+ Responder ao Tópico



  1. pessoal, na minha aplicação a melhore opção seria uma omnidirecional, eu quero uma 5.8 original, e não aquelas fundo de quintal, e outra pergunta, posso usar omnidirecional 2.4 com radio 5.8 ?. se vocês poderem me dar algumas dicas de marcas e modelos, serei grato ! obrigado pela atenção !!

  2. Omni 2,4 em rádio 5,8 e vice-versa vai dar VSWR péssimo, só serve pra conexão chulé tipo 500Kbps. É a pior gambiarra possível.

    A omni do Groove A52hpn é exceção (Funciona em 2,4 e 5,8GHz) porque ela não é uma antena colinear como os lixos caseiros que uns pilantras atrasados vendem no ML, são elementos patch tipo slot, tecnologia de hoje e não dos anos 30 tipo as omni colineares.

    Compre qualquer antena de marca de verdade, que fabrica e desenvolve as coisas, que tem CNPJ, site, dados técnicos, presença no mercado, etc, tipo Aquario, Oiwtech, L-com (Uns capiau ainda chamam de Hyperlink), TP-Link.

    Mas... já que vai usar omni, seria bom pelo menos usar omni que não seja colinear pobre e básica, tipo as omni da Ubiquiti. Mas o maior tchã delas é ser dupla-polarização, afinal com a velharia ridícula que é a polarização simples só dá pra vender muita banda se fizer a besteira de usar canal de 40MHz.

    (Que vai passar a mesma banda que um sistema de dupla polarização ocupando só 20MHz. E praticamente toda CPE moderna tem antena de dupla-polarização (Só a velharia do Airgrid ainda vive no século 20))

    Um Ubiquiti AMO 5G10 tá ótima.

    Mas... ela tem 10dBi, enquanto a Omnitik tem 7,5dBi.
    Isso é uma diferença de 2,5dBi, então vai dar uma diferença de apenas 2,5dbm no nível de sinal.

    Ou seja, se com a AMO 5G10 chegar sinal -57dbm, com a Omnitik vai chegar -60dBm.
    O que funciona com -57 que não funciona com -60dBm ???

    A Omnitik tem polarização dupla, conecta um Nanostation Loco M5 a 1 km, ou uma Nanobeam M5 400 de 25dBi a 5km e terá sinal suficiente pra MCS11 tranquilo, que com 20MHz de largura vai passar uns 25Mbps agregado.

    Se quer polarização simples (Pra viver em 2008), o Groove A52hpn será uma boa com a antena 6dBi dele porque é antena bem feita, não é colinear antigona. Se não tem rádio pra ligar e vai comprar alguma velharia tipo Bullet5, melhor pegar algo mais novo tipo o Groove A52hpn level4 que já tem uma antena de brinde (Tem vendedor que não manda a antena, compre de quem vende com a antena).

    Omni colinear de 12 ou 15dBi acho besteira, com o espectro poluído como está não adianta pagar uma fortuna por omni colinear que vai dar CCQ muito pior que outras antenas, não adianta remediar a baixa qualidade dos elementos colineares com antena de maior ganho.

    Enfim, não é questão de marca, mas de tipo. Elementos colineares como as antenas feitas em casa são de desempenho ruim mesmo, muita gente tem nojo de omni por isso, então o jeito de ter experiências boas é evitando essas velharias do século passado e usando omni tipo as AMO da Ubiquiti, a omni do Groove da MK, a anteninha da Omnitik, ou as antenas dos Ubiquiti Unifi (Não use isso em provedor! Unifi são produtos pra outros usos, não pra provedor outdoor, vai pagar mais caro por features pro mercado mobile que não ajudam nada em provedor).

    Essas omnis comuns, de marca decente mas com tecnologia antiga, tipo as omni 5,8GHz da Oiwtech, Aquario, L-com e TP-Link, eu não arriscaria vender mais que 1 ou 2Mbps e pra uns 15 clientes no máximo, porque com polarização simples e omni colinear não tem como garantir qualidade pra mais que isso.

    Uma omni decente terá elementos modernos tipo
    https://redlibrepy.files.wordpress.c...ual-omni-3.jpg
    ou
    https://under-linux.org/attachment.p...6&d=1425219084

    Mas uma omni colinear velha é só fiozinho enrolado
    https://i.ytimg.com/vi/1HbBTY4kuEI/maxresdefault.jpg
    ou soldado intercalado
    http://wireless.gumph.org/articles/images/fig19.jpg
    formando uma antena cara e antiquada tipo
    http://www.qsl.net/yo4tnv/HamSoftwar...y_attached.jpg



  3. a melhor que utilizei aqui foi a omini da ubiquit dual com rocket m5, uso tambem omini hyperlink vertical com bullet m5. Sempre coloco baixa potencia, 100mw






Tópicos Similares

  1. Respostas: 4
    Último Post: 05-12-2010, 17:12
  2. Multifuncional no linux. Qual comprar?
    Por luisoft no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 27-03-2006, 08:12
  3. Antena Setorial. Qual comprar????
    Por camiladrc no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 17-01-2006, 11:21
  4. Cartão orinoco pcmcia, qual comprar?
    Por jvictorfc no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 18-09-2005, 21:29
  5. Placas, qual comprar ?
    Por renanmathias no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 17-07-2004, 17:26

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L