Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Senhores, DSLAM é um tanto quanto obscuro, gostaria de solicitar aos que ja trabalham com essa tecnologia qual é o melhor caminho para iniciar hoje. Qual equipamento permite começar com poucas portas e expandir conforme a necessidade e que estas expansões sejam de fácil acesso no mercado brasileiro. A ideia é atender cliente com banda de 5mb em um condominio horizontal, distancia máximo de 1500 metros do dg

  2. Também notei isso. Com a maior divulgação da fibra parece que a solução ficou meio que esquecida.
    Mas pelo que andei lendo ela tem suas indicações. E não depende de captação de energia pelo caminho como no caso de cabeamento UTP.
    Então poderia se considerar uma solução intermediária entre fibra e utp.
    O custo de um DSLAN é semelhante ao custo de uma OLT. Só que a OLT de uma porta pode abrigar muito mais conexões.

    É um caso a pensar. E principalmente no seu caso de condomínio.

    Os custos de instalação caem bastante na medida que usaria cabo FE e um modem no cliente.
    Se perder sinal com a distância pode-se pensar em um armário repetidor pelo caminho.
    Estou curioso sobre relatos positivos e negativos da tecnologia por quem usa ou usou.



  3. Bom dia senhores, nossa empresa desenvolveu dois projetos de ADSL2+ para um cliente, ambos outdoor, ele ficou muito satisfeito e hoje ele esta expandindo a rede dele. A Solução é hibrida com fibra e ADSL com distância média de 150 mts entre o DSLAM e o cliente, o que possibilita atingir o máximo da tecnologia, que se comparada a GEPON em determinadas situações é até melhor. Menor custo de instalação, mais facilidade de instalação e com previsão de tecnologias com velocidades similares a Fibra, já existem estudos de equipamentos em cabo telefônico que atinja até 10 Gbps. Creio que ainda é uma boa opção para vários tipos de cenários.

  4. Essa tecnologia vai compensar para o uso de provedor em condomínio aonde já exista um cabeamento nos blocos e aps, cabeamento para possível uso telefonico ou mesmo de interfone. Não vislumbro vantagem em cabear rua para adsl, o cabeamento é caro, a operadora já usa por causa da telefonia fixa. É importante frisar que muitos dslam atualmente suportam placas vdsl2, que teria capacidade de fornecimento banda bem maior nos clientes. Com a grande demanda por fibra e tecnologia gpon, bem que a tecnologia adsl2+ ou vdsl, no caso dos dslam poderiam dar uma baixada no preço, porém esse mercado não é bem explorado, tem poucos fabricantes, resultado preço nas alturas ainda. Pela banda que o pessoal vende na fibra (ainda pequena), o vdsl2 tira de letra e ainda com custo por cliente bem mais barato, pelo menos em condomínio compensaria muito mais do que fibra, pela vantagem de não precisar cabear, usando fiação existente, e pelo custo do modem que é bem inferior do que uma ONU. Onde demanda por velocidade não é muito grande, pouco mais que alguns megas, da para fazer até um esquema híbrido com vdsl e cabo... (uma caixa com um modem vdsl e um switch e distribuindo pros clientes planos de até 5mbs ou 10mbs, assim usaria menos pares metálicos, e um dslam com menos portas daria conta de bem mais clientes, e um modem bridge para uns 10 assinantes, tipo o esquema do pacpon, com alimentação reversa.



  5. Tbm tenho interesse, visto que fibra eu vejo como grande vilao o custo de ativaçao do cliente.






Tópicos Similares

  1. Dicas para iniciar na área de redes
    Por ricardovalerio no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 7
    Último Post: 13-08-2009, 12:40
  2. Criar "executavel" e colocar para iniciar no boot
    Por Hilander no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 26-09-2004, 08:52
  3. Criando link simbólico para iniciar vsftpd no init.d
    Por rfdasilva1 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 08-10-2003, 10:23
  4. Inicializacao e colocar o PHP para rodar no APACHE
    Por mmoura no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 26-07-2003, 16:52
  5. Front - end para Apache no CL9
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 28-05-2003, 10:04

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L