+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Solução alternativa de energia AirFiber 5U

    Alguém de vocês já achou uma alternativa para alimentar os Airfiber 5U alem de 110V ou 220V já que a maioria dos POPs estamos fazendo ou em 24V ou 48V?

  2. #2

    Padrão Re: Solução alternativa de energia AirFiber 5U

    Tenho aqui em minha rede um Airfiber nessa virada de ano minha fonte 50 queimou.
    Minha solução foi o liga na fonte usando o injeto tipo os que usamos nas dish, veja as fotos. rodando normal a mais de 10 dias.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG-20151215-WA0040.jpg
Visualizações:	360
Tamanho: 	225,5 KB
ID:      	62273Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG-20151215-WA0024.jpg
Visualizações:	213
Tamanho: 	98,4 KB
ID:      	62274

  3. #3

    Padrão Re: Solução alternativa de energia AirFiber 5U

    Airfiber 5x, 3x e 2X: 19 a 29V - Perfeito pra sistema com nobreak 24V
    Airfiber 5 e 5U: 42 a 58V - Perfeito pra sistema com nobreak 48V

    Se usar o 5 ou 5U e tem sistema 24V (Nobreak 24V, sem AC), complica um pouco, os conversores DC-DC baratos só vão até 35V, tipo esse, não serve pra esse caso (Precisaria subir até mais de 42V):
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...6a-dc-150w-_JM

    Pra elevar de 21-27V (De um nobreak 24V) pra 42-48V precisa um conversor bem mais caro, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...el-step-up-_JM

    O AF5 e 5U consome uns 50W, isso não é potência tão tranquila pra esses conversores, eu colocaria um fan de 80mm en cima. Vai consumir uns 58W em 24V quando o AF5/5U consumir uns 50W em 44V, não é um bicho-papão no alto consumo (Ajusta pra uns 43 ou 44V, estando no range não precisa tensão alta tipo 56V).


    E lembra que se usar gigabit precisa usar um injetor POE gigabit, bem diferente dos injetores 100M.
    Injetor gigabit tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-lan-e-poe-_JM

    (Ou se usar a porta a 100M qualquer injetor poe comum serve, sem segredo)


    Sinceramente acho mais fácil usar nobreak 24V e elevar a tensão pro AF5/5U, do que usar nobreak 48V e ter que baixar a tensão pros outros equiptos, a maioria dos demais equiptos Ubnt e MK não funciona com mais de uns 27 ou 28V (Tensão máxima de nobreak 24V).

    Exceto se tiver só AF5/5U no nobreak, aí é melhor usar modelo 48V mesmo.
    (Aquilo que uns leigos chamam de "retificador 48V", como se fosse só um diodo, flutua baterias lá pelos 56V, o AF5/5U é feito justo pra isso)

  4. #4

    Padrão

    Boa noite rubem o que voce recomendaria para um sistema ja montado com banco de baterias em 24v onde preciso trocar um enlace que esta com rb912 e instalar um enlace licenciado com os radios em -48v, não estou querendo trocar todo o sistema para 48v, será que esse conversor aguenta ficar ligado 24x7 alimentando esses radios licenciados, ou teria alguma ideia melhor. Grato mais uma vez pela atenção.


    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Airfiber 5x, 3x e 2X: 19 a 29V - Perfeito pra sistema com nobreak 24Vesta
    Airfiber 5 e 5U: 42 a 58V - Perfeito pra sistema com nobreak 48V

    Se usar o 5 ou 5U e tem sistema 24V (Nobreak 24V, sem AC), complica um pouco, os conversores DC-DC baratos só vão até 35V, tipo esse, não serve pra esse caso (Precisaria subir até mais de 42V):
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...6a-dc-150w-_JM

    Pra elevar de 21-27V (De um nobreak 24V) pra 42-48V precisa um conversor bem mais caro, tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...el-step-up-_JM

    O AF5 e 5U consome uns 50W, isso não é potência tão tranquila pra esses conversores, eu colocaria um fan de 80mm en cima. Vai consumir uns 58W em 24V quando o AF5/5U consumir uns 50W em 44V, não é um bicho-papão no alto consumo (Ajusta pra uns 43 ou 44V, estando no range não precisa tensão alta tipo 56V).


    E lembra que se usar gigabit precisa usar um injetor POE gigabit, bem diferente dos injetores 100M.
    Injetor gigabit tipo:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-lan-e-poe-_JM

    (Ou se usar a porta a 100M qualquer injetor poe comum serve, sem segredo)


    Sinceramente acho mais fácil usar nobreak 24V e elevar a tensão pro AF5/5U, do que usar nobreak 48V e ter que baixar a tensão pros outros equiptos, a maioria dos demais equiptos Ubnt e MK não funciona com mais de uns 27 ou 28V (Tensão máxima de nobreak 24V).

    Exceto se tiver só AF5/5U no nobreak, aí é melhor usar modelo 48V mesmo.
    (Aquilo que uns leigos chamam de "retificador 48V", como se fosse só um diodo, flutua baterias lá pelos 56V, o AF5/5U é feito justo pra isso)

  5. #5

    Padrão Re: Solução alternativa de energia AirFiber 5U

    Esses conversores step-up aguentam 50W. Eles prometem 150W então eu não arriscaria nem 75W, mas já usei 60W com fan.

    (E lá pelos 30W eles mal ficam mornos)

    50W é 33% da capacidade prometida, tá num nível bom.

    Mas tem uns que prometem muito mais:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...so-up-modu-_JM
    De jeito nenhum eu arriscaria muito mais que 100W nisso, mas 50W tá bem tranquilo.
    E eu colocaria fan mesmo com consumo de só 50W. Fan 80mm custa mixaria, como eles são 12V (E o sistema é 24V) tem que colocar um conversor desse, ajusta pra 10 a 12V (Fan rápido não ajuda muito, ajusta pra rotação menor mas sem vibração que assim dura mais, senão tem que trocar fan roncando todo ano).


    Quem tem problemas com conversores OU tem unidade problemática (E não adianta pagar R$ 180 no brasil, todos saem das mesmas fontes chinesas por US$ 9 a 13 cada), OU estuprou os coitados e achou que só porque eles prometem 150W eles aguentariam na verdade uns 160W (Ou não calculo os picos de consumo dos equiptos).
    (Com esse tipo de aparelho não tem essa de "aguenta um pouco mais que o prometido", na verdade o valor prometido é de pico e em ambiente frio, na prática no calor do brasil mal dá pra confiar em metade do prometido (Não como média, mas como pico. Os AF5/5U tem justamente pico de 50W, a média talvez fique nuns 40W))

    Nesse último modelo, passando de 24 pra 44V, até dá pra colocar 2 AF5/5U. Mas se fosse digamos de 12 pra 44V eu não arriscaria (E não adianta regular eles pra saída em 56V, quanto maior a diferença entre entrada e saída mais eles aquecem (E calor é eletricidade sendo perdida, indo pro lixo), se o aparelho funciona em 42V então já tá ótimo regular pra uns 43 ou 44V

  6. #6

    Padrão Re: Solução alternativa de energia AirFiber 5U

    Uma fonte Volt de 48V 5A + um injector tu acredita que levanta sem problemas?

  7. #7

    Padrão Re: Solução alternativa de energia AirFiber 5U

    Até uma 48V 2A tem que dar conta.

    48*2 = 96W
    Tem que ser uma fonte muito lixo pra prometer 96W mas não aguentar picos nem de 50W.
    Aquelas industriais baratas (US$ 15) talvez tenham problemas, tem modelos de 100W (48V 2,1A) mas são tão baratos que talvez não suportem muitos meses NEM com 50W de consumo. Mas aí talvez entre a questão da ventilação (Fonte sem ventilação em uso 24x7 é suicídio!), e... pagar US$ 15 numa fonte pra equipto de US$ 400 seria exagero, as boas fontes aguentam metade do prometido em uso 24x7 tranquilo (Nem por isso é bom deixar sem fan).

    Uso ideal de fonte seria 30 a 70% da capacidade real, 50W de uma fonte de 240W (48V * 5A = 240W) pode ter um pouco a mais de ripple que com uns 70 a 80W de consumo mas não deve ser preocupante, se já tem a fonte ou ela está barata: Use.

    (Mas via de regra usar fonte muito grande é uma idéia RUIM, não tem NENHUM motivo pra usar uma fonte de 500W num equipto que consome 50W, o que geralmente ocorre com consumo muito baixo (Baixo pra capacidade da fonte) é o rendimento ficar ruim e ter ripple demais, é TÃO ruim quanto consumir 50W de uma fonte com capacidade de cerca de 75W. Em fontes chaveadas o superdimensionamento é só chute de leigo, não tem NENHUM motivo técnico pra optar por isso, só motivos pra NÃO fazer isso. Fabricante sério envia fontes (E elas custam 1 a 5% do preço do produto, colocar fonte maior não seria problema) com o dobro ou o triplo da capacidade (2x ou 3x o consumo do aparelho) por questão de rendimento e ripple, não por corte de custos, usar fonte 12V 10A pra alimentar Bullet que consome 0,5A é idéia de noob bem desinformado, o fabricante manda fonte 12V 1A porque isso dá e sobra, o problema não é a capacidade da fonte mas sim o ripple que ela gera com o aparelho consumindo X ou Y. Na duvida sobre qual o ripple ideal não opte por fontes grandes demais, tendo capacidade pro dobro do consumo já tá bom demais, só vai ter problemas se a fonte for mentirosa ou de qualidade baixa (Mas ventile a força sendo fonte cara ou barata, fontezinha 12V 1A, ou as originais UBNT e cia, tem uns problemas por calor, chega fácil a 70ºC naquela caixinha, e se olha a ficha técnica de muito componente lá diz que acima de uns 70ºC começa o rendimento ruim, perda de ESR, alteração em resistencia interna, fatores que fazer surgir ripple))

  8. #8

    Padrão Re: Solução alternativa de energia AirFiber 5U

    Rubem eu tenho em um POP fontes para radios licenciado -48v, teria como utilizar essa fonte para ligar um fiber5?

  9. #9

    Padrão Re: Solução alternativa de energia AirFiber 5U

    Sim, pode ligar se a fonte aguentar.
    (Se tiver potência sobrando)

    Na verdade eu falei errado esse tempo todo, a potência de pico do AF-5 é 40W. A média com consumo médio fica nos 35W.

    O eventual problema que pode ter é encostar as carcaças.
    Nos radios -48V a carcaça (Lataria) está ligada no positivo. Nos AF5 a carcaça de aço está ligada no negativo. Teria que ver se tem aterramento unindo as carcaças, se tiver, vai ter que usar fontes separadas.

  10. #10

    Padrão Re: Solução alternativa de energia AirFiber 5U

    Testei e funcionou tranquilo com a fonte volt de 48V + um injector. Apenas o cabo ficou em 100Mbps, vou tentar comprar um injector giga para ver se o cabo fica em 1000Mbps.