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  1. Bom dia, gostaria de saber como faço para identificar rota presa no mikrotik? como BGP!
    Tive um problema com minha operadora, ele me informou que poderia ser rota presa, gostaria de saber, como faço para identificar!
    Agradeço a ajuda de todos...
    Tenham um bom dia!
    Última edição por JeffersonSato; 29-02-2016 às 09:28.

  2. Boa tarde @JeffersonSato!

    "Rota presa" é algo que basicamente não é possível de ocorrer e o termo do ponto de vista técnico é incoerente com as possíveis possibilidade de ocorrência de problemas com as rotas presentes na RIB e FIB dos processos BGP.

    O que por ventura pode ter ocorrido é:

    1) Você(lado da rede do seu provedor) ter se esquecido de ativar os recursos de soft-reconfiguration inbound nas sessões BGP com seu provedor de upstream. Fazendo assim que seja necessário desativar e reativar as sessões BGP com seu UPSTREAM para que as novas políticas de tráfego e parâmetros BGP retidas por filtros de access-list, prefix-list, route-maps, communities e confederations sejam recebidos, atualizados e instalados corretamente as respectivas rotas associadas a esses na RIB/FIB.

    No Mikrotik para reiniciar uma sessão BGP sem derrubar o tráfego basta:

    a) Utilizar nos filtros "action=reject" ao invés de "action="discard";
    b) Reiniciar a sessão com "routing bgp peer refresh"
    c) Porém para que seja possível ter sucesso com procedimento acima é necessário que seu equipamento e do seu provedor tenha suporte a feature "route refresh capability" que pode ser consultado com "/routing bgp peer print status";

    Caso contrário será necessário derrubar as sessões BGP, verificar se seus filtros por acaso não estão bloqueando essa rota atualizada ou seus parâmetros e depois reativar a sessão:

    a)routing bgp peer set peer1 disable=yes
    b)routing bgp peer set peer1 disable=no

    Para consultar a situação e status de de uma rota(se está ativa/desativada "presa"):

    a) /ip route print detail where bgp-as-path ~ "30621\$";(troque 30621 pelo AS-PATH da rota que deseja consultar)

    b)
    /ip route print where dst-address = 193.23.33.0/24 (troque 193.23.33.0/24 pelo CIDR da rota que deseja consultar)

    c)
    ip route print where received-from=peer_name (troque peer_name pelo seu peer)


    Acredito que com isso consiga identificar o problema e resolve-lo.

    Att

    Rafael Themístocles
    [Consultor em Redes e Telecomunicações/NGN Network Project Engineer]
    http://www.telmetrics.com.br
    E-mail: rafael_themistocles@telmetrics.com.br
    rafaelthemistocles@gmail.com
    Skype: rafaelthemistocles

    Whatsapp: (11)9-5962-2128



  3. Verifique se sua RB tem badblock caso tenha substitua.

    Enviado via SM-G925I usando UnderLinux App






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