+ Responder ao Tópico

1. Olá, pessoal, sou novo na área de provedores e gostaria que me ajudassem com algumas dúvidas...

Tenho um provedor wireless 5.8 com 7 clientes no momento e estou com a idéia de fazer cabeamento em uma área ainda nao explorada por nenhum provedor ou empresa telefonica.

Sendo que, do ponto A (onde está a internet) para o ponto B (onde será o provedor) tem 2,5 KM em linha reta e com visada, onde disponho de link da NET de 100 MB.

A questão é:

* Qual o melhor, trazer o link do ponto A para o ponto B, por meio de fibra(poste-poste) e UTP (poste-clientes) ((por meio das PACPON Hibridas com Fibra e UTP)) e vendendo no meio do caminho ou fazer PTP 5.8?

* Depois do link está no provedor, qual a melhor maneira de vender aos clientes (cabeamento UTP ou Wireless)

* E quais equipamentos e marcas devo utilizar.

////////////////////////////////////////////////////////

Sem falar, que na cidade onde resido, nao achei nenhuma empresa que faça cabeamento em fibra otica e fiquei na dúvida (perdoe-me pela ignorância), mas, eu puxando fibra de 100 em 100 metros com cabo drop, direto para a pacpon para sair em RJ45, eu posso fazer as duas ponteiras (com aqueles kit que vendem, com clivador e outras coisas) sem precisar de maquina de fusão (o item mais caro da fibra), e caso venha acontecer algum rompimento eu fazer a troca dos 100 metros de cabo ao inves de fazer emenda??? Porque o metro de cabo drop ta por volta de 1,00 e ouvi dizer que um tecnico de telecomunicações na cidade (o qual nunca achei) cobraria uma base de 2.500 para fazer uma unica emenda na fibra.

2. Ola, essa ideia de cascatear usando fibra eh interresante se vc nao puder investir numa olt agora. A volt tem uma ótima opçao que eh hibrida de fibra e cabeamento metálico e usa as olts da parks.