Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Estou melhorando todo o meu aterramento da rede elétrica ( colocando mais hastes pra diminuir a resistência)

E também colocando protetor de surto da ubiquti em todos os rádios,

os protetores tem que ser aterrado como manda o manual, só que me surgiu uma duvida,

devo aterrar o protetor de surto no mesmo aterramento da rede elétrica ou e melhor fazer um separado só para os protetores ?

alguma opinião ?

2. Eu acho que pode ser na rede elétrica - eles só servem para ESD e outros surtos da energia na verdade, então o aterramento da rede elétrica vai funcionar. Se for na torre, voce pode conectar eles na torre mesmo, e usar o aterramento da torre também.

3. Aterrar a rede elétrica sem ter o conhecimento não é uma boa idéia por que pode aconteder no caso de uma manutenção na rede da concessionária inverter os fios. Pronto pode por o fogo no imóvel, a menos que tenha conhecimento profundo na área. Aconteceu comigo uns 15 anos atrás, quase me renderia uma boa multa.
    É importante aterrar o seu imóvel, tendo o fio terra em tomadas mas no ponto adequado das tomadas, aterrar os racks, mastro ou torre, etc. No meio urbano, pelo menos aqui na região que o solo é arenoso, eu aconselho que a qualidade seja inferior à rede da concessionária(CEMIG); " um veículo derrubar o poste" além de conforme a classificação ou tipo de instalação do quadro de medidor precisar de 3 hastes de aterramento com duas caixas de inspeção( LINHA e ATERRAMENTO) ou serviços; acredito que essa prática é adotada pelas outras concessionárias

4. ok, o aterramento esta ok, medido no terrometro e tudo esta 100% so quero saber se posso ou nao colocar o aterramento dos protetor no mesmo aterramento, ou seja um aterramento pra tudo.

5. Sim, pode ser um mesmo aterramento pra tudo (Protetor RJ11, protetor RJ45, aterramento de nobreak AC, aterramento de TV, de parabólica, de desktop, de rack...).

Menos para-raios, pra para-raios precisa aterramento de verdade, coisa cara e bem feita, geralmente com 10x mais material que um aterramento comum.

Não adianta colocar o aterramento da rede elétrica aqui, e o aterramento dos protetores de surto ali a 5m de distância, a resistência do solo faz o que incidir em um aterramento chegar no outro igual, ou seja, teria que distanciar em centenas de metros pra ficar efetivamente separados, 2 aterramentos a poucos metros entre si estão na prática unidos (Pelo solo).

Tópicos Similares

1. Dúvida sobre equipamentos em enlace de 2 KM.
    Por skaphynton no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 26-05-2011, 22:50
  2. Dúvida sobre o melhor balanceador de links
    Por netuai no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 09-08-2009, 16:55
  3. Dúvidas sobre administrar uma empresa de desenvolvimento .
    Por FEenuX no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 1
    Último Post: 25-03-2009, 07:26
  4. dúvida sobre segurança em porta de ftp
    Por Dedao no fórum Segurança
    Respostas: 6
    Último Post: 06-05-2008, 12:15
  5. dúvida sobre distro para servidor de arquivos
    Por Andrex no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 21-08-2006, 13:49

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L