Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. https://under-linux.org/image/jpeg;b...QY4D0Yb/w49P/ZOla pessoal hj encontrei esta marca de cabo Fortrek gostaria de saber se alguem utiliza ou ja utilizou, o preço esta barato mas gostaria de saber se e bom para instalacoes, se resiste ao tempo olha o link do ML http://produto.mercadolivre.com.br/M...5m-fortrek-_JM

  2. Até onde sei é cabo para instalações internas, Pelo preço provavelmente com condutores de alumínio e talvez banhados com cobre.
    Eu não usaria para instalações externas devido a capa mais frágil.



  3. Ele é mais barato não pelo cobre (Que não faz diferença em AC, a onda não vai pela alma de cobre do cabo, ela percorre a borda, por isso até Cisco tem cabo CCA (Com alumínio), mas porque usa fio 25AWG, que é mais fino que o padrão, que é 24 AWG.

    (Um vendedor diz que é 24AWG (0,5mm), outro que é 25AWG (0,45mm), não sei se tem mesmo dos 2, esse do anúncio disse numa resposta 24 e noutra 25AWG, mas deu até o diametro certo então não foi erro de digitação, provavelmente leu a ficha técnica de uma caixa diferente a cada resposta, deve ter pego um lote barato com umas caixas de 25AWG no meio por isso está barato)


    Cabo de puro cobre só faz diferença pra POE. Pra dados ethernet em alta frequência a onda vai correndo por fora:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         field-pattern-of-parallel-wires.jpg
Visualizações:	58
Tamanho: 	17,5 KB
ID:      	62816


    O fato da alma ser de cobre ou alumínio muda a velocidade de propagação porque no meio do condutor, dependendo do diâmetro e frequência, tem uns campos parasitas, as correntes de Eddy. O padrão 802.3 da IEEE diz pra usar 24AWG com cobre ou CCA porque na frequência das portadoras do padrão esse diâmetro terá menos correntes de Eddy, a velocidade de propagação final muda pouco com cobre ou CCA nesse uso (95 a 105m, limite de TEMPO, não é problema de atenuar sinal)
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         SkinEffect.png
Visualizações:	271
Tamanho: 	12,4 KB
ID:      	62817


    A Cisco, HP, Linksys, Arruba, e sei lá mais quantas empresas grandes do ramo, usam ou usaram cabos CCA (Com alumínio) nos produtos.

    A questão não é ter cobre, tem que ver se o diametro é perene, que tipo de cobre e pureza de alumínio (Se for CCA), numero de trançagens no par (5 giros por metro é muito pior que 30 ou 40). Esse tipo de cuidado um cabo barato nunca terá, pode dizer que usa puro cobre e não funcionar nem com 95m, a culpa será de trançagem ruim, de sujeira no cobre, de setores com espessura pequena, esse tipo de coisa que faz a onda percorrendo o cabo ter umas correntes de Eddy no meio do condutor.
    (E alumínio é MENOS afetado por isso (por isso não tem nucleo de transformador com alumínio), CCA com alumínio no centro e cobre na borba nasceu então não como economia, mas como solução pro problema das correntes de Eddy no meio, quem dá qualidade ruim pra cabo não é o alumínio mas a má qualidade da produção do cabo CCA, e quem faz um cabo CCA ruim vai fazer um cabo de cobre ruim)

    Ter cabo de R$ 160 com puro cobre, e qualidade ruim, isso tem. A Mymax tem modelo com escrito CCA no fim, é CCA (Cobre e alumínio), mas o modelo sem CCA é cobre puro (Pega solda lindo, então tem pureza boa), mas com 90m a porcaria nem sempre detecta rede, o alcance acaba sendo o mesmo que o modelo CCA. A diferença do cobre só surge no POE, a queda de tensão no cobre puro será muito menor que o alumínio com cladeamento em cobre.

  4. Ótima aula Ruben. parabéns.



  5. Ruben, essa questão de cabo bem como material empregado é complicado ou esquisito. Na minha rede, que é só um roteador multi-uso da 3Com e um roteador multilaser em bridge usava aqueles rabichos de rede usava 4, substitui 3 por conta da estrutura(mudança de local). Aumentou a estabilidade, com essa leitura, vou trocar esse outro que é ligado do PoE para multilaser.






Tópicos Similares

  1. Aterramento para cabo de rede RJ 45.
    Por josevivasn no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 31-01-2016, 20:37
  2. Antena x rj 45? [ dúvida ]
    Por tiagoestevao no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 31-08-2015, 01:01
  3. Placa PCI com 4 saidas RJ-45
    Por portalink no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 03-04-2009, 11:00
  4. Cabos de rede
    Por guardian_metal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 21-10-2003, 13:25
  5. Adaptador Cabo Coaxial -> RJ 45 HUB
    Por rafaelpazcolles no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 03-02-2003, 18:17

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L