Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Prezados,
    Tenho um enlace de 30 km fechado com um par de Algcom e 912 que ta assim:

Lado A:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         lado a.jpg
Visualizações:	141
Tamanho: 	119,3 KB
ID:      	62569

Lado B:

Nome:	         lado b.jpg
Visualizações:	134
Tamanho: 	151,8 KB
ID:      	62570

O que podem me dizer sobre o noisefloor e o noise ratio, eu acredito que esteje bom mais......
    Aguardo opiniões:
    Lermbrando que as potencias estão em default

2. Noise floor em MK em região sem poluição é isso aí, -105 a -116dBm, que é basicamente a sensibilidade do aparelho.
    (Porque simplesmente não tem poluição nenhuma, afinal 5460MHz nem pode ser usado no brasil)

Dependendo da versão tem variação nos componentes passivos na parte de RF, por isso um aparelho dá -116dBm, outro -110dBm, não é nada grave.
    (Grave é hora que o ruído chega perto dos -90dBm)

UBNT tem sensibilidade pior (Porque limita o uso de baixos datarates ou larguras de canais pequenas tipo 5MHz), mas não quer dizer desempenho pior em datarate alto, é simplesmente uma opção por não ficar focando em datarates minúsculos pra ptp's de throughputs mínimos com sinal baixo (Tipo 1Mbps usando MCS8 a 10MHz com sinal -86dBm).

Eu diria que tá ótimo, CCQ de 100%. Tem essa variaçãozinha de 99% provavelmente por alguma coisa perto da zona de fresnel ou algo assim, já que num dos rádios tem sinal em -48 e -50dBm nos 2 chains, esses 2dBm a menos no chain0 devem ser porque ele está na pol. vertical da antena, que sobre mais com a terra ou árvores (Que geralmente ficam pra baixo da zona de fresnel, ainda não vi árvore crescendo de lado nos morros pra afetar a horizontal). Não deve derrubar muito o throughput mas uma ou outra demora a mais nesse chain deve existir, desde que não haja perda de pacote isso só não permitirá throughput fantástico, nada grave.

Fazendo a conta reversa: Se tem -52dBm de sinal, e em 30Km o sinal cai 137dBm, e a antena é de 30dBi.
    -52 -30 + 137 = 55dBm EIRP
    Ou seja, rádio a 25dBm com antena de 30dBi.
    A potência default do rádio não é 25dBm (Nem lembro se chega nisso com , então deve ser antena de 33dBi (90cm).
    -52 - 33 + 137 = 52dBm EIRP

Rádio a 19dBm, antena de 33dBi, 19 + 33 = 52dBm EIRP.
    Pra mim que a potência default é 18dBm, então digamos que é por aí, o sinal tá ok.

(E no datarate de 6M aparece sinal a -46 a -48dBm porque ele é emitido em potência maior mesmo, também é normal, por isso digo que é importante ver o sinal real do datarate usado, no caso HT40-4 no chain0 e chain1)

3. Perfeito Rubens,
    Mas agora vem um questão:

- Com isso ai eu consigo passar 80Mb / 70Mb em mcs12 e 40mhz mas se eu tentar abrir o mcs13 que são 64qam e abertura de 40mhz o CCQ cai pra 80/80 e trava ai, tudo bem que não cai, fica oscilando entre 75 e 80, mas não sobe pra 100% "nem a reboque" nessa config consigo passar 100 / 50Mb.....
    Pergunta:
    - existe algo que possa fazer pra melhorar esse enlace, lembrando que a ponta B ainda falta fazer o segundo alinhamento fino pois isso eu consegui quando subi a antena de 3mts em relação a onde estava. Por rapidos momentos consegui -35 de sinal mas depois não conseguimos mais "fisgar" ele....dai que acho faltar ainda alinhamento na outra ponta porque esses -35 o radio mostrou, então se mostrou ele não inventou, é problema nosso que não tamos conseguindo enquadrar na antena

4. -35dBm em 30Km pode ter certeza que o rádio "inventou".

A queda de sinal de 137dBm nessa distância é física, não varia, só se tirar o ar do planeta. Com o ar como temos, vai ter variação de 1 ou 2dBm conforme umidade, temperatura, mas é mais fácil chegar em 140dBm por conta de poeira, chuva, neblina... enfim, o normal é o sinal variar pra pior, não pra melhor.

Se tem uns 50 a 55dBm EIRP, 50 - 137 = -87, com antena de 33dBi dá -87 + 33 = -54dBm.
    (Se for 55dBm EIRP são 5dBm a mais na potência, logo, 5dBm a mais na recepção, passa de -54 pra -49dBm)

Eu geralmente falo que o limite fica por volta de metade do datarate, ou seja, 180M de datarate vai dar um throughput na casa dos 90Mbps.

Em distância curta talvez 95 ou mesmo 100Mbps, mas em distância maior não lembro de ver nem bem metade.

O problema é que mesmo que tenha 100% da zona de fresnel livre, em distância grande muito pacote reflete no solo e chega na antena.
    Mesmo que a antena tivesse só 1° de abertura, essa abertura faria o sinal tocar o solo antes de 10Km (A não ser que estivesse em cima de um morro), e o sinal que chega no chão em 15Km, reflete no angulo certo pra subir pra outra antena nos mesmos 15Km. Chega o pacote em linha reta, e o reflexo dele uns nanosegundos depois, é tipo eco da voz, ou fantasma em TV analógica, só atrapalha a qualidade do sinal, não faz o sinal ficar ruim a ponto de cair ou perder pacotes.

