vou de fiberhome acredito ser a melhor escolha neste primeiro momento...Valew






Tópicos Similares

  1. Qual Distro Usar c/BD PostgreSQL????
    Por caosdp no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 17-01-2005, 09:29
  2. QUAL DISTRIBUIÇÃO USAR PARA PROXY + DHCP
    Por cloud no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 10-10-2004, 14:18
  3. Qual radio usar??
    Por jairof no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 29-07-2004, 16:20
  4. Qual equipamento usar?
    Por WebMic no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 06-05-2004, 19:01
  5. Qual distribuição usar ?
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 16-04-2003, 08:18

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L