Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite galera,

Preciso fechar um PTP de 19Km onde será usado apenas como intranet entre 2 empresas.
    A visada é limpa entre os pontos.
    A questão é: Consigo passar 100Mb FULL com Rocket Dish 5GHz 34dBi ?

Vlw.

2. Até com 2 antenas de 30dBi você chega fácil num sinal perto dos -50dBm, que passa 100Mbps full.

Mas... 100Mbps é o limite da porta ethernet do Rocket M5, te recomendo um rádio com porta gigabit, tipo a RB912 (Basebox5).

Usando 2 antenas de 30dBi, e rádio a 20dBm, o sinal vai ficar nuns -53dBm nessa distância.
    Usando 2 antenas de 34dBi, e radio a 20dBm, o sinal vai ficar nuns -45dBm nessa distância. Dá até pra usar AC. Com esse sinal e RB912 já medi 140M full em PTP curto, MCS15 a 40MHz.

E dá pra usar PowerBeam M5 620, tudo integrado, antena de 29dBi, com rádio a 20dBm teria sinal em -55dBm, que dá pra usar MCS15 a 30MHz de largura, deve passar pouco mais de 100Mbps full.

Se o preço for o mesmo, eu evitaria solução integrada, se queimar o rádio ligado num RocketDish ou numa Algcom 29dBi você troca só o rádio. Se queimar o chipset de uma PowerBeam, tem que comprar outra inteira ou esperar semanas pelos reparo.

E as vezes é melhor gastar em radome shield ao invés de gastar em antena de maior ganho. Teria que ver se tem uns 200 ou 300% da zona de Fresnel limpos, se não tiver, um radome shield ajuda mais que 3dBi a mais de ganho de antena.

Eu preferiria uma Algcom 29dBi com radome shield (E não radome comum) ao invés de um disco 34dBi sem radome shield. O resto da responsabilidade é com o rádio, um Rocket M5 velho (XW) terá sinal suficiente pra muita coisa, mas nunca vi eles passando de uns 80Mbps full (95-99Mbps half sim, mas full não).

Pra mim a única vantagem de Rocket Titanium e PowerBeam é operar com canal de 30MHz, coisa que as RB's 912, 921 e 922 não fazem (Neles é 20 ou 40. Ter uma faixa livre de 20-30MHz é comum, mas uma de 40 está ficando mais raro. Não conte com o uso de 40MHz sem escanear seu espectro, você pode se impressionar com uso na vizinhança. Pra isso o radome shield ajuda muito, blinda sinais dos lóbulos secundários que chegariam meio altos, atrapalhando processamento).

3. Cada post uma aula !
    To sempre aprendendo com você !!
    Parabéns e continue sempre assim.

Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Até com 2 antenas de 30dBi você chega fácil num sinal perto dos -50dBm, que passa 100Mbps full.

Mas... 100Mbps é o limite da porta ethernet do Rocket M5, te recomendo um rádio com porta gigabit, tipo a RB912 (Basebox5).

Usando 2 antenas de 30dBi, e rádio a 20dBm, o sinal vai ficar nuns -53dBm nessa distância.
    Usando 2 antenas de 34dBi, e radio a 20dBm, o sinal vai ficar nuns -45dBm nessa distância. Dá até pra usar AC. Com esse sinal e RB912 já medi 140M full em PTP curto, MCS15 a 40MHz.

E dá pra usar PowerBeam M5 620, tudo integrado, antena de 29dBi, com rádio a 20dBm teria sinal em -55dBm, que dá pra usar MCS15 a 30MHz de largura, deve passar pouco mais de 100Mbps full.

Se o preço for o mesmo, eu evitaria solução integrada, se queimar o rádio ligado num RocketDish ou numa Algcom 29dBi você troca só o rádio. Se queimar o chipset de uma PowerBeam, tem que comprar outra inteira ou esperar semanas pelos reparo.

E as vezes é melhor gastar em radome shield ao invés de gastar em antena de maior ganho. Teria que ver se tem uns 200 ou 300% da zona de Fresnel limpos, se não tiver, um radome shield ajuda mais que 3dBi a mais de ganho de antena.

Eu preferiria uma Algcom 29dBi com radome shield (E não radome comum) ao invés de um disco 34dBi sem radome shield. O resto da responsabilidade é com o rádio, um Rocket M5 velho (XW) terá sinal suficiente pra muita coisa, mas nunca vi eles passando de uns 80Mbps full (95-99Mbps half sim, mas full não).

Pra mim a única vantagem de Rocket Titanium e PowerBeam é operar com canal de 30MHz, coisa que as RB's 912, 921 e 922 não fazem (Neles é 20 ou 40. Ter uma faixa livre de 20-30MHz é comum, mas uma de 40 está ficando mais raro. Não conte com o uso de 40MHz sem escanear seu espectro, você pode se impressionar com uso na vizinhança. Pra isso o radome shield ajuda muito, blinda sinais dos lóbulos secundários que chegariam meio altos, atrapalhando processamento).

4. O que gosto nas explicações do Rubem é a clareza....verdade que nem sempre é simples... mas sempre é claro. Muito didático....
    Uma hora dessas @rubem você poderia postar uma tabela para o pessoal ver esta questão de previsão de sinal em relação a distância.... sei que deve ter na net, mas como sempre, vai facilitar para o pessoal.

Outra coisa que gosto é a diferenciação entre rádio e antena.... que o Rubem sempre faz. Fico meio preocupado com a tendência de comentarem sobre "configurar minha antena". Antena é elemento passivo e como tal não tem configuração...

5. Bom dia,

A visada é em campo aberto (área rural).
    O cliente tem os rádios da RAD, os Airmux-400, não compraram licença, é apenas 5Ghz.

Esse é o modelo:

400 200 Mbps + 16 E1s/T1s 2.3-2.4, 2.5-2.7, 3.3-3.8, 4.3-5.0, 4.9-6.0, 5.7-6.4
    http://www.rad.com/10/Point-to-Point...-Radios/6528/#

Att,

Tópicos Similares

1. Rede Ponto a Ponto
    Por Sukkubus no fórum UnderLinux
    Respostas: 3
    Último Post: 13-08-2004, 11:03
  2. URGENTE!!!! Problemas com ponto a ponto
    Por fabiocatelani no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 11-05-2004, 19:03
  3. Rede ponto a ponto ad-hoc wireless problema na rota de retor