Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá, sou novo no fórum e esse é meu primeiro tópico. Ultimamente tenho lido muito sobre redes wireless e venho sempre aqui pra tirar muitas dúvidas, mas já fiz besteira em montar um provedor sem pesquisa antes e queria a opinião de profissionais dessa vez rs.

Já vi alguns topicos relacionados aqui mas todos de 2012.

- Em 2016 vale a pena comprar uma Omni AMO-5G10 + um Rocket M5 para servir uns 20 clientes em meu bairro? Levando em consideração que hoje tá custando em torno de 1.350,00 o kit.
    - O Rocket M5 tem configuração de limitar a banda para os clientes, ou preciso de um rádio para isso?
    - Qual a altura ideal para instalar essa antena, tenho um cliente a 110m? no datasheet da Ubiquiti informando "Elevation Beamwidth 12° e Electrical Downtilt 4°". O que isso significa?

Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Captura de Tela (30).png
Visualizações:	73
Tamanho: 	129,0 KB
ID:      	62784

Desde já agradeço.

OBS: Tem uns 3 provedores aqui na região operado em 5Ghz, cada torre com 4 paines setoriais.
    Última edição por dyjeyms; 14-02-2016 às 23:28. Razão: Inclusão do valor do kit Omni+Rocket

2. Quanto a viabilidade eu não comento, mas se não for usar AirMax use um Basebox5 que creio que estará melhor servido para o cenário. Se puder usar Lite5 nos clientes, melhor ainda.

3. qfqsw, quais as principais vantagens do basebox5 para o rocket m5?
    Vi que a Basebox é gigabite e tem mais memória flash, o rocket tem mais sdram e menos flash e é apenas megabite. Mas o rocket trabalha em maiores temperaturas. Quanto ao custo, não vi tanta diferença, eu iria usar o airmax, embora a mikrotik tbm tenha uma tecnologia parecida certo?

Minha maior dúvida é a questão da antena omni e a altura ideal para "Elevation Beamwidth 12° e Electrical Downtilt 4°"

4. Bem, se pretende usar o AirMax então descarte Basebox5 e continue com seu projeto.

EU prefiro a linha Mikrotik por alguns motivos que são, maior flexibilidade de configuração, custo da CPE que será usada no cliente que é MIMO sendo menor que uma UBNT mais em conta que é SISO, protocolo Nv2, menor índice de queima por descargas eletricas e mais alguns. Mas isso tudo é aqui no meu cenário e para meu gosto pessoal. Muitos concordarão, outros discordarão.

Quanto a omni, não tenho experiência com ela então não dou opinião.

Abraço.

5. Ah massa, vou esperar só alguém comentar sobre a antena e torre. Obrigado "gfqsw".

Abraço

Tópicos Similares

1. Respostas: 20
    Último Post: 24-09-2011, 10:31
  2. Respostas: 0
    Último Post: 24-09-2010, 06:17
  3. Vale a pena investir em SCSI
    Por Josue Guedes no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 11
    Último Post: 04-04-2009, 19:54
  4. [Discussão] Qual modem comprar hoje em dia? "2009"
    Por Roxton no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 3
    Último Post: 13-03-2009, 01:56
  5. MOVIDO: Quanto ta custando os serviços hoje em dia?
    Por Duca no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 20-06-2006, 17:25

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L