Talvez melhore um pouco erguendo as 2 antenas cerca de 1° cada (Diminui um pouco o ganho do sinal que chega refletido do solo, é tipo aquele negócio de pintar de preto ao redor dos olhos pro reflexo do solo no chão não incomodar os olhos, mas seria mais com usar algo tipo um bico de pato pra impedir de ver o chão logo a frente).

Tem radome longo que ajuda um pouco nessa hora, não são pra evitar sinal lateral e traseiro apenas, mas pra diminuir os reflexos do chão na frente.
    Pra Algcom não sei o que tem, mas pro Nanobeam tem radome curto comum, ótimo pra isolamento lateral:
    https://under-linux.org/attachment.p...9&d=1408569183
    Mas também tem de outros fabricantes um modelo mais comprido, mais longo:

Nome:	         22.jpg
Visualizações:	44
Tamanho: 	96,6 KB
ID:      	62571Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         radome_bridge_beam_25dbi.jpg
Visualizações:	48
Tamanho: 	26,2 KB
ID:      	62572

Só não sei se vale a pena porque isso não diminui o angulo da antena, só diminui o ganho nos 2 ou 3° logo pra fora do angulo nominal, digamos que talvez reduza o nível dos reflexos no chão em uns 5dBm, não muda o mundo.

Agora sobre MCS13 não funcionar bem, a MK não dá sensibilidade de cada datarate mas o que ela passa é igual UBNT, então pegando a sensibilidade dos UBNT (Rocket e cia), é -79dBm em MCS13.
    Em 30Km precisa mais de 25dBm de margem (Com 25dBm de margem até em 25Km não dá CCQ excelente), digamos 27dBm de margem.
    -79 + 27 = -52dBm
    Até tem -52dBm, mas isso é sinal "na mosca", sem margem/variação. E... tem -52dBm com o rádio emitindo em MCS12, se mudar pra MCS13 talvez eles reduzam a potência em 1 ou 2dBm, aí o sinal cai 1 ou 2dBm e fica abaixo do mínimo.

Se é antena de 33dBi mesmo, da Algcom é 33,5dBm mas isso é o ganho lá pelos 5,7GHz, deve ter pelo menos 1dBm a menos tão longe da frequencia nominal, mas tá, digamos que tem 33dBi.
    Rádio a 23dBm em MCS13, antena de 33dBi, dá 56dBm EIRP
    56 - 137 = -81dBm no ar.
    Sendo a outra antena uma de 33dBi de ganho, -81 + 33 = -48dBm

Te recomendaria tentar isso, fixar a potência em 23dBm pra ver se o sinal real (RX no chain0 e chain1) chega em -48dBm, se chegar, o MCS13 teria que dar CCQ excelente.

Mas... essas sensibilidades no datasheet são pra 20MHz, pode ver que a diferença de sinal em HT40-4 (MCS12 a 40MHz) e HT20-4 (MCS12 a 20MHz) é de uns 2 a 4dBm, então talvez não consiga coisa boa em MCS13 NEM com sinal tipo -48dBm.

Talvez seria o caso de tentar 30MHz, deve ter sensibilidade 1 ou 2dBm menor que em 40MHz, talvez em MCS13 a 30MHz consiga algo melhor que MCS12 a 40MHz.
    (Ou se a versão do RouterOS permitir, 50MHz em MCS12, talvez 50MHz em MCS11!)

Enfim, o sinal parece bom, mas tem aquela coisa que sempre cito, aumentando a distância a margem (Sensibilidade <> sinal) tem que aumentar, começa em 12 ou 13dBm em 1km, mas chega perto de 30dBm lá pelos 35 ou 40km de distância, se não respeitar essa margem (E a sensibilidade muda conforme a largura do canal) ocorre bem isso, o CCQ fica meio baixo, por mais que suba o datarate o limite prático (throughput) vai ser igual o do datarate onde o CCQ tinha ficado lá pelos 100%.

(Mas se subir demais o datarate começa a ter perda de ping, não sobe o throughput mas começa a ter muita perda de pacotes)

Apontar a antenas 1 ou 1,5° pro céu as vezes diminui o sinal em 1 ou 2dBm, mas diminui muito mais o reflexo e o throughput acaba é melhorando (Afinal em PTP de 1km com -52dBm de sinal pode usar MCS15, porque simplesmente não tem espaço pra ter reflexo do chão).

5. Default da 912 acho que é 27dBm

Tópicos Similares

1. Respostas: 11
    Último Post: 13-09-2016, 18:49
  2. Compartilhamento de WI-FI cada dia mais Comum.
    Por delegato no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 16-10-2013, 08:37
  3. Uma Ofensa Ao Wi-fi
    Por admskill no fórum Redes
    Respostas: 21
    Último Post: 23-02-2008, 00:00
  4. Respostas: 2
    Último Post: 12-01-2005, 22:14
  5. wi-fi torre de babel
    Por lss no fórum Redes
    Respostas: 1