+ Responder ao Tópico

1. Pessoal, preciso de ajuda para configurar a rede do meu pequeno provedor. Já está em funcionamento com clientes autenticando em PPPOE e HOTSPOT. Segue como está hoje.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.JPG
Visualizações:	99
Tamanho: 	65,4 KB
ID:      	62502

Estou achando esta configuração de ips muito confusa. Estou tendo alguns problemas tipo:

1 - Não consigo acessar o groove (bridge) pelo winbox estando com meu notebook na wlan1 conectado via hotspot
    2 - Não tenho acesso ao rádio dos clientes pelo notebook. Coloquei a interface wan deles no ip 192.168.0.1 e pra acessar o radio deles tenho que logar na rede deles.
    3 - A RB é quem faz toda a autenticação. Seria melhor deixar os grooves fazerem este trabalho?

Queria ouvir de vocês sugestões de melhorias. Obrigado.

2. Dica, não deixa IP (Esse ip na ether vira gateway) nas portas de pppoe e hotspot, se tiver algum cliente esperto e configurar ip manual na maquina/roteador ele vai navegar sem limite de ponta, o pppoe/hotspot já seta o gateway automatico.

Sobre os groove você não colocou em qual faixa de IPs eles estão, então não tenho como dizer diretamente, pode ser que a faixa seja outra.

O ideal nesses groove é você fechar vlan com a RB951.
    EX:
    Groove 1: vlan100
    ether2: vlan100

Groove 2: vlan200
    ehter3: vlan200

Em pppoe server criar em cima de cada vlan. Assim você não tem broadcast de uma rede/ether na outra.

Citação Postado originalmente por djfcg Ver Post
    Pessoal, preciso de ajuda para configurar a rede do meu pequeno provedor. Já está em funcionamento com clientes autenticando em PPPOE e HOTSPOT. Segue como está hoje.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Capturar.JPG
Visualizações:	99
Tamanho: 	65,4 KB
ID:      	62502

Estou achando esta configuração de ips muito confusa. Estou tendo alguns problemas tipo:

1 - Não consigo acessar o groove (bridge) pelo winbox estando com meu notebook na wlan1 conectado via hotspot
    2 - Não tenho acesso ao rádio dos clientes pelo notebook. Coloquei a interface wan deles no ip 192.168.0.1 e pra acessar o radio deles tenho que logar na rede deles.
    3 - A RB é quem faz toda a autenticação. Seria melhor deixar os grooves fazerem este trabalho?

Queria ouvir de vocês sugestões de melhorias. Obrigado.

3. Sim. Correto. Falei no caso de ele usar pppoe e hotspot na mesma porta.

Porém não colocar acredito ser o mais indicado. Assim evita até consunir processamento com o uso de firewall ou regras de filtro. Pra gerência pode usar uma faixa de IP sem masquerade.

Tópicos Similares

1. Montagem de Provedor de internet e servidor de jogos.
    Por liecht no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 18-06-2009, 15:02
  2. Montagem De Provedor
    Por lucasmellon no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 13-08-2007, 19:22
  3. Montagem de Provedor Wireless
    Por HANK no fórum Redes
    Respostas: 15
    Último Post: 14-02-2005, 21:08
  4. Valores para Montagem de Provedor Wireless
    Por clistenis no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 06-01-2005, 14:41
  5. DNS rede interna ou DNS rede provedor???
    Por edinaldojunior no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 04-08-2003, 12:13

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L