Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão duvidas de venda de links

    pessoal , estou usando 3 rocket m5 e 3 am-5g19-120.

    estou instalado airgrid nos clientes.
    tem 3 clintes que estou vendendo link de 4 megas , porem nao chega os 4 megas.
    o sinal fica entre -58 e -61 e ccq que aparece na rocket é de 98 e 90 nos clientes.
    estou em 20mhz com airmax ativado.

    o que devo fazer para melhorar e conseguir entrega essa velocidade para esses clientes?

    a rocket tem que aguenta passar no minimo uns 40 megas correto?

  2. #2

    Padrão Re: duvidas de venda de links

    ninguem? rsrsrs
    vou colocar em 40mhz pra ver e se der certo eu posto.

  3. #3

    Padrão Dúvidas de vendas de link

    Pessoal tenho 43 clientes em 15 megas será que aguenta??? Alguem sabe me dizer ???

  4. #4

    Padrão Re: duvidas de venda de links

    Tem que ver como tá o Tx eo Rx???

  5. #5

    Padrão Re: duvidas de venda de links

    Se tiver baixo nao passa os 4 m

  6. #6

    Padrão Re: duvidas de venda de links

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena.jpg
Visualizações:	193
Tamanho: 	270,3 KB
ID:      	62198


    mudei fixo para MCS 7 . ficou muito melhor.
    pois os clientes estao usando litebeam 1x1

  7. #7

    Padrão Re: Dúvidas de vendas de link

    ola estou com 15 vdsl vivo.
    filé 24 horas muito estavel.

    estou vendendo planos de 1 2 3 4 megas.
    esta dando conta do recado.

    vou te postar uma foto pra voce ver a hora de pico.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         15mb.jpg
Visualizações:	325
Tamanho: 	614,1 KB
ID:      	62199

    so que ja estou solicitando outro link pois ja esta no maximo !!!

  8. #8

    Padrão Re: Dúvidas de vendas de link

    tem que ver oque voce esta enviando o sinal para os clientes, e o que eles tem pra receber,

    aqui esta tudo 5.8 rocket+basestation.
    e os clietes com airgrid e litebeam

  9. #9

    Padrão Re: Dúvidas de vendas de link

    Aqui ta no link dedicado os 15 m e não ta aguentando!!!!clintes com nano loco com 5.8😮

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por saldanhabr Ver Post
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena.jpg
Visualizações:	193
Tamanho: 	270,3 KB
ID:      	62198


    mudei fixo para MCS 7 . ficou muito melhor.
    pois os clientes estao usando litebeam 1x1
    Verifica esse CCQ..isso está quase que certeza que é VISADA...alinhamento.

    SINAL não é indice para QUALIDADE.

  11. #11

    Padrão Re: Dúvidas de vendas de link

    15 Mbit é 15 Mbit, não interessa se é ADSL, Dedicado o que seja...

    Qual a garantia de banda? Como cria suas regras? Utiliza Burst?

  12. #12

    Padrão Re: duvidas de venda de links

    E nesse caso nem tem sinal decente!

    Pode ver que o CCQ de 95% só tem o cliente com -60dBm.

    Olha o datahseet do equipamento, sensibilidade de -74dBm em MCS7:
    https://dl.ubnt.com/rocketM5_DS.pdf

    Uma margem DECENTE entre o sinal presente e a sensibilidade seria de 13dBm nessa distância (3Km), e NUNCA (NEM A PAU) menos de 12dBm. -74 + 13 = -61dBm.

    Ou seja, se você quer usar datarate tão alto (Pra que? Datarate alto é pra sinal muito bom) você devia ter todos os clientes com -60dBm pra cima (CIMA = -59, -58, -57, etc).

    Pra esses clientes a -66 e -69dBm precisa usar MCS5, só esse datarate tem margem suficiente com relação a sensibilidade.

    Mas se quer rede decente de verdade, considere 20dB de margem (Outras recomendações similares: https://community.ubnt.com/t5/Wirele.../464429#M35664 ), ou seja, se quer usar MCS7 vai precisar cliente chegando a -54dBm pra cima! E com -69dBm de sinal só vai poder usar datarate com sensibilidade inferior a -89dBm (Inferior: -90, -91, -92, etc), que segundo o datasheet vem a ser MCS3.

    (É pra isso que o fabricante informa as sensibilidades no datasheet, não é dado a ignorar, é dado pra USAR, modo automático (Manter a caixa "automatic" marcado do lado do Max TX Rate) é um modo burro e não respeita margem, essas desgraça de modo noob fica em MCS6 ou 7 mesmo com esses sinais baixos tipo -69dBm, em PTP as vezes fica no datarate adequado pro sinal presente, mas em PTMP quase sempre o software burro insiste em datarate alto demais pro sinal presente, ele considera perda de pacotes, mesmo que isso represente consumir processamento do chipset de RF ele insiste em datarate alto, nessa situação um sinal um pouco mais baixo derruba o CCQ de todos os clientes e não só o dele, consome tempo de processamento que poderia ser usado pra outros clientes, por isso a necessidade de TODOS os clientes com sinal decente, visada e um bom percentual da zona de fresnel limpos)

  13. #13

    Padrão Re: duvidas de venda de links

    Ó o sinal ruim, os 3 piores sinais tem os 3 CCQ's péssimos:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Semtitulo.jpg
Visualizações:	157
Tamanho: 	159,0 KB
ID:      	62203

    (Wifi é bidirecional, cada pacote, seja de download ou de upload, precisa resposta, um checksum na parte de wifi e um do protocolo tcp/ip, por isso ambos os sinais precisam respeitar margem)

    E essa potência está no limite que o datasheet informa, não adianta setar fixo em 27dBm se o radio em MCS6 e 7 vão emitir a, no máximo, 21 e 22dBm.

    O datasheet existe pra ser lido, não dá pra sair chutando configuração.

  14. #14

    Padrão Re: Dúvidas de vendas de link

    Citação Postado originalmente por saldanhabr Ver Post
    ola estou com 15 vdsl vivo.
    filé 24 horas muito estavel.

    estou vendendo planos de 1 2 3 4 megas.
    esta dando conta do recado.

    vou te postar uma foto pra voce ver a hora de pico.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         15mb.jpg
Visualizações:	325
Tamanho: 	614,1 KB
ID:      	62199

    so que ja estou solicitando outro link pois ja esta no maximo !!!
    SALDANHABR, você está com dedicado?
    Pode nos dizer Como está feita sua rede, Mikrotik em primeiro, depois vai em bridge?
    Porque me parece que está bem feita a sua rede.
    Obrigado

  15. #15

    Padrão Re: duvidas de venda de links

    ola , segui o seu conselho.
    fui na casa dos clientes com sinal baixo.
    fiz o melhor alinhamento.
    oque voce acha ficou melhor?Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste2.jpg
Visualizações:	189
Tamanho: 	274,2 KB
ID:      	62210

  16. #16

    Padrão Re: duvidas de venda de links

    agora uma duvida, devo deixar automatico MCS?

  17. #17

    Padrão Re: duvidas de venda de links

    Se deixar MCS automático vai ter isso, o software insistindo em MCS6 (65M) mesmo tendo sinal baixo tipo -64dBm.

    Nota que num cliente o datarate de RX é 117M, isso é MCS14, ou seja, ele está usando 2 chains, rumo a uma antena de polarização simples, deve estar perdendo muito pacote na polarização virada, por isso o CCQ está em 85% mesmo com sinal -62. E logo abaixo tem cliente com -64 e CCQ de 90%, mas... o radio dele não está sendo tão burro e está em datarate de 52M, que é MCS5. Se baixar ele pra MCS3 o CCQ vai pra perto de 98%.

    Datarate em auto só serve pros 2 primeiros clientes, que tem sinal suficiente (Bem acima de -60dBm), mas ainda assim não vejo motivo pra usar MCS5 a 7 sendo que o upload dos clientes mal deve ser de 1Mbps.

  18. #18

    Padrão Re: duvidas de venda de links

    o que eu devo fazer? me diz rubem.
    agradeco por voce estar me ajudando

  19. #19

    Padrão Re: duvidas de venda de links

    Eu fixaria os clientes em MCS3 (26M, dá e sobra pra upload de 1 ou 2M, dá pra uns 10M de upload na verdade!), e fixaria esse Rocket da torre em MCS5 ou MCS6 (52M e 58M), que dá e sobra pra vender uns 20-25M agregados.
    (5 clientes simultaneos de 5M, digamos, 10 clientes simultaneos de 2,5M, etc)

    Usar MCS5 com sinal -52dBm é MEIO que desperdício, mas em PTMP tem que se basear no cliente de pior sinal, se ele tiver datarate muito alto pro sinal que tem ele vai perder muito pacote, o reenvio desses pacotes perdidos toma tempo que poderia ser usado na conexão com os outros clientes, 1 cliente de sinal baixo "pesa" por 2 ou 3 de sinal bom por isso, CCQ baixo indica muito pacote perdido.

    (Diminuindo o datarate o CCQ aumenta, o throughput não aumenta mas o CCQ sim, porque simplesmente deixa de existir perda de pacote por sinal insuficiente, o rádio consegue dividir melhor o tempo de processamento por cliente porque não tem que ficar reenviando pacote perdido)

  20. #20

    Padrão Re: duvidas de venda de links

    e a potencia devo deixar em quantos?