Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. bom dia amigos,
    estou com uma torre em um ponto muito remoto, embora eu já tenha eletricidade nesse ponto, eu estou pensando em tira-la, pois tenho receio por algum motivo algo der errado com a fiação e colocar em risco a flora e a fauna desse lugar, a unica maneira é usar energia solar, mas não sei por onde começar...
    eu tenho nesse lugar um rádio licenciado funcionando em -48v, 5 rádio ptp funcionando em 24v e uma rb 24 portas trabalhando como Switch funcionando em 24v, resumindo:
    tenho:
    01 equipamento em -48v.
    06 equipamentos em 24v.

pensei em montar um sistema de energia solar todo em 48v, e usar um conversor para transformar a energia de 48v para 24, assim para alimentar os equipamentos em 24, assim vou trabalhar somente em DC, dispensando o uso de inversor, e ganhando autonomia.

gostaria de saber, se tem como alguém me passar um passo a passo auto explicativo se possível um desenho explicando como faço para montar esse sistema, e com lista de equipamentos necessários para o projeto, e com autonomia suficiente para funcionar pelo menos uns 10 dias quando não houver geração de energia satisfatória.

desde já agradeço aos amigos do Under.

2.    Publicidade

3. Citação Postado originalmente por rpassistencia Ver Post
    bom dia amigos,
    estou com uma torre em um ponto muito remoto, embora eu já tenha eletricidade nesse ponto, eu estou pensando em tira-la, pois tenho receio por algum motivo algo der errado com a fiação e colocar em risco a flora e a fauna desse lugar, a unica maneira é usar energia solar, mas não sei por onde começar...
    eu tenho nesse lugar um rádio licenciado funcionando em -48v, 5 rádio ptp funcionando em 24v e uma rb 24 portas trabalhando como Switch funcionando em 24v, resumindo:
    tenho:
    01 equipamento em -48v.
    06 equipamentos em 24v.

pensei em montar um sistema de energia solar todo em 48v, e usar um conversor para transformar a energia de 48v para 24, assim para alimentar os equipamentos em 24, assim vou trabalhar somente em DC, dispensando o uso de inversor, e ganhando autonomia.

gostaria de saber, se tem como alguém me passar um passo a passo auto explicativo se possível um desenho explicando como faço para montar esse sistema, e com lista de equipamentos necessários para o projeto, e com autonomia suficiente para funcionar pelo menos uns 10 dias quando não houver geração de energia satisfatória.

desde já agradeço aos amigos do Under.

Olá, em relação ao controlador de carga, para uma tensão de 48V eu achei ele meio caro em relação aos normais de 24V. Vou dar minha opinião em relação ao não uso de um conversor para 24V nas baterias. A diferença de potencial (Vcc) entre as 4 baterias é de 48V certo? então use apenas duas baterias em série (da serie de 4 baterias) para somar 24Vcc e alimentar os equipamentos que precisam dessa tensão.

Em relação ao painel solar posso afirmar que é a melhor solução, tenho na empresa que trabalho há quase 1 ano sem nenhum problema. Em relação a autonomia para 10 dias, ache potência de cada equipamento e de acordo com a tensão que ele está alimentado você consegue descobrir a corrente por hora( potencia/tensão = Corrente), por exemplo, com um consumo de 3 amperes hora, você precisa de aproximadamente 700A para 10 dias de autonomia. Carga pra caramba! Mas com o painel solar, qualquer claridade que houver, já existe a geração de energia.

4. obrigado pela orientação amigo... por acaso vc teria um desenho para ilustrar essas ligações?... desde já agradeço.

5. Cara minha experiencia pois tenho um cenário praticamente igual.
    Em meu caso, tenho um enlace licenciado Ericison -48volts, esse funciona com 4 paineis em série 12v somando os 48volts. Cada paienl com 150W.
    E para meus equipamentos em 24v, uso dois paineis em série cada um também de 12 volts e 150w.
    Uma dica, use dois bancos de baterias, um para o equipamento de 48volts e duas baterias para os equipamentos de 24volts. Isso porque vc terá perda de energia se for usar conversor de 48 para 24 volts. E como sabe em energia solar não se pode desperdiçar pensando justamente em dias sem sol, boa sorte.
    Desenho cara não tem erro, é bem tranquilo de fazer...

6. Têm um fabricante ou mais que produz ou produzia essas fontes. Nas centrais das grandes teles, todo o sistema é alimentado por -48 volts, o que para nós mortais é 127 ou 230 para eles é -48. Para determinados equipamentos, exige-se um inversor chaveado que converte para 5, 12, 24, ou 48 volts. Para 12 volts a Stein telecom fabrica, mas com certeza têm outros fabricantes.

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L