Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Olá pessoal,

    Quero colocar internet no meu rancho, no interior de MG e estou com uma dúvida quanto a legalidade do que quero fazer.
    Pensei em subir uma torre em um lote na cidade mais próxima (Indianópolis, MG) e enviar o sinal de uma ADSL 10Mbps até o rancho via rádio. Dei uma olhada no airlink.ubnt.com e a distância é de 3.99km com visada usando torres de 15m em ambos os locais, sei que é muito mas planejo usar PowerBeam M5 300 ISO em ambos os pontos, faça chuva ou faça sol, eu quero 10mbps chegando no rancho.

    Preciso de ajuda quanto a questão legal desse link... Nesse lote não tem casa, só teria a torre que enviaria o link ADSL para o rancho, onde o mesmo seria usado somente para uso pessoal. Isso é legal? Lembrando que no rancho não chega linha telefonica/internet.
    Quanto ao transporte, sei que existem algumas regras de frequência e potência de sinal, qual frequência e potência a ANATEL autoriza pra esse tipo de transporte? Preciso de alguma licença pra uma coisa tão simples?

    Desde já agradeço a ajuda de todos.

  2. Se forem usados equipamentos de radiação restrita (2.4 GHz ou 5.8 GHz) não há impedimento legal. A potência é de até 30dBm E.I.R.P... Powerbeam M5 300 ou M5 400 sao indicadas, pois atendem tanto sua necessidade quanto os requisitos legais. Tem que se fazer um site survey para não transmitir em uma frequencia já utilizada e também para escolha do melhor canal de frequencia.

    Há de se ver quanto a erguer essa torre na cidade, quanto a prefeitura, Crea, meio ambiente etc.... Cada muinicípio tem legislacao especifica quanto a edificacoes. Uma torre, ainda que de pequeno porte nao deixa de ser uma obra de engenharia. Eu mesmo já tomei uma bomba de uma prefeitura do interior por erguer uma torre estaiada de 25 mts sem alvará. É claro que por trás desse alvará tinha taxas, uma licença ambiental, uma planta e a assinatura de um engenheiro (ART). Ja montei torres em zona rural que nem mosquito veio pra ver o que era. Tudo vai do lugar.

    Boa sorte!



  3. Prefeitura que não exigir, vem o CREA e pronto. Em cidades pequenas costumam pedir um ou mais engenheiros específicos e aqui eles não veem com bons olhos engenheiros de outras cidades mesmo que seja do mesmo estado. Embora não haja impedimento legal, podendo é bom fazer a licença mas acho que não vão autorizar mais que 1Mbps, uma vez que por norma internet rural é de 300KBps e se o sinal de celular chegar aí, dificilmente ão de liberar.

  4. Se não me engano em Indianópolis MG tem a indNet,não conheço o serviço deles mas talvez seja mais viável que instalar ads , torres etc.

    http://www.indnet.com.br/



  5. Citação Postado originalmente por Nilton Nakao Ver Post
    Embora não haja impedimento legal, podendo é bom fazer a licença mas acho que não vão autorizar mais que 1Mbps, uma vez que por norma internet rural é de 300KBps e se o sinal de celular chegar aí, dificilmente ão de liberar.
    Amigo... De onde vc tirou essa limitação???? E o que tem a ver o sinal de celular com um Limitado Privado????
    A regra é a resolução n. 506 de 2008 e 617 de 2013 da Anatel, para a transmissão e uso de radiofrequência e mais nada... Se enquadrou fechou... Nunca vi limitação de banda....

    A intenção é fazer um PTP entre a casa e o sítio do autor... Se ele quiser transmitir videos em HD das vaquinhas em 1Gbps... Ninguém pode limitar o PTP dele não!!!!


    Quanto a torre é legislação municipal + Crea do estado. Se a lei municipal falar que não precisa de licença a torre (edificação até X metros) é só erguer e já era....






Tópicos Similares

  1. Respostas: 3
    Último Post: 10-01-2014, 11:02
  2. PTP para Uso Particular Precisa de Licença?
    Por biohazzard no fórum Redes
    Respostas: 14
    Último Post: 25-01-2012, 23:03
  3. Montar ptp de 23km Cidade/Zona Rural
    Por kylua no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 03-01-2012, 16:37
  4. Respostas: 2
    Último Post: 28-03-2003, 13:37
  5. histórico de uso da cpu
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 12-12-2002, 15:36

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L