Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Amigos estive pesquisando sobre rbs e achei caro e a configuração fraca em minha rede uso pfsense como servidor quero trocar por que tudo hj e para o sistema mk minha duvida e melhor eu comprar uma rb ou instalar e uma maquina e comprar a licença?

2. "Configuração fraca" é relativo.
    Uma RB450G com CPU MIPS de 680MHz, com 256MB de Ram, aguenta o mesmo que um Celeron dualcore 1,6GHz com 1,5GB de Ram.

São mundos completamente diferentes, MIPS, PowerPC e ARM permitem muita coisa com poucos recursos. O mundo ibm/pc tem mil restrições de acesso direto, os sistemas operacionais pra eles são bem mais "pesados" por isso.

RouterOS pra PC só existe x86, enquanto a maioria dos PPC, Mips, Tile e ARM são 64 bits.

Se tivesse uma versão RouterOS 64 bits, que aproveitasse mais de 2-3GB de Ram, que aproveitasse corretamente todos os núcleos, aí seria outra estória, mas com sistema x86 limitando quantia de ram e fazendo uso tosco dos cores, você só tem grandes desempenhos com grandes processadores, o preço é alto igual e o consumo de eletricidade vai pras alturas.

Uma RB1100 ah x2 vai consumir na média uns 20W. Ela dá conta do mesmo numero de usuário que um núcleo muito bom tipo um i5 recente (Socket 1155 ou mais recente) com memória ddr3 1666, mas... esse PC consumiria uns 80W (Graças a trambolhos tipo fonte de rendimento ruim e HD's de alta velocidade onde não precisa).

São 60W.hora a mais. Em uso 24x7 são 60*24h = 1440W.dia, 1,44*30dias = 43KWh na conta. Na minha conta o KWh sai uns R$ 0,70, então 43*0,70 = R$ 30 por mês. R$ 360 no ano, mais de R$ 700 em 2 anos, mais de R$ 1 mil em 3 anos... e por aí vai. Não adianta supostamente custar 50% a menos (Montando um desktop desatualizado) se em alguns anos vai pagar dobrado essa diferença na conta de luz.

Se está falando acima de 500 clientes, aí realmente uma CCR1036 complica, mas RouterOS x86 é limitado, teria que emular algumas instâncias dele num Xeon da vida, senão também vai subutilizar o hardware.

(Por todas as limitações que um sistema x86 tem)

CCR1036 pra até uns 800 clientes simultâneos tá ok, vai ter problemas conforme a configuração (Regras usadas), mas também é bem fácil configurar um xeon tão porcamente que ele se comporte até pior que uma RB850g2 (Que consome 10% da eletricidade).

3. Os sistemas Mikrotik sao de longe os mais indicados para aplicações que requer controle, roteamento e filtragem.
    Nao conheço os sistemas de grandes operadoras, mas em nosso link dedicado na outra ponta tem Mikrotik.
    Nós tínhamos um I3 para servidor com autenticação PPOE e ficava com uso de CPU em 70 a 80% trocamos por uma RB CCR1036 e uso da CPU ficou em 7%.
    Alem da vantagem de ter 10 entrada LAN e 4 Fibra.

4. Alem da aula do Dr Rubem, também te digo que já vi muito mais problemas de hardware em PC desktop ( não é feito para uso 24/7) com mk do que uma RB dar problema.

Eu sempre vou de Routerboard !

5. Oi fora tudo o que os nossos amigos já falaram o consumo de energia de uma rb e bem menos que um PC que roda em 110 ou 220

Tópicos Similares

1. Erro indefinido em MK, RB ou DHCP
    Por kraller no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 29-01-2016, 16:18
  2. Dor de cabeça RB 433+Pc com Thunder Cache ou PC+PC
    Por carneirinhobad no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 13-02-2011, 21:10
  3. Load balance em RB ou no PC ?
    Por jardelalmeida no fórum Redes
    Respostas: 